Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos aspectos históricos que podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade, assinale a opção correta.
Acontecimentos históricos, como a onda de ataques criminosos ocorridos no Brasil em 2006, podem influenciar a opinião pública e induzir a aceitação de novas maneiras de resolver os problemas.
Com base nos acontecimentos históricos, o indivíduo, em nome da segurança, esconde suas opiniões latentes e descarta novas maneiras de resolver os problemas.
Durante momentos de guerras e revoluções, a opinião pública não abre mão de seus pressupostos de racionalidade e objetividade na formação de correntes de opinião.
Os acontecimentos históricos influenciam de modo geral a sociedade como um todo, já o indivíduo, particularmente, fica isento dessa influência por se resguardar em suas convicções pessoais.
Aspectos sociológicos podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade. A esse respeito, assinale a opção correta.
Em comunidade, compreendida como um grupo de solidariedade institucional, o cidadão possui mais dificuldade em obter apoio às opiniões individuais.
Nas sociedades com grande mobilidade social, também se verifica grande propensão às mudanças de opinião.
O grau de urbanização da sociedade faz que os moradores do campo tenham uma opinião dinâmica, comparadas aos habitantes da periferia dos grandes centros urbanos.
Ao se analisar a formação da opinião em uma determinada sociedade, é preciso desconsiderar a estrutura de classe social e se fixar em aspectos como a idade e o grau de instrução da população.
A respeito do desenvolvimento histórico do conceito de opinião pública, assinale a opção incorreta.
Por muito tempo, a opinião não era valorizada na sociedade, pois se aproximava das crenças. Ao contrário, a ciência era capaz de apontar a verdade e deveria ser valorizada.
Ao surgir, no período da Revolução Francesa, o conceito de opinião pública caracterizou-se por abranger todas as camadas e extratos sociais, que puderam exprimir a revolta contra o rei.
No século XIX, a opinião pública perdeu importância e espaço de discussão devido à atuação não-comprometida com a verdade dos meios de comunicação de massa, que passaram a se organizar empresarialmente.
Atualmente, predomina o entendimento de que opinião pública é o resultado das pesquisas de opinião.
A opinião pública, como fenômeno coletivo que se apóia na realidade individual,
I não é unânime.
II não é, necessariamente, a opinião da maioria.
III pode ser diferente da opinião individual dos membros do grupo.
IV é composta por diversas opiniões e está em contínuo processo de formação.
A quantidade de itens certos é igual a
Considerando as características de um serviço de atendimento ao público implantado em uma instituição pública, assinale a opção correta.
O serviço de atendimento ao público democratiza o acesso à informação e acelera a prestação de serviços públicos.
O atendimento realizado pelas centrais telefônicas do tipo 0800 burocratiza a relação cidadão/instituição pública.
A grande vantagem dos sistemas de atendimento ao público é aumentar a quantidade de vagas e empregos disponíveis no setor público.
O serviço automatizado de atendimento ao público interrompe o diálogo no processo de comunicação.
A equipe de cerimonial precisa ficar atenta a todos os detalhes de uma cerimônia, para garantir o desenrolar tranqüilo do evento e tomar eventuais providências preventivas. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
Para não esquecer de anunciar a presença das principais autoridades, o receptivo do evento deve providenciar uma nominata, que poderá ser na forma de lista ou de cartões individuais, mas que deverá conter o nome e o cargo da autoridade.
Em casos de atrasos de autoridades que irão compor a mesa de honra, é aconselhável que o cerimonial deixe uma cadeira extra por perto. A cadeira poderá ser usada pela autoridade assim que chegar, mesmo que a solenidade já tenha começado.
Para que as autoridades não se confundam a respeito de seus lugares na mesa de honra, ao serem chamadas pelo mestre de cerimônias, elas podem ser acompanhadas por alguém da equipe de recepção até os seus respectivos lugares.
Para não diferenciar os convidados da solenidade, o cerimonial não deve reservar locais especiais na platéia, principalmente aqueles localizados nas primeiras fileiras. Essa prática antiga desqualifica o evento.
Em relação à ordem dos discursos a serem pronunciados durante uma solenidade, assinale a opção correta.
O primeiro a discursar e dar boas-vindas aos convidados sempre é o anfitrião do evento.
O convidado de honra, ocupando seu lugar de destaque, é o primeiro a discursar.
A ordem dos discursos é inversa à ordem de composição da mesa de honra. O primeiro discurso deverá ser feito pela autoridade menos importante e o último, pela autoridade mais importante.
A ordem dos discursos acompanha a ordem de formação da mesa de honra. O primeiro discurso deverá ser feito pela autoridade mais importante e o último, pela autoridade menos importante.
Considerando a realização de uma solenidade federal envolvendo os três estados da região Sul e sabendo que: a ordem de precedência desses estados, de acordo com sua constituição histórica, é Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; o dispositivo de bandeiras estará em cima do palco, assinale a opção que apresenta a disposição correta das bandeiras do ponto de vista de quem está assistindo ao evento e olhando de frente para o referido dispositivo.
Acerca da composição da mesa de honra de uma solenidade com muitas autoridades, assinale a opção correta.
Se o total de autoridades for número par, ocorre uma inversão natural: a autoridade mais importante ocupa o centro esquerdo, que é a posição de maior destaque na mesa, a segunda autoridade mais importante ocupa o centro direito e os demais convidados se revezam entre o lado esquerdo e lado direito.
Se o total de autoridades for número ímpar, o anfitrião deverá ocupar o centro da mesa, as autoridades mais importantes deverão ocupar todo o lado direito e as demais autoridades, todo o lado esquerdo.
Quando o mestre de cerimônia iniciar a composição da mesa de honra, ele deverá chamar as autoridades considerando a ordem do mais importante para o menos importante.
A definição da posição das autoridades entre esquerda e direita deverá seguir a linha de visão do público, ou seja, é considerado como lado esquerdo da mesa o lado esquerdo de quem está assistindo a solenidade e não de quem está sentado à mesa e de frente para o público.
Ao se enviar os convites para as solenidades oficiais é preciso utilizar corretamente a forma de tratamento dispensada a cada autoridade. A esse respeito, assinale a opção correta.
Ao enviar um convite, o pronome de tratamento, utilizado na segunda pessoa indireta, leva as concordâncias verbais, nominais e pronominais para a terceira pessoa. Exemplo: Vossa Senhoria nomearás vosso substituto.
O vocativo usado nas comunicações escritas dirigidas aos chefes de poder deve ser Excelentíssimo Senhor seguido do respectivo cargo. Exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Vossa Excelência é um pronome de tratamento utilizado para as autoridades públicas que ocupam cargos eletivos; as demais devem ser tratadas por Vossa Senhoria.
No envelope, o correto endereçamento de um convite dirigido a um ministro do TSE deverá ser:
A sua Senhoria o Senhor Ministro
DD. Nome do Ministro
Tribunal Superior Eleitoral
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...