Questões de Relações Públicas

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A visão de que sua opinião é minoritária pode levar o indivíduo a não expressá-la, o que torna a opinião pública, na verdade, uma expressão do que se percebe ser a opinião da maioria. Esse pensamento demonstra uma das conclusões da chamada hipótese da

  • A. circularidade da informação
  • B. espiral do silêncio
  • C. manipulação comunicacional
  • D. semiótica do sensível
  • E. teoria da nuvem

Em relação aos aspectos que envolvem a comunicação em uma organização, considere as afirmações abaixo. I – A comunicação verbal é a única que interessa aos responsáveis pela comunicação em uma organização. II – A comunicação não verbal exerce impacto sobre a comunicação na organização. III – A comunicação verbal e a não verbal podem se complementar, não devendo uma contradizer a outra. É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

Ao optar por uma comunicação integrada, a organização realiza as ações listadas a seguir, EXCETO a que

  • A. cria condições para um planejamento conjunto da comunicação que integre as diferentes unidades.
  • B. integra os conceitos usados na comunicação às estratégias determinadas para a organização.
  • C. reúne unidades independentes sob um espírito de concorrência que gere uma sinergia positiva.
  • D. possibilita a formação de uma imagem única da organização junto aos diferentes públicos.
  • E. permite a eliminação da sobreposição de tarefas, já que os diferentes setores trabalham de forma conjunta.

Para garantir o êxito do trabalho de Relações Públicas junto às instituições, é fundamental o uso das técnicas de Jornalismo. Mesmo havendo definições diferentes na legislação, as áreas de Jornalismo e Relações Públicas estão interligadas, tendo a informação como ponto de partida. No caso do Jornalismo, a informação está a serviço da divulgação, enquanto no caso das Relações Públicas está a serviço

  • A. da teoria
  • B. da legislação
  • C. da propaganda
  • D. da instituição
  • E. dos veículos

Na área de Relações Públicas, existe a consciência da necessidade da disciplina. Essa consciência é, também, expressa pela atividade de planejamento de Relações Públicas, que segue três etapas predefinidas: referencial, de consolidação e de consentimento, que se sucedem de maneira lógica. Em relação a essas etapas, considere as afirmativas abaixo.

I – Na etapa referencial, esquematiza-se o tempo das atividades.

II – Na etapa de consolidação, determina-se o público.

III – Na etapa de consentimento, mentaliza-se a ação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

Toda empresa deve definir e redefinir seu negócio constantemente, com o objetivo de ter uma visão clara das oportunidades e ameaças que podem interferir no desenvolvimento da organização. Nesse cenário, a área de Relações Públicas deve elaborar um plano estratégico de comunicação que

  • A. ajude a supervisionar a criação das campanhas publicitárias e faça o follow up com os veículos de comunicação impressa.
  • B. crie um canal de comunicação com os parceiros e ajude a organização no relacionamento com os veículos de comunicação em momentos de crise.
  • C. ajude a área comercial a descobrir novos públicos e a pensar em atividades que agreguem valor econômico às suas práticas institucionais.
  • D. possa vir a desenvolver novos produtos com a área de criação e a implantar as ações de comunicação junto aos veículos.
  • E. leve em consideração as opiniões de todos os setores da empresa e implemente políticas de marketing direto.

A construção de uma imagem positiva e de uma identidade corporativa forte passa por uma coerência entre o comportamento institucional e a sua comunicação integrada. Essa construção ocorre por meio de

  • A. ações convergentes da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa
  • B. atitudes mercadológicas compatíveis com a política de patrocínios a eventos públicos
  • C. campanhas publicitárias abrangentes e com grande aporte de verba
  • D. pesquisas de opinião sobre a satisfação dos funcionários e acionistas
  • E. comunicação indireta com parceiros, fornecedores e consumidores

A maior preocupação das empresas, ao longo de sua existência, é se manterem coerentes e relevantes para seu público. Durante uma vida mercadológica, que atravessa décadas, mudanças são constantes e necessárias. Há, porém, uma parte não mutável no contexto, responsável pela manutenção da identidade da empresa, que é a(o)

  • A. comunicação externa
  • B. design do logo
  • C. corpo funcional
  • D. conjunto de consumidores
  • E. conjunto de valores institucionais

Nos estudos de Relações Públicas, o agregado de opiniões das pessoas que constituem determinado público, em relação a uma organização específica, denomina-se:

  • A. pesquisa de opinião.
  • B. Opinião pública.
  • C. Opinião de público.
  • D. Auditoria de opinião.
  • E. Pesquisa de marketing.

Para Mariângela Haswani, as novas dimensões da comunicação pública devem considerar os sujeitos, os objetos e as finalidades envolvidos no processo. Nesse sentido, uma das grandes linhas de análise e ação da comunicação pública que age na perspectiva de sensibilizar a opinião pública sobre temas de particular interesse social é a comunicação:

  • A. hegemônica.
  • B. de crise.
  • C. de marketing.
  • D. da instituição pública.
  • E. de solidariedade social.
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