Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Veículo impresso de grande alcance de comunicação, em geral ilustrado, que atinge a um público específico de acordo com suas temáticas e linha editorial:

  • A. jornal.
  • B. house organ.
  • C. folder.
  • D. revista.
  • E. newsletter.

Em termos de assessoria de imprensa, nenhuma organização deve abrir mão de fontes tradicionais de divulgação, incluindo a publicidade, mas projetos originais e empresarialmente honestos têm facilidade para obter:

  • A. mídia alternativa.
  • B. mídia espontânea.
  • C. mídia paga.
  • D. troca de favores entre assessor e imprensa.
  • E. informe publicitário.

É característica da entrevista exclusiva:

  • A. ser concedida a apenas uma agência de notícias que pode vender a matéria a um ou mais veículos.
  • B. ser convocada pela assessoria de imprensa no formato de coletiva.
  • C. ser concedida a apenas um repórter e só pode ser divulgada no veículo que ele representa.
  • D. a personalidade atende à imprensa em conjunto.
  • E. ser concedida a um só repórter que a divulgará no veículo que pagar mais.

As assessorias de imprensa podem ser internas, mistas ou externas à organização. Em qualquer dessas situações, a utilização de instrumentos como press-releases e press-kits requer alguns cuidados que não contaminem a relação entre a organização e a imprensa. Na utilização desse material devem predominar:

  • A. O bom senso, o caráter mercadológico da notícia e o oportunismo do momento.
  • B. A rapidez, o oportunismo do momento e a possibilidade de se conseguir uma primeira página.
  • C. A rapidez, o caráter mercadológico da notícia e a possibilidade de se conseguir uma primeira página.
  • D. As boas relações com o repórter, a utilidade comercial da relação e o caráter público da notícia.
  • E. O bom senso, o caráter público da notícia e sua utilidade social.

O docente-pesquisador e as Instituições de Ensino e Pesquisa são julgados mais pelo que apresentam por escrito do que pelo conjunto de sua obra. Nesse sentido, para CAPES e CNPQ, o produto de difusão científica mais relevante ao avaliar um programa de pós-graduação é

  • A. a organização de eventos científicos.
  • B. o artigo científico em periódicos especializados.
  • C. o trabalho apresentado em congresso.
  • D. a aula.
  • E. a organização de livros.

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

As relações públicas, cujo surgimento confunde-se com o da assessoria de imprensa, foram desenvolvidas com base no trabalho de Ivy Lee — considerado o fundador das relações públicas —, que substituiu as matérias pagas pelo que se denomina, atualmente, de mídia espontânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

As estratégias de trabalho empregadas pelo profissional de relações públicas incluem a identificação e a sensibilização dos líderes de opinião que são multiplicadores de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

A comunicação integrada, um dos gêneros da comunicação organizacional, consiste em uma das vertentes do planejamento estratégico de comunicação, o qual se constitui, ainda, de comunicação administrativa e institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

No lançamento de um novo produto ou serviço, a comunicação interna deve ser feita de forma distinta das demais, dado que seu público é claramente identificável, não se confundindo com os outros públicos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.

A sintonia histórica entre as formações acadêmica, mercadológica, organizacional e, sobretudo, legal, fez que as atividades de relações públicas fossem estritamente desempenhadas por profissionais de relações públicas, não lhes competindo envolver-se com itens do composto de marketing nem competindo aos profissionais de marketing assumir a função de avaliação institucional da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...