Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não constitui prática restritiva adotada pelos governos:
Formação e operação de cartéis de crise, cujo objetivo é a recuperação de indústrias em dificuldade.
Manutenção de barreiras à entrada no mercado de produto estrangeiro para proteger o produtor doméstico.
Acordos de preços predatórios para os produtos exportados e para os produtos de venda doméstica.
Negociação de acordos voluntários de exportação.
Estabelecimento de relações privilegiadas fornecedor-cliente, impedindo acesso ao mercado de fornecedores externos.
A abertura comercial esboçada em 1987 e realizada efetivamente entre 1990 e 1994 teve conseqüências extraordinariamente benéficas para a economia brasileira, principalmente na medida em que obrigou a indústria brasileira a aumentar de forma dramática sua produtividade. Segundo Bresser Pereira, esta, que na segunda metade dos anos 80 permaneceu estagnada, aumentou em 50% na primeira metade dos anos 90, em função, principalmente, do desafio representado pela abertura.
Antecipando-se à abertura, entretanto, um outro fenômeno fundamental ocorria no comércio internacional do Brasil: a integração econômica, a partir de 1986, com a Argentina, que, em 1991, com o Tratado de Assunção, transformou-se no Mercosul. São ganhos do Mercosul, todas as assertivas abaixo, exceto:Mudança positiva na eficiência econômica dos agentes, em virtude de maior concorrência intra-setorial.
Maior eficiência na produção pela especialização crescente dos agentes econômicos.
Maior aproveitamento das economias de escala permitidas pela ampliação do mercado.
Coordenação de políticas monetárias e fiscais com a redução de pressão sobre as moedas nacionais.
Mobilidade dos fatores através das fronteiras entre os países-membros permitindo uma alocação ótima de recursos.
Sentindo-se desconfortáveis no GATT os países em desenvolvimento (PEDs) passaram a expor seus pontos de vista na Organização das Nações Unidas (ONU) e a cogitar uma nova conferência internacional sobre comércio, mas com enfoque diferente da anterior (Conferência Internacional sobre Comércio e Emprego que resultou na Carta de Havana) e fazer uma sobre comércio e desenvolvimento; e que atenderia a aspectos de interesse dos PEDs que se sentiam marginalizados pelo GATT.
Contando com o apoio na ONU da ex-URSS, dos ex-países socialistas, e dos países em desenvolvimento (PEDs) "periféricos" (Austrália, Países Nórdicos, etc.) iniciam uma batalha jurídica até que a Resolução 917 convoca uma Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Sobre a UNCTAD, não se pode fazer a seguinte afirmativa:Acredita que o livre comércio pode levar ao desenvolvimento pela teoria das vantagens comparativas.
Tem como principal missão fomentar o comércio internacional para acelerar o desenvolvimento econômico.
Foi criada em 1964 em Genebra pelos PEDs com forte influência da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL).
Defendia o estabelecimento de Acordos Internacionais de Mercadorias (AIMs).
Defendia o Princípio da Deterioração das Relações de Troca.
"É sabido que todo processo de desenvolvimento econômico exige volume apreciável de divisas para financiar a importação de bens de equipamento. Os países subdesenvolvidos dependem, para suas receitas de divisas, da exportação de produtos primários, cujo mercado vem declinando cada vez mais nos países industriais.
Em outubro de 1970, foi instituído pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) o Sistema Geral de Preferências, conhecido por SGP." Acerca do Sistema Geral de Preferências (SGP) e do Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC), pode-se afirmar que:A principal vantagem do SGP é a isenção das tarifas de importação.
O sistema foi incorporado ao GATT nos anos 70, com a cláusula de habilitação (Enabling Clause após a Rodada Tóquio).
A principal diferença entre o GATT e o SGPC é que, enquanto o GATT utiliza o princípio da nação mais favorecida, o SGPC utiliza o sistema de acordos preferenciais dentro do sistema.
O SGPC defende uma eliminação de tarifas entre PEDs.
O SGP constitui um conjunto de regras gerais adotadas universalmente para estimular as exportações de bens dos PEDs, supervisionadas pela CEPAL.
Sobre balanço de pagamentos, não se pode fazer a seguinte afirmativa:
Balança de pagamento é um registro contábil de todas as transações de um país com os outros países do mundo.
Na balança de capitais são registrados o capital das firmas estrangeiras que ingressam no país sob a forma de empréstimos. Os empréstimos de outros governos para o governo brasileiro, empréstimos do FMI, etc. e os juros que o Brasil paga pelos empréstimos fornecidos por outras nações.
A balança comercial e a balança de serviços formam a "balança de transações correntes".
A balança de pagamento deve estar sempre em equilíbrio .
A balança de serviços inclui, entre outros, serviço de transporte (fretes), assistências técnicas, lucros e royalties, remetidos pelas empresas transnacionais.
A política cambial está, fundamentalmente, baseada na administração da taxa (ou taxas de câmbio e no controle das operações cambiais; embora indiretamente ligada à política monetária, destaca-se desta por atuar mais diretamente sobre todas as variáveis relacionadas às transações econômicas do País com o exterior.
Acerca do conceito e/ou política cambial, assinale, nas opções abaixo, a afirmativa incorreta.A demanda de divisas é constituída por importadores que necessitam de moedas estrangeiras para efetuar suas compras.
A taxa de câmbio é o preço de uma moeda em termos de outra.
Os ofertantes de divisas são exatamente os exportadores que receberam, em troca de suas vendas, moedas estrangeiras que não poderão ser usadas no país.
A curva de demanda de exportações é crescente em relação ao preço ou à taxa de câmbio.
Quanto maior a taxa de câmbio, maior o volume que as empresas desejam exportar.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) surgiu como fruto de uma antiga reivindicação brasileira de que os empréstimos do Banco Mundial rumavam apenas em direção aos Países Desenvolvidos e não em direção aos Países em Desenvolvimento. Indique, nas opções abaixo, o governo brasileiro que mais lutou e obteve a criação do BID.
A Teoria da Concorrência Monopolítica não tem o seguinte pressuposto:
Se há comércio intra-indústria, um país pode produzir todos os bens.
Existência de diferenciação de produtos.
Existência de economias de escala.
Existência de importante comércio intra-indústria.
Existência de um grande número de firmas produzindo bens diferenciados.
Apesar de fazerem parte do Sistema de Bretton Woods, as funções do Banco Mundial sofreram mudanças substanciais da década de 40 aos nossos dias. Todas as abaixo indicadas são medidas preconizadas e acompanhadas pelo Banco Mundial, exceto:
reestruturação da política comercial, via eliminação de barreiras e taxas de proteção
correção do déficit no Balanço de Pagamen-tos, originado do lado da conta corrente
reorientação da política de preços, via revisão dos preços agrícolas e de tarifas públicas
redefinição do Estado na economia, via des-regulamentação
implementação de reformas institucionais, como aumento da eficiência das empresas públicas desconcentração do sistema finan-ceiro e política de juros que implique a melho-ria do processo de intermediação financeira
1958. O Brasil vive o auge da euforia desenvolvimentista. Amplia a infra-estrutura econômica, industrializa-se rapidamente, urbaniza-se, constrói nova capital, cresce aceleradamente. Estados Unidos e União Soviética disputam poder e espaço no mundo. Acirradamente. É a Guerra Fria. Capitalismo versus socialismo. Disputa de áreas de influência, política americana de contenção do expansionismo soviético. Em Cuba, a guerra de guerrilhas de Fidel Castro desestabiliza a desgastada ditadura de Fulgencio Batista, que cai no início de 1959. As questões político-ideológicas fervilham nos empobrecidos América Latina e Caribe. Em Washington, a região é vista como uma área de chasse gardée dos americanos. Na prática, o pan-americanismo está hibernado. Projetos como o da criação do banco regional não encontram espaço.
Os Estados Unidos consideram suficiente o seguinte tripé:GATT, FMI, Banco Mundial
BID, BIRD e CFI
CFI, OEA, GATT
FMI, Banco Mundial e Eximbank
UNCTAD, GATT e FMI
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...