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Raciocínio lógico - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em uma ilha, as pessoas são divididas em dois clãs. O clã dos cavaleiros que só falam a verdade e o clã dos cafajestes que só falam mentiras (enunciados falsos). Nessas condições, assinale a alternativa que apresenta corretamente o enunciado que nenhum habitante da ilha pode proferir.
A lua é feita de queijo suíço.
Está nevando e não está nevando.
Eu sou cafajeste.
Dois mais dois é igual a quatro.
Os cavaleiros só falam falsidades.
Raciocínio lógico - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Lúcia faz fisioterapia há meses. Seu médico suspendeu o tratamento por 120 dias a contar de hoje, que é quinta-feira. Se Lúcia seguir as orientações corretamente, ela deverá voltar a fazer fisioterapia em uma
segunda-feira.
terça-feira.
quarta-feira.
quinta-feira.
sexta-feira.
Raciocínio lógico - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a asserção que indica a conclusão do seguinte argumento:
Considerando que o estudo é muito importante na vida das pessoas, segue-se que alunos não deveriam passar de ano sem estudar, visto que a passagem de ano é um desafio e desafios não devem ser evitados.
A passagem de ano é um desafio.
Alunos não deveriam passar de ano sem estudar.
O estudo é muito importante na vida das pessoas.
Estudar é bom para todos.
Desafios não devem ser evitados.
Paulo, Tiago e João, auditores do trabalho, nasceram, um deles em Brasília, o outro, em Goiânia e o terceiro, em Curitiba. Suas idades são 25, 27 e 28 anos. Sabe-se que João não nasceu em Brasília e não tem 25 anos; que o auditor que nasceu em Goiânia tem 28 anos; que Paulo não nasceu em Curitiba nem tem 25 anos; e que Tiago nasceu na região Centro-Oeste.
Com base nessas informações, julgue os seguintes itens.
O auditor que nasceu em Curitiba tem 25 anos.
Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeiras por consequência das premissas. Considere as seguintes premissas:
< Algumas auditorias cometem erros.
< Existem erros aceitáveis e outros, não aceitáveis.
< Não é aceitável um erro que cause prejuízo aos cofres públicos.
Com base nessas premissas, julgue os itens subsequentes, relativos a argumento lógico válido.
O argumento constituído das premissas acima e da conclusão Se o erro não é aceitável, então houve prejuízo aos cofres públicos é um argumento lógico válido.Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeiras por consequência das premissas. Considere as seguintes premissas:
< Algumas auditorias cometem erros.
< Existem erros aceitáveis e outros, não aceitáveis.
< Não é aceitável um erro que cause prejuízo aos cofres públicos.
Com base nessas premissas, julgue os itens subsequentes, relativos a argumento lógico válido.
O argumento constituído das premissas acima e da conclusão %u201CSe uma auditoria cometeu erro e não houve prejuízo aos cofres públicos, então o erro é aceitável%u201D é um argumento lógico válido.Raciocínio lógico - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
É realizado um interrogatório com três suspeitos de um crime, cujos nomes são Paulo, Roberto e Samuel. No interrogatório, Paulo afirmou que não cometeu o crime, Roberto afirmou que não cometeu o crime e Samuel afirmou que quem cometeu o crime foi Paulo. Sabendo-se que apenas um dos suspeitos falou a verdade, conclui-se que:
Raciocínio lógico - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
O grupo formado por Antônio, Bruna, Carlos, Daniela e Elias entregou um trabalho copiado da Internet ao professor João, que descobriu que o trabalho fora copiado da Internet e convocou os alunos para uma conversa. Nela, fica sabendo que quatro alunos ficaram responsáveis por redigir parte do trabalho, tendo o quinto aluno assumido a responsabilidade de fazer a editoração final do trabalho. Em vez disso, esse aluno copiou o trabalho da Internet. Na conversa com João, Antônio disse que Bruna copiou o trabalho da Internet; Bruna disse que Carlos não copiou o trabalho da Internet; Carlos disse que Daniela não copiou o trabalho da Internet; Daniela disse que Elias copiou o trabalho da Internet; e Elias disse que quem copiou o trabalho da Internet foi Antônio. Sabendo-se que apenas o aluno que copiou o trabalho falou a verdade, quem copiou o trabalho da Internet foi
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A proposição Se todo diretor é excêntrico e algum excêntrico é mau ator, então algum diretor é mau ator é logicamente equivalente à proposição Algum diretor não é excêntrico ou todo excêntrico é bom ator ou algum diretor é mau ator.
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