Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os eventos institucionais são importantes componentes do mix de comunicação das organizações. A respeito da etapa referente ao planejamento de um evento do tipo seminário, julgue os itens a seguir.
I O planejamento deve indicar o local, data e hora do evento, pois estes são elementos importantes para o sucesso ou fracasso da iniciativa. É preciso que sejam analisadas todas as condições internas e externas à instituição promotora que podem interferir negativamente para o sucesso do evento.
II No caso de um seminário promovido por um órgão público, não é preciso que o planejamento se detenha na identificação do público-alvo com o temário do evento, pois as instituições públicas já possuem um mailing list padrão de seus convidados.
III A estratégia de comunicação e divulgação do seminário deve ser adequada às características do público-alvo. Nesse tipo de evento, a divulgação local é mais apropriada por se tratar de um evento de pequeno porte.
IV O planejamento do seminário deve contemplar a descrição detalhada dos recursos materiais e da quantidade de pessoas envolvidas em sua operacionalização, para que sua viabilidade seja aprovada.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
A respeito das técnicas de relações públicas e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.
Enquadramento pode ser definido como um esquema de interpretação por meio do qual os indivíduos organizam informação ou uma ocorrência e fazem que ela tenha sentido. Aos profissionais de relações públicas, o enquadramento permite diagnosticar as causas de problemas dentro ou fora da organização. Nos meios de comunicação, o enquadramento diz respeito a como o jornalista ou o veículo se porta (cobre, apresenta ou ignora) diante de uma informação, o que pode ser muito útil para o planejamento de uma assessoria de imprensa.
Para as ações específicas de relações públicas, como o desenvolvimento de um projeto cultural ou um projeto de responsabilidade social, entre tantos outros, é necessário elaborar um projeto específico. Esse instrumento tem a função de colaborar para a realização da atividade de forma organizada e planejada. A respeito da estruturação de um projeto específico de relações públicas, assinale a opção incorreta.
O projeto deve começar pelo título, seguido da identificação das organizações responsáveis pela promoção e realização da atividade proposta, e de uma breve identificação do projeto com a descrição de seu conteúdo.
O objetivo do projeto, preferencialmente, deve ser subdividido em geral e específico e deve ser seguido de uma breve justificativa que demonstre as razões, as necessidades e vantagens da realização da atividade.
É imprescindível que o projeto identifique e caracterize os públicos que serão atingidos, bem como aponte suas estratégias gerais e a relação de todas as atividades que serão realizadas para que o objetivo seja alcançado.
No projeto específico de relações públicas, diferentemente do planejamento global, o cronograma das atividades é substituído por uma descrição detalhada dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos.
A respeito das técnicas de relações públicas e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.
Media training é um evento produzido pela equipe de comunicação de uma empresa para capacitação em relacionamento com a imprensa. Esse evento é composto exclusivamente por oficinas de entrevistas, apresentações de vídeos, exercícios de fonoaudiologia e palestras.
O planejamento de relações públicas, ancorado em quatro etapas principais identificação da situação, planejamento, implementação e avaliação , é um instrumento importante para que a prática cotidiana seja otimizada e se torne mais eficiente. A esse respeito, assinale a opção correta.
Como peça de apoio operacional, o planejamento anual deve ser obedecido rigidamente, pois, a partir de sua aprovação pela direção da organização, as mudanças para contemplar as situações imprevistas somente serão adicionadas no ano seguinte.
A definição dos objetivos e metas do planejamento a ser executado deve estimular o maior desenvolvimento da organização sem ficar presa à realidade e aos números. Trata-se da primeira carta de intenções do processo de planejamento.
Durante a implementação das ações do planejamento, o controle e o monitoramento têm a função de identificar os problemas para que no próximo planejamento os mesmos erros não sejam cometidos, já que não é mais possível executar ações de correção de desvios.
Na etapa de avaliação, é possível identificar se os objetivos foram alcançados, além de identificar as causas dos sucessos e dos insucessos dentro do contexto da organização.
A respeito das técnicas de relações públicas e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.
O termo outdoor é uma designação genérica da propaganda ao ar livre. Isso significa que letreiros, luminosos e paredes pintadas podem ser, no planejamento de comunicação, considerados outdoors.
O processo de planejamento tem como objetivo orientar as ações de comunicação que serão adotadas pelas organizações. Considerando que uma de suas principais etapas é a elaboração do diagnóstico, assinale a opção correta.
A análise de ambiente setorial, no diagnóstico, deve considerar que o papel dos stake holders como formadores de opinião tornou-se menos relevante após o desenvolvimento da Internet e da comunicação digital.
Definir a missão e a visão da organização é uma das principais atribuições do diagnóstico ao longo do processo de planejamento.
Após análise e descrição do negócio, produto ou serviço da organização, o diagnóstico deve apresentar algumas alternativas de sucesso, com propostas que sejam factíveis para a realidade organizacional que foi identificada.
O diagnóstico deve conter uma análise detalhada do ambiente interno, que inclui a caracterização dos públicos, do produto ou serviço, os recursos disponíveis, a situação financeira, a estrutura organizacional e os pontos fortes e fracos da organização.
A caracterização e a identificação dos públicos são fundamentais para que a atividade de relações públicas obtenha sucesso. Com relação à caracterização dos públicos de uma organização, assinale a opção correta.
Empregados compõem um dos públicos prioritários para a área de relações públicas. Nesse sentido, vige o dito popular de que primeiro deve-se arrumar a própria casa.
Clientes compõem um público que pertence ao universo de atuação do marketing, já que as relações públicas atuam no campo institucional.
A imprensa compõe um público específico que demanda da área de relações públicas muita negociação com o departamento comercial dos veículos, para que a assessoria de imprensa ocorra da maneira desejada.
O governo é um formador de opinião fortemente influenciado pela mídia, mas, como público de interesse, pertence ao grupo que não está ao alcance das ações de relações públicas, pois possui um alto grau de autonomia e independência.
No que se refere à formação dos públicos em relações públicas, assinale a opção correta.
De cunho econômico, a teoria da formação de públicos em relações públicas, como preconiza o teórico americano James Grunig, depende diretamente da existência de três condições básicas: o investimento econômico da organização, a boa vontade dos envolvidos e o estabelecimento da comunicação simétrica de duas vias.
Atualmente, os públicos em relações públicas podem ser entendidos como grupos organizados que prestam efetiva colaboração às organizações, autorizando a sua constituição ou oferecendo o suporte de que necessitam para o desenvolvimento de seus negócios.
O critério geográfico utilizado pela maioria dos profissionais de relações públicas define que os públicos de uma organização podem ser divididos em públicos de decisão, de consulta, de comportamento e de opinião.
Como os demais agrupamentos coletivos, multidão e massa, o público em relações públicas caracteriza-se pelo comportamento irracional e sugestionável. Daí surge a necessidade de a organização intervir nesse relacionamento.
Como parte do sistema organizacional, as relações públicas exercem algumas funções específicas. Uma das funções mais importante e destacada por vários autores é a função política. A esse respeito, assinale a opção correta.
Ao exercer sua função política, as relações públicas buscam conquistar, por meio da política interna, maior espaço no mix da comunicação integrada.
A principal função política das relações públicas é a atividade de lobby.
As instituições públicas e estatais são focos naturais da atividade de relações públicas como função política, uma vez que as instituições privadas visam o lucro.
As relações públicas, como função política, atuam em questões pertinentes às relações de poder nas organizações, tanto no âmbito micro quanto no macro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...