Questões de Relações Públicas do ano 2006

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A respeito do desenvolvimento histórico do conceito de opinião pública, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Por muito tempo, a opinião não era valorizada na sociedade, pois se aproximava das crenças. Ao contrário, a ciência era capaz de apontar a verdade e deveria ser valorizada.

  • B.

    Ao surgir, no período da Revolução Francesa, o conceito de opinião pública caracterizou-se por abranger todas as camadas e extratos sociais, que puderam exprimir a revolta contra o rei.

  • C.

    No século XIX, a opinião pública perdeu importância e espaço de discussão devido à atuação não-comprometida com a verdade dos meios de comunicação de massa, que passaram a se organizar empresarialmente.

  • D.

    Atualmente, predomina o entendimento de que opinião pública é o resultado das pesquisas de opinião.

A opinião pública, como fenômeno coletivo que se apóia na realidade individual,

I não é unânime.

II não é, necessariamente, a opinião da maioria.

III pode ser diferente da opinião individual dos membros do grupo.

IV é composta por diversas opiniões e está em contínuo processo de formação.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Considerando as características de um serviço de atendimento ao público implantado em uma instituição pública, assinale a opção correta.

  • A.

    O serviço de atendimento ao público democratiza o acesso à informação e acelera a prestação de serviços públicos.

  • B.

    O atendimento realizado pelas centrais telefônicas do tipo 0800 burocratiza a relação cidadão/instituição pública.

  • C.

    A grande vantagem dos sistemas de atendimento ao público é aumentar a quantidade de vagas e empregos disponíveis no setor público.

  • D.

    O serviço automatizado de atendimento ao público interrompe o diálogo no processo de comunicação.

A equipe de cerimonial precisa ficar atenta a todos os detalhes de uma cerimônia, para garantir o desenrolar tranqüilo do evento e tomar eventuais providências preventivas. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Para não esquecer de anunciar a presença das principais autoridades, o receptivo do evento deve providenciar uma nominata, que poderá ser na forma de lista ou de cartões individuais, mas que deverá conter o nome e o cargo da autoridade.

  • B.

    Em casos de atrasos de autoridades que irão compor a mesa de honra, é aconselhável que o cerimonial deixe uma cadeira extra por perto. A cadeira poderá ser usada pela autoridade assim que chegar, mesmo que a solenidade já tenha começado.

  • C.

    Para que as autoridades não se confundam a respeito de seus lugares na mesa de honra, ao serem chamadas pelo mestre de cerimônias, elas podem ser acompanhadas por alguém da equipe de recepção até os seus respectivos lugares.

  • D.

    Para não diferenciar os convidados da solenidade, o cerimonial não deve reservar locais especiais na platéia, principalmente aqueles localizados nas primeiras fileiras. Essa prática antiga desqualifica o evento.

Em relação à ordem dos discursos a serem pronunciados durante uma solenidade, assinale a opção correta.

  • A.

    O primeiro a discursar e dar boas-vindas aos convidados sempre é o anfitrião do evento.

  • B.

    O convidado de honra, ocupando seu lugar de destaque, é o primeiro a discursar.

  • C.

    A ordem dos discursos é inversa à ordem de composição da mesa de honra. O primeiro discurso deverá ser feito pela autoridade menos importante e o último, pela autoridade mais importante.

  • D.

    A ordem dos discursos acompanha a ordem de formação da mesa de honra. O primeiro discurso deverá ser feito pela autoridade mais importante e o último, pela autoridade menos importante.

Considerando a realização de uma solenidade federal envolvendo os três estados da região Sul e sabendo que: a ordem de precedência desses estados, de acordo com sua constituição histórica, é Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; o dispositivo de bandeiras estará em cima do palco, assinale a opção que apresenta a disposição correta das bandeiras do ponto de vista de quem está assistindo ao evento e olhando de frente para o referido dispositivo.

  • A. Brasil - RS - SC - PR
  • B. RS - SC - PR - Brasil
  • C. SC - Brasil - RS - PR
  • D. PR - RS - Brasil - SC

Acerca da composição da mesa de honra de uma solenidade com muitas autoridades, assinale a opção correta.

  • A.

    Se o total de autoridades for número par, ocorre uma inversão natural: a autoridade mais importante ocupa o centro esquerdo, que é a posição de maior destaque na mesa, a segunda autoridade mais importante ocupa o centro direito e os demais convidados se revezam entre o lado esquerdo e lado direito.

  • B.

    Se o total de autoridades for número ímpar, o anfitrião deverá ocupar o centro da mesa, as autoridades mais importantes deverão ocupar todo o lado direito e as demais autoridades, todo o lado esquerdo.

  • C.

    Quando o mestre de cerimônia iniciar a composição da mesa de honra, ele deverá chamar as autoridades considerando a ordem do mais importante para o menos importante.

  • D.

    A definição da posição das autoridades entre esquerda e direita deverá seguir a linha de visão do público, ou seja, é considerado como lado esquerdo da mesa o lado esquerdo de quem está assistindo a solenidade e não de quem está sentado à mesa e de frente para o público.

Ao se enviar os convites para as solenidades oficiais é preciso utilizar corretamente a forma de tratamento dispensada a cada autoridade. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao enviar um convite, o pronome de tratamento, utilizado na segunda pessoa indireta, leva as concordâncias verbais, nominais e pronominais para a terceira pessoa. Exemplo: Vossa Senhoria nomearás vosso substituto.

  • B.

    O vocativo usado nas comunicações escritas dirigidas aos chefes de poder deve ser Excelentíssimo Senhor seguido do respectivo cargo. Exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

  • C.

    Vossa Excelência é um pronome de tratamento utilizado para as autoridades públicas que ocupam cargos eletivos; as demais devem ser tratadas por Vossa Senhoria.

  • D.

    No envelope, o correto endereçamento de um convite dirigido a um ministro do TSE deverá ser:

    A sua Senhoria o Senhor Ministro

    DD. Nome do Ministro

    Tribunal Superior Eleitoral

A partir dos conceitos de cerimonial e protocolo, julgue os próximos itens.

I Cerimonial pode ser entendido como a sucessão de atos durante uma cerimônia, como uma espécie de roteiro a ser seguido por todos.

II Cerimonial, protocolo e etiqueta são termos sinônimos durante a realização dos eventos oficiais.

III Protocolo é o conjunto de normas que existe para determinar posições e formas de tratamento de cada personalidade.

IV Etiqueta é o equivalente ao protocolo nos eventos de cunho privado.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Para as ações específicas de relações públicas, como o desenvolvimento de um projeto cultural ou um projeto de responsabilidade social, entre tantos outros, é necessário elaborar um projeto específico. Esse instrumento tem a função de colaborar para a realização da atividade de forma organizada e planejada. A respeito da estruturação de um projeto específico de relações públicas, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O projeto deve começar pelo título, seguido da identificação das organizações responsáveis pela promoção e realização da atividade proposta, e de uma breve identificação do projeto com a descrição de seu conteúdo.

  • B.

    O objetivo do projeto, preferencialmente, deve ser subdividido em geral e específico e deve ser seguido de uma breve justificativa que demonstre as razões, as necessidades e vantagens da realização da atividade.

  • C.

    É imprescindível que o projeto identifique e caracterize os públicos que serão atingidos, bem como aponte suas estratégias gerais e a relação de todas as atividades que serão realizadas para que o objetivo seja alcançado.

  • D.

    No projeto específico de relações públicas, diferentemente do planejamento global, o cronograma das atividades é substituído por uma descrição detalhada dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos.

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