Questões de Relações Públicas do ano 2006

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O planejamento de relações públicas, ancorado em quatro etapas principais — identificação da situação, planejamento, implementação e avaliação —, é um instrumento importante para que a prática cotidiana seja otimizada e se torne mais eficiente. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Como peça de apoio operacional, o planejamento anual deve ser obedecido rigidamente, pois, a partir de sua aprovação pela direção da organização, as mudanças para contemplar as situações imprevistas somente serão adicionadas no ano seguinte.

  • B.

    A definição dos objetivos e metas do planejamento a ser executado deve estimular o maior desenvolvimento da organização sem ficar presa à realidade e aos números. Trata-se da primeira carta de intenções do processo de planejamento.

  • C.

    Durante a implementação das ações do planejamento, o controle e o monitoramento têm a função de identificar os problemas para que no próximo planejamento os mesmos erros não sejam cometidos, já que não é mais possível executar ações de correção de desvios.

  • D.

    Na etapa de avaliação, é possível identificar se os objetivos foram alcançados, além de identificar as causas dos sucessos e dos insucessos dentro do contexto da organização.

O processo de planejamento tem como objetivo orientar as ações de comunicação que serão adotadas pelas organizações. Considerando que uma de suas principais etapas é a elaboração do diagnóstico, assinale a opção correta.

  • A.

    A análise de ambiente setorial, no diagnóstico, deve considerar que o papel dos stake holders como formadores de opinião tornou-se menos relevante após o desenvolvimento da Internet e da comunicação digital.

  • B.

    Definir a missão e a visão da organização é uma das principais atribuições do diagnóstico ao longo do processo de planejamento.

  • C.

    Após análise e descrição do negócio, produto ou serviço da organização, o diagnóstico deve apresentar algumas alternativas de sucesso, com propostas que sejam factíveis para a realidade organizacional que foi identificada.

  • D.

    O diagnóstico deve conter uma análise detalhada do ambiente interno, que inclui a caracterização dos públicos, do produto ou serviço, os recursos disponíveis, a situação financeira, a estrutura organizacional e os pontos fortes e fracos da organização.

A caracterização e a identificação dos públicos são fundamentais para que a atividade de relações públicas obtenha sucesso. Com relação à caracterização dos públicos de uma organização, assinale a opção correta.

  • A.

    Empregados compõem um dos públicos prioritários para a área de relações públicas. Nesse sentido, vige o dito popular de que primeiro deve-se arrumar a própria casa.

  • B.

    Clientes compõem um público que pertence ao universo de atuação do marketing, já que as relações públicas atuam no campo institucional.

  • C.

    A imprensa compõe um público específico que demanda da área de relações públicas muita negociação com o departamento comercial dos veículos, para que a assessoria de imprensa ocorra da maneira desejada.

  • D.

    O governo é um formador de opinião fortemente influenciado pela mídia, mas, como público de interesse, pertence ao grupo que não está ao alcance das ações de relações públicas, pois possui um alto grau de autonomia e independência.

No que se refere à formação dos públicos em relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    De cunho econômico, a teoria da formação de públicos em relações públicas, como preconiza o teórico americano James Grunig, depende diretamente da existência de três condições básicas: o investimento econômico da organização, a boa vontade dos envolvidos e o estabelecimento da comunicação simétrica de duas vias.

  • B.

    Atualmente, os públicos em relações públicas podem ser entendidos como grupos organizados que prestam efetiva colaboração às organizações, autorizando a sua constituição ou oferecendo o suporte de que necessitam para o desenvolvimento de seus negócios.

  • C.

    O critério geográfico utilizado pela maioria dos profissionais de relações públicas define que os públicos de uma organização podem ser divididos em públicos de decisão, de consulta, de comportamento e de opinião.

  • D.

    Como os demais agrupamentos coletivos, multidão e massa, o público em relações públicas caracteriza-se pelo comportamento irracional e sugestionável. Daí surge a necessidade de a organização intervir nesse relacionamento.

Como parte do sistema organizacional, as relações públicas exercem algumas funções específicas. Uma das funções mais importante e destacada por vários autores é a função política. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao exercer sua função política, as relações públicas buscam conquistar, por meio da política interna, maior espaço no mix da comunicação integrada.

  • B.

    A principal função política das relações públicas é a atividade de lobby.

  • C.

    As instituições públicas e estatais são focos naturais da atividade de relações públicas como função política, uma vez que as instituições privadas visam o lucro.

  • D.

    As relações públicas, como função política, atuam em questões pertinentes às relações de poder nas organizações, tanto no âmbito micro quanto no macro.

Assinale a opção que apresenta uma das principais características da atividade de relações públicas nas organizações de forma geral.

  • A.

    Direcionar, na função de assessoramento superior, suas atividades para o campo estratégico de recursos humanos a fim de obter a boa vontade dos públicos.

  • B.

    Minimizar o custo financeiro do processo de comunicação entre a organização e seus públicos.

  • C.

    Administrar estrategicamente a comunicação das organizações, a fim de obter melhor relacionamento com seus diversos públicos.

  • D.

    Atuar estrategicamente, de forma que os interesses das organizações possam se impor aos públicos, considerando o princípio legítimo da contratação.

É considerado um instrumento de saída das Relações Públicas:

  • A.

    Clipping.

  • B.

    Release.

  • C.

    Pesquisa.

  • D.

    Ouvidoria.

  • E.

    Centro de informação.

Os profissionais de Relações Públicas são responsáveis por gerar uma publicidade favorável, por meio de press releases e outros instrumentos, que nada mais são do que:

  • A.

    formas de comunicação sem custos para veiculação.

  • B.

    propaganda.

  • C.

    merchadising.

  • D.

    peças de outdoors em lugares estratégicos

  • E.

    endomarketing

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