Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um argumento lógico válido é uma sequência de proposições, em que algumas são denominadas premissas e são verdadeiras e as demais, denominadas conclusões, são verdadeiras por consequência das premissas.
Considere as seguintes premissas:
- Algumas auditorias cometem erros.
- Existem erros aceitáveis e outros, não aceitáveis.
- Não é aceitável um erro que cause prejuízo aos cofres públicos.
Com base nessas premissas, julgue os itens subsequentes, relativos a argumento lógico válido.
O argumento constituído das premissas acima e da conclusão Se uma auditoria cometeu erro e não houve prejuízo aos cofres públicos, então o erro é aceitável é um argumento lógico válido.Em uma praia chamava a atenção um catador de cocos (dos quais já se havia retirado a água). Ele só pegava cocos inteiros e agia da seguinte maneira: o primeiro coco ele colocava inteiro de um lado, o segundo ele dividia ao meio e colocava os meios em outro lugar e o terceiro ele dividia em três partes iguais e colocava os terços de coco em um terceiro lugar diferente dos outros lugares. No quarto coco agia como se fosse o primeiro coco e colocava inteiro de um lado, o seguinte dividia ao meio, o seguinte em três partes iguais, o seguinte inteiro e seguia na sequência: inteiro, meios, três partes iguais, inteiro, meios, três partes iguais, sempre colocando os cocos em seus devidos lugares. Fez isso com exatamente 50 cocos quando alguém disse ao catador: eu quero metade desses seus terços de coco. O catador consentiu e deu
12 terços de coco.
16 terços de coco.
18 terços de coco.
20 terços de coco.
24 terços de coco.
B
B − A
A − B
(A ¿B) − A
Duas pessoas, A e B, estão lado a lado num terreno plano, encostadas uma na outra, ombro a ombro e olhando para frente, na mesma direção. Elas caminham juntas 3 metros para frente, a pessoa A gira 90° para sua esquerda e caminha 3 metros nessa nova direção e para. A pessoa B gira 90° para sua direita e caminha 4 metros nessa nova direção e para. A pessoa A gira 90° para sua direita e caminha 2 metros nessa nova direção e para. A pessoa B gira 90° para sua esquerda e caminha 2 metros nessa nova direção e para. A pessoa A gira 90° para sua direita e caminha 2 metros nessa nova direção e para. A pessoa B gira 90° para sua direita e caminha 3 metros nessa nova direção e para. Após esses movimentos de ambas as pessoas, a distância entre elas é de aproximadamente
8 metros.
9 metros.
10 metros.
11 metros.
12 metros.
Se hoje for uma segunda ou uma quarta-feira, Pedro terá aula de futebol ou natação. Quando Pedro tem aula de futebol ou natação, Jane o leva até a escolinha esportiva. Ao levar Pedro até a escolinha, Jane deixa de fazer o almoço e, se Jane não faz o almoço, Carlos não almoça em casa.
Considerando-se a sequência de implicações lógicas acima apresentadas textualmente, se Carlos almoçou em casa hoje, então hoje
é terça, ou quinta ou sexta-feira, ou Jane não fez o almoço.
Pedro não teve aula de natação e não é segunda-feira.
Carlos levou Pedro até a escolinha para Jane fazer o almoço.
não é segunda, nem quarta, mas Pedro teve aula de apenas uma das modalidades esportivas.
Cinco pessoas caminham enfileiradas. A primeira, chamada de número 1, a segunda chamada de número 2, a terceira chamada de número 3, a quarta chamada de número 4 e a quinta chamada de número 5. Após 15 minutos de caminhada, a número 1 para, deixa todas as outras passarem por ela e continua a caminhada atrás de todas as outras. Após 15 minutos, a número 2, que estava à frente, para, deixa todas passarem por ela e continua a caminhada atrás de todas as outras. Essa alternância ocorre ordenadamente, com todas as componentes e da maneira como foi descrita, a cada 15 minutos e durante 4 horas e 40 minutos. Após esse tempo, a caminhada se encerra. A pessoa que, nesse momento de parada, ocupa a quarta posição na fila é a pessoa chamada de número
1.
2.
3.
4.
5.
Na auditoria de uma empresa, o auditor concluiu que: Ocorreu desvio de recursos se, e somente se, o gerente financeiro e o presidente da empresa estiveram envolvidos nesse desvio.
Considerando que a conclusão do auditor corresponde a uma proposição verdadeira, julgue os itens seguintes.
A proposição Se roteirista não for diretor, então dublador não será maquiador é logicamente equivalente à proposição Se algum dublador for maquiador, então algum roteirista será diretor.
A proposição Um engenheiro de som é desnecessário em um filme se, e somente se, o filme em questão é mudo é logicamente equivalente a Um engenheiro de som é desnecessário e o filme em questão é mudo ou um engenheiro de som é necessário e o filme em questão não é mudo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...