Questões de Relações Públicas

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Dentre as normas de etiqueta, está correto citar, da parte de quem visita, as seguintes atitudes com relação aos clientes, fornecedores e visitantes:

1) Entregar o cartão de visitas profissional, sem dobras; Atrasando-se muito, explicar as razões do atraso, desculpar-se e aceitar o adiamento do encontro; Visitante, sem hora marcada, deve aceitar sem irritação o fato de não ser recebido.

2) Conduzir o visitante à sala da chefia, caminhando um pouco à sua frente para indicar o caminho mas sem lhe dar totalmente as costas; Apresentar pessoas dizendo título, nome e cargo que ocupam nas respectivas empresas.

3) Ser pontual ao receber visitantes; Levantar-se para recebê-los (exceção feita a recepcionistas, que cumprem suas funções sentados atrás do balcão).

4) Nunca entrar fumando; Respeitar cartazes que proíbem fumar; Ao sair, agradecer aos intermediários.

5) Acompanhar o visitante até a saída dos limites do escritório (em geral a porta do elevador do andar em que ele se encontra) ou pedir que algum assistente o faça. O código de cerimonial deve ser consultado em caso de visitas oficiais. Quem acompanha o visitante espera a seu lado até que ele entre no elevador.

 

Portanto, é correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    1 e 3.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 4.

  • E.

    5.

A pesquisa de opinião pública é a principal técnica de coleta de dados para orientar o processo de relações públicas, fornecendolhe um complexo mensurável de informações. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de opinião pública é essencial ao processo de planejamento de relações públicas, mas não é utilizada em etapas posteriores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pesquisa de opinião pública é a principal técnica de coleta de dados para orientar o processo de relações públicas, fornecendolhe um complexo mensurável de informações. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Investigar os públicos constitui uma preocupação de relacionamento, mas não fornece uma base de dados ponderável que contribua estrategicamente com uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pesquisa de opinião pública é a principal técnica de coleta de dados para orientar o processo de relações públicas, fornecendolhe um complexo mensurável de informações. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A percepção dos grupos de empregados diante daquilo que a direção de uma empresa propõe constitui um objetivo de pesquisa de clima organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pesquisa de opinião pública é a principal técnica de coleta de dados para orientar o processo de relações públicas, fornecendolhe um complexo mensurável de informações. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A pesquisa institucional e a de motivação são exemplos de pesquisas externas que uma organização pode adotar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os profissionais de relações públicas identificam as conseqüências das decisões e a presença dos públicos mediante a utilização da administração de assuntos emergentes (issue management) e através do monitoramento do meio de atuação.

A afirmativa acima descrita também significa dizer que o monitoramento do meio refere-se ao fato de que os profissionais de relações públicas realizam:

  • A.

    Treinamentos organizacionais principalmente de relacionamentos interpessoais com líderes de grupos ativistas ou membros do governo para descobrir os problemas críticos e sociais.

  • B.

    Pesquisas e conversam com líderes da comunidade, líderes de grupos ativistas ou membros do governo para descobrir quem são os públicos e quais assuntos críticos podem gerenciar tais assuntos.

  • C.

    Intervenções nas comunidades, inserindo a cultura organizacional nessas comunidades para ficar mais fácil o alcance dos objetivos estratégicos das empresas.

  • D.

    Participações especiais em seções deliberativas do Congresso Nacional para descobrir quem são os públicos e quais assuntos críticos podem gerenciar tais assuntos.

  • E.

    Capacitação profissional com líderes da comunidade e líderes de grupos ativistas para descobrir quem são os públicos-alvo e quais assuntos críticos podem gerenciar tais assuntos.

A pesquisa de opinião pública é a principal técnica de coleta de dados para orientar o processo de relações públicas, fornecendolhe um complexo mensurável de informações. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Traçar o perfil dos públicos de uma organização é tarefa prévia à realização da pesquisa de opinião pública, não uma de suas funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

A diferença entre os meios econômicos e sociais nos ajuda a distinguir o marketing das relações públicas, ou seja, duas funções gerenciais que normalmente se confundem quando as relações públicas estão se iniciando. Observando o exposto:

1) A função de marketing se dá no meio administrativo. As relações públicas atuam no meio social das organizações.

2) A função de marketing se dá no meio econômico. As relações públicas atuam no planejamento organizacional das empresas.

3) A função de marketing se dá no meio administrativo. As relações públicas atuam no planejamento organizacional das empresas.

4) A função de marketing se dá no meio econômico. As relações públicas atuam no meio social das organizações.

5) A função de marketing se dá no meio capitalista. As relações públicas atuam na área sistêmica das organizações.

 

É correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    1.

  • B.

    1 e 2.

  • C.

    4.

  • D.

    4 e 5.

  • E.

    3.

A pesquisa de opinião pública é a principal técnica de coleta de dados para orientar o processo de relações públicas, fornecendolhe um complexo mensurável de informações. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Verificar o alcance dos objetivos de uma empresa junto aos públicos é uma das funções da pesquisa de opinião pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda sobre públicos estratégicos, estes também querem que as organizações almejem objetivos que são importantes para si e não necessariamente para a organização, como, por exemplo, a segurança do trabalho, produtos seguros e menos poluição. Portanto, podemos entender também que os públicos estratégicos:

  • A.

    Não possuem interesses específicos e, conseqüentemente, não podem influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • B.

    Possuem interesses de âmbito global e não podem influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • C.

    Possuem interesses específicos e fazem todo o possível para influenciar a missão e os objetivos das organizações.

  • D.

    Possuem interesses administrativos voltados ao mercado de trabalho e fazem todo o possível para influenciar os objetivos das organizações.

  • E.

    Possuem interesses públicos e fazem todo o possível para influenciar a missão das organizações.

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