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A estabilidade do sistema monetário internacional e das trocas comerciais entre os países eram objetivos fundamentais para o reordenamento das relações econômicas internacionais após a Segunda Guerra Mundial. Para isso, procurou-se determinar um sistema capaz de estabelecer o valor das moedas nacionais que se pautava em
taxas de câmbio flutuantes, obedecendo à dinâmica do mercado.
taxas de câmbio flutuantes, determinadas pela cotação do ouro no mercado internacional.
taxas de câmbio fixas e determinadas segundo quantidade específica e invariável de ouro.
taxas flutuantes em relação ao dólar norteamericano.
taxas de câmbio fixas, mas ajustáveis, em relação ao dólar norte-americano, que, por sua vez, teve seu valor determinado em uma quantidade fixa de ouro.
No Brasil, atribui-se o termo "mercado cambial" ao conjunto de instituições e normas com base no qual interagem agentes públicos e privados interessados na compra e venda de moedas e divisas estrangeiras. Entre os principais agentes autorizados a atuar diretamente nesse mercado, destacam- se:
indivíduos, operadores de câmbio, Tesouros, Bancos Centrais.
empresas, bolsas de valores, corretoras de crédito e Tesouros.
bancos comerciais, empresas, instituições financeiras não-bancárias e Bancos Centrais.
bancos comerciais, as autoridades monetárias e operadores de câmbio.
indivíduos, empresas, corretoras de crédito e bolsas de valores.
Em relação aos Direitos Especiais de Saque, assinale a opção correta.
É moeda escritural criada pelo Fundo Monetário Internacional e empregada como ativo de reserva internacional, cujo valor se define com base em uma cesta de moedas nacionais, podendo, ainda, ser utilizada em transações entre os Bancos Centrais.
São linhas de crédito suplementares do Fundo Monetário Internacional a que podem recorrer os países que cumprem rigorosamente suas obrigações para com o próprio Fundo.
São recursos oferecidos em condições especiais pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial aos países em desenvolvimento para enfrentar situações de crise econômica.
É moeda escritural criada pelo Banco Mundial com a qual são contabilizadas as operações de assistência ao desenvolvimento.
São reservas monetárias depositadas nos Bancos Centrais, às quais os bancos privados podem recorrer em situações emergenciais para restaurar sua liquidez.
Em relação ao sistema padrão-ouro, tal como praticado anteriormente à Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que
as taxas de câmbio eram fixas, uma vez que o valor das moedas estava definido em uma quantidade específica de ouro.
as moedas, embora lastreadas nas reservas de ouro depositadas nos Bancos Centrais, tinham seu valor estipulado em libras esterlinas.
as taxas de câmbio oscilavam acompanhando o nível das reservas de ouro do país.
a garantia do valor do meio circulante estava associada às reservas de moeda estrangeira no Banco Central.
as moedas não eram conversíveis em ouro, mas seu valor era definido de acordo com a oferta daquele metal precioso no mercado internacional.
A operação de câmbio em que ocorre a compra e venda simultâneas da mesma moeda, com o objetivo de obter lucros em razão de diferenças entre as taxas cambiais vigentes em diferentes centros, é denominada
operação futura
swap
operação simbólica
arbitragem
hedging
Os principais pilares do Sistema de Bretton Woods foram:
o Fundo Monetário Internacional, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, o Acordo Geral de Tarifas e Comércio.
o Fundo Monetário Internacional, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, a Organização Internacional do Comércio.
a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Acordo Geral de Comércio e Tarifas (GATT) e o Fundo Monetário Internacional.
a Comunidade Econômica Européia, a Organização Internacional do Comércio (OIC) e Fundo Monetário Internacional.
a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento e o Fundo Monetário Internacional.
O Fundo Monetário Internacional, entre outros objetivos, visa
avalizar empréstimos contraídos por governos dos países membros, monitorar as políticas macroeconômicas dos países em desenvolvimento e fiscalizar as contas nacionais.
fornecer ajuda ao desenvolvimento mediante o financiamento de projetos de cooperação e prestar assistência financeira aos governos dos países membros em situações emergenciais.
fomentar o equilíbrio da balança comercial dos países membros mediante a concessão de empréstimos em condições favorecidas.
fiscalizar as contas nacionais dos países membros.
fomentar a expansão equilibrada da economia internacional, a estabilidade cambial e auxiliar os países, temporariamente, na correção dos desequilíbrios do balanço de pagamentos.
Segundo o sistema de partidas dobradas, o registro de toda transação internacional no balanço de pagamentos
é realizado duas vezes, uma vez como crédito e uma vez como débito.
é realizado apenas uma vez como crédito ou débito, de acordo com a natureza da operação.
é realizado duas vezes na conta corrente ou na conta de capital.
é realizado simultaneamente na conta de transações correntes e na conta de capital em uma delas como crédito, na outra como débito.
é realizado apenas uma vez, como débito ou crédito, em uma das contas do balanço de pagamentos.
O Brasil apresentou, nos últimos anos, déficits na conta de transações correntes, o que significa que:
o valor das importações de bens realizadas no período de um ano é superior ao valor das exportações de serviços no mesmo período.
houve saída de capitais, se considerado o desempenho da balança comercial, da balança de serviços e as transferências unilaterais.
os fluxos de investimento direto não têm sido suficientes para compensar a transferência de recursos para o exterior feita sob a forma de pagamento de serviços de dívida, remessa de lucros e amortização de empréstimos.
as importações de bens e serviços têm sido financiadas por remessas de residentes no exterior e com a receita obtida com saldos comerciais e o recebimento de royalties.
o pagamento de juros e royalties é superior ao montante de investimentos diretos recebidos.
No que diz respeito ao equilíbrio do balanço de pagamentos, um país que apresente déficit na conta de transações correntes deve produzir:
superávit na balança comercial
déficit na conta de capital
superávit na conta de serviços
superávit na conta de capital
déficit na conta de serviços
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