Questões de Relações Públicas

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Assinale a opção correta a respeito das técnicas de elaboração de questionário.

  • A.

    Para não ocupar muito o tempo do entrevistado, após a autorização para a realização da entrevista, o questionário deve iniciar-se por perguntas mais complexas e temas mais delicados, para se aproveitar a boa vontade inicial do respondente.

  • B.

    Deve-se evitar a redação de perguntas duplas do tipo "Qual sua opinião sobe os programas A e B da rede de televisão Y?", pois não se pode identificar qual é a verdadeira opinião sobre cada uma das alternativas.

  • C.

    É possível utilizar algumas escalas intervalares como resposta das perguntas realizadas. Uma das mais utilizadas nos questionários é a escala de Likert, que classifica as respostas em ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.

  • D.

    O questionário deve utilizar perguntas abertas e fechadas, considerando que, nas perguntas abertas, o entrevistado tem mais flexibilidade de expressão ao escolher uma ou mais opções dentro da lista oferecida no questionário.

No que diz respeito à definição da amostra de uma pesquisa de opinião, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O universo da pesquisa é todo o conjunto de pessoas que têm as mesmas características e detêm algum grau de informação sobre o tema da pesquisa.

  • B.

    A pesquisa de censo é realizada apenas com parte da amostra do universo da pesquisa.

  • C.

    A pesquisa por amostra é realizada apenas em uma parte do universo.

  • D.

    Na amostra probabilística, todas as pessoas do universo têm a chance de ser escolhidas para participar da pesquisa; já a amostra não-probabilística é selecionada de acordo com critérios de intencionalidade e conveniência.

Considerando-se as características da aplicação do questionário pessoalmente, julgue os itens a seguir.

I As dúvidas que surgem com o desenrolar do questionário não podem ser resolvidas por ninguém.

II O controle sobre os entrevistadores é menor e não garante que as instruções de preenchimento do questionário serão observadas.

III O tempo de aplicação dos questionários pessoalmente é maior que o tempo gasto com a aplicação por telefone.

IV A entrevista pessoal permite alcançar amostras que não são atingidas pelos outros métodos, como, por exemplo, os moradores de rua.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Acerca das características da aplicação do questionário por telefone, julgue os itens abaixo.

I A complexa logística de aplicação dos questionários por telefone e a possibilidade de os entrevistadores introduzirem algum viés indesejável no momento de sua aplicação são aspectos negativos desse tipo de pesquisa.

II O custo é baixo se comparado à realização de entrevistas pessoais.

III O vínculo entre entrevistador e entrevistado é forte, o que oferece maior credibilidade às respostas.

IV É a técnica mais rápida de coleta de dados, mas limita a amostra à população que possui telefone.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

A opção por realizar uma pesquisa implica a tomada de decisões que podem interferir em seu resultado final. Uma das principais decisões é a escolha da melhor técnica de coleta dos dados, considerando prazos, custos e limites de cada uma delas. A partir das características da aplicação do questionário por correio, julgue os itens subseqüentes.

I O baixo custo, proporcionado pela falta de contratação e treinamento de entrevistadores, é um aspecto positivo.

II O prazo de devolução dos questionários pelos entrevistados é reduzido e gira em torno de uma semana, o que acelera muito a realização da pesquisa.

III As respostas do questionário são anônimas e esse é um aspecto negativo, pois dificulta a caracterização do grupo de respondentes.

IV Não possui a interferência do entrevistador e permite que o entrevistado seja mais sincero em suas respostas.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Considerando que, para a área de relações públicas, a realização de uma pesquisa de opinião tem objetivos bem precisos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Um dos propósitos da pesquisa é confirmar suposições a respeito do estado da opinião pública acerca de determinado assunto.

  • B.

    A pesquisa de opinião ajuda a clarificar questões acerca das quais se tem pouca informação ou dados contraditórios.

  • C.

    Reorientar o pensamento e os conceitos a respeito dos problemas de relações públicas está entre os propósitos da pesquisa de opinião.

  • D.

    A pesquisa de opinião pode ter o objetivo de colaborar na formação do preço dos produtos e na melhoria da imagem desses produtos junto aos clientes.

Com relação a aspectos negativos do uso das pesquisas de opinião e das possíveis interferências do pesquisador durante a pesquisa, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As barreiras geográficas impedem que os questionários possam ser aplicados em locais distantes.

  • B.

    Uma pergunta mal formulada pode induzir a resposta do entrevistado.

  • C.

    Se o ordenamento das questões não for lógico, o entrevistado pode ficar confuso e comprometer o nível de confiança da resposta.

  • D.

    A presença física do entrevistador no momento da aplicação do questionário pode constranger o entrevistado e a sinceridade de sua resposta.

A pesquisa de opinião tornou-se um importante instrumento de medição da opinião pública. É comum que seu resultado seja apresentado como sendo o próprio reflexo da opinião predominante na sociedade. No entanto, é preciso compreender muito bem os limites e possibilidades das pesquisas de opinião. A respeito dos aspectos positivos da pesquisa de opinião, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das principais vantagens da pesquisa é que a investigação ocorre no ambiente real, sem necessidade do uso de laboratório.

  • B.

    O método quantitativo facilita a coleta de grande quantidade de dados, que podem ser analisados apenas qualitativamente e oferecer respostas surpreendentes.

  • C.

    O questionário permite a compreensão em profundidade do imaginário do entrevistado, principalmente quando o instrumento pré-estruturado é preenchido face a face.

  • D.

    O baixo custo de aplicação do questionário compensa a impossibilidade da análise estatística de algumas variáveis socioeconômicas dos entrevistados.

Opinião pública é todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas.

Considerando o tema do texto acima apresentado, julgue os próximos itens.

I A opinião pública é um fenômeno coletivo e se origina de um processo de discussão.

II É preciso haver a publicização das opiniões que devem ser externalizadas para o conhecimento coletivo. Os meios de comunicação têm papel de destaque nessa fase.

III A opinião pública trata de temas variados, que não precisam se referir a toda a sociedade nem ter relevância. É o caso da fofoca.

IV Por ser coletiva, a opinião pública pode ter como sujeito indivíduos isolados que mantenham uma discussão racional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Acerca dos aspectos psicológicos que podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade, assinale a opção correta.

  • A.

    A esquematização, em que as qualidades do outro são reduzidas a uma só, é o único tipo de estereótipo que não exerce influência sobre a opinião pública.

  • B.

    A identificação, subdividida em introjeção, projeção e rejeição, é um dos principais mecanismos para a compreensão dos relacionamentos sociais e da formação da opinião, do ponto de vista psicológico.

  • C.

    A idealização faz que o grupo social cristalize a opinião favorável em relação ao seu oposto e a opinião negativa em relação a si próprio, denotando baixa auto-estima do grupo.

  • D.

    Embora impactante no início, a penetração do estereótipo em termos psicológicos é pequena, já que se dilui rapidamente ao longo de curto período de tempo.

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