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As qualidades pessoais de um bom líder de equipe incluem
I saber enfrentar tensões e conflitos.
II ter atitude de respeito humano no dia-a-dia.
III procurar a unanimidade na resolução de problemas.
Assinale a opção correta.
Apenas um item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Texto para as questões 25 e 26
Pedro, auxiliar operacional de uma empresa de grande porte, atende os clientes sem a devida cordialidade, mantém-se indiferente e age de maneira robotizada ao prestar atendimento. Carlos, chefe do setor em que Pedro trabalha, ao orientar seus colaboradores quanto ao comportamento profissional a ser adotado no atendimento ao público, dá instruções de forma contraditória e freqüentemente muda de opinião.
Ainda com relação à situação hipotética apresentada no texto, é correto afirmar que a liderança adotada por Carlos em seu setor é do tipo
autoritária.
paternalista.
instável.
democrática.
Texto para as questões 25 e 26
Pedro, auxiliar operacional de uma empresa de grande porte, atende os clientes sem a devida cordialidade, mantém-se indiferente e age de maneira robotizada ao prestar atendimento. Carlos, chefe do setor em que Pedro trabalha, ao orientar seus colaboradores quanto ao comportamento profissional a ser adotado no atendimento ao público, dá instruções de forma contraditória e freqüentemente muda de opinião.
Em relação à situação hipotética apresentada no texto, é correto afirmar que a atitude adotada por Pedro é caracterizada pelo(a)
automatismo.
condescendência.
urbanidade.
simpatia.
Ao se relacionarem, os homens estão convivendo entre si, formando grupos sociais que podem ser espontâneos ou estruturados. Nesse contexto, as condições necessárias para a existência de um grupo social não incluem
políticas de interação social.
a existência de objetivos comuns.
o descompromisso com as necessidades coletivas.
a prática de ações conjugadas.
A integração de pessoas que as motive a produzir de maneira cooperativa e com satisfação caracteriza as relações humanas no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
As percepções dos indivíduos podem diferir devido à posição hierárquica ocupada, o que pode resultar em dificuldades de relacionamento, mesmo que eles estejam predispostos à compreensão.
A integração de pessoas que as motive a produzir de maneira cooperativa e com satisfação caracteriza as relações humanas no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A maneira pela qual as pessoas interagem e atuam profissionalmente pode ser afetada pelo modo como são definidas as metas de trabalho.
A integração de pessoas que as motive a produzir de maneira cooperativa e com satisfação caracteriza as relações humanas no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
As práticas corretas de relações humanas no trabalho levam à eliminação de todos os conflitos decorrentes das diferenças de valores entre os trabalhadores.
Em uma equipe de trabalho, dois membros, Marina e Antenor, não se entendem. Falam mal um do outro para os demais componentes da equipe, tecendo comentários de maneira a se desqualificarem profissionalmente.
Considerando a situação hipotética acima descrita, assinale a opção incorreta a respeito do trabalho em equipe.
Na situação apresentada, a harmonia da equipe não fica prejudicada, já que o conflito se restringe a dois membros.
Uma forma de diminuir os conflitos entre Marina e Antenor seria por meio da coerção, em que um imporia ao outro seu modo de pensar e agir.
A habilidade de negociação do líder da equipe poderia facilitar o alcance de um consenso entre Marina e Antenor.
Não há, nessa situação, trabalho em equipe, visto que falta uma das características principais desse tipo de trabalho, que é a afeição que os membros manifestam em seus relacionamentos.
Julgue os itens abaixo, referentes a relações humanas.
I As relações interpessoais caracterizam-se como atividades mantidas com outras pessoas.
II Uma das dificuldades no relacionamento é o fato de não se compreender o outro além do próprio ângulo de razão.
III Apresentar um excelente trabalho é uma forma de consideração pelo outro, o que facilita o convívio.
IV Aos gestores não cabe a tarefa de sensibilizar os seus colaboradores para a importância das boas relações no trabalho, visto tratar-se de tarefa própria, da consciência de cada um.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Nas reuniões com a chefia e colegas de seu setor de trabalho, Paulo costuma monopolizar as atenções, utilizando uma linguagem erudita, e impedindo que outros manifestem suas opiniões.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção incorreta quanto ao processo de comunicação nas relações humanas no trabalho.
A situação descrita caracteriza uma falha no processo de comunicação, que se deve à conduta de Paulo.
Paulo não tem dificuldades para se comunicar, como demonstram suas atitudes e sua linguagem.
A equipe poderia ajudar a melhorar o relacionamento dos demais indivíduos com Paulo, dando-lhe retorno a respeito do impacto negativo de sua conduta.
O tipo da linguagem usada por Paulo pode provocar distorções na comunicação, pois tende a dificultar o entendimento entre as pessoas.
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