Questões sobre Diagramas de Venn (Conjuntos)

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(UFPA) Um professor de Matemática, ao lecionar Teoria dos Conjuntos em uma certa turma, realizou uma pesquisa sobre as preferências clubísticas de seus n alunos, tendo chegado ao seguinte resultado:
• 23 alunos torcem pelo Paysandu Sport Club; • 23 alunos torcem pelo Clube do Remo; • 15 alunos torcem pelo Clube de Regatas Vasco da Gama; • 6 alunos torcem pelo Paysandu e pelo Vasco; • 5 alunos torcem pelo Vasco e pelo Remo.
Se designarmos por A o conjunto dos torcedores do Paysandu, por B o conjunto dos torcedores do Remo e por C o conjunto dos torcedores do Vasco, todos da referida turma, teremos, evidentemente, A ? B = Ø. Concluímos que o número n de alunos dessa turma é

    A) 49.

    B) 50.

    C) 47.

    D) 45.

Em um levantamento de dados realizado em um conjunto de domicílios, era preciso verificar a existência de jovens (abaixo de 18 anos de idade), adultos (de 18 a 60 anos de idade) e idosos (acima de 60 anos de idade) em cada domicílio visitado. Sabe-se que:
• em 10 dos domicílios visitados, residem jovens, adultos e idosos; • em 12 dos domicílios visitados, residem jovens e adultos, mas não residem idosos; • em 9 dos domicílios visitados, residem adultos e idosos, mas não residem jovens; e • em nenhum dos domicílios visitados, residem apenas jovens e idosos, assim como em nenhum dos domicílios visitados residem apenas idosos ou apenas jovens.
Considerando-se essa situação hipotética e sabendo-se que, em qualquer dos domicílios visitados, reside, pelo menos, uma pessoa e que, no total, foram visitados 42 domicílios, é correto afirmar que,

    A) em 10 dos domicílios visitados, residem apenas adultos.

    B) em 11 dos domicílios visitados, residem apenas adultos.

    C) em 21 dos domicílios visitados, residem apenas adultos.

    D) em 31 dos domicílios visitados, residem apenas adultos.

    E) em 42 dos domicílios visitados, residem apenas adultos.

Os conjuntos numéricos classificam os números a partir de certas definições. Considerando essa informação, julgue o item.


A união entre o conjunto dos números inteiros e o conjunto dos números naturais resulta no próprio conjunto dos números inteiros.

Os conjuntos numéricos classificam os números a partir de certas definições. Considerando essa informação, julgue o item.


A interseção entre o conjunto dos números racionais e o conjunto dos números inteiros é um conjunto vazio.

Os conjuntos numéricos classificam os números a partir de certas definições. Considerando essa informação, julgue o item.


O conjunto A = {–1, 0, 3, 7, 8} não está contido no conjunto dos números racionais.

Uma palestra teve a participação de 113 professores com licenciatura. Desses professores 46 também são formados em engenharia e 53 também são formados em economia. No total, 21 professores têm apenas licenciatura. O número de professores que também são formados em economia e engenharia é

    A) 5.

    B) 6.

    C) 7.

    D) 8.

    E) 9.

Sejam duas circunferências, C1 e C2, e, respectivamente, com centros O1 e O2 e raios r1e r2. Se d é a distância entre os centros O1 e O2, podemos afirmar corretamente, com base na imagem a seguir, que

    A) d = r1 + r2

    B) d = r1 ? r2

    C) d > r1 + r2

    D) d < r1 ? r2

Analisando o diagrama abaixo, pelo posicionamento dos elementos 1 e 2 podemos afirmar que eles formam o conjunto:

    A) Universo de A.

    B) Conjunção de A com B.

    C) Universo de B.

    D) Interseção de A com B.

    E) União de A com B.

Se X e Y são conjuntos, X é subconjunto próprio de Y se cada elemento de X está em Y, mas existe pelo menos um elemento de Y que não está em X, ou seja, X ? Y ? X ? Y e X = Y. Diante disso, assinale o item com a quantidade de subconjuntos próprios do conjunto k = {x/ x ? ?; -13 < 6x – 1 < 17}.

    A) 13

    B) 14

    C) 15

    D) 16

Analisando o diagrama abaixo, pelo posicionamento dos elementos 1 e 2 podemos afirmar que eles formam o conjunto:

    A) Conjunção de A com B.

    B) Universo de B.

    C) União de A com B.

    D) Universo de A.

    E) Interseção de A com B.

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