Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se as características da aplicação do questionário pessoalmente, julgue os itens a seguir.
I As dúvidas que surgem com o desenrolar do questionário não podem ser resolvidas por ninguém.
II O controle sobre os entrevistadores é menor e não garante que as instruções de preenchimento do questionário serão observadas.
III O tempo de aplicação dos questionários pessoalmente é maior que o tempo gasto com a aplicação por telefone.
IV A entrevista pessoal permite alcançar amostras que não são atingidas pelos outros métodos, como, por exemplo, os moradores de rua.
Estão certos apenas os itens
Acerca das características da aplicação do questionário por telefone, julgue os itens abaixo.
I A complexa logística de aplicação dos questionários por telefone e a possibilidade de os entrevistadores introduzirem algum viés indesejável no momento de sua aplicação são aspectos negativos desse tipo de pesquisa.
II O custo é baixo se comparado à realização de entrevistas pessoais.
III O vínculo entre entrevistador e entrevistado é forte, o que oferece maior credibilidade às respostas.
IV É a técnica mais rápida de coleta de dados, mas limita a amostra à população que possui telefone.
Estão certos apenas os itens
A opção por realizar uma pesquisa implica a tomada de decisões que podem interferir em seu resultado final. Uma das principais decisões é a escolha da melhor técnica de coleta dos dados, considerando prazos, custos e limites de cada uma delas. A partir das características da aplicação do questionário por correio, julgue os itens subseqüentes.
I O baixo custo, proporcionado pela falta de contratação e treinamento de entrevistadores, é um aspecto positivo.
II O prazo de devolução dos questionários pelos entrevistados é reduzido e gira em torno de uma semana, o que acelera muito a realização da pesquisa.
III As respostas do questionário são anônimas e esse é um aspecto negativo, pois dificulta a caracterização do grupo de respondentes.
IV Não possui a interferência do entrevistador e permite que o entrevistado seja mais sincero em suas respostas.
Estão certos apenas os itens
Considerando que, para a área de relações públicas, a realização de uma pesquisa de opinião tem objetivos bem precisos, assinale a opção incorreta.
Um dos propósitos da pesquisa é confirmar suposições a respeito do estado da opinião pública acerca de determinado assunto.
A pesquisa de opinião ajuda a clarificar questões acerca das quais se tem pouca informação ou dados contraditórios.
Reorientar o pensamento e os conceitos a respeito dos problemas de relações públicas está entre os propósitos da pesquisa de opinião.
A pesquisa de opinião pode ter o objetivo de colaborar na formação do preço dos produtos e na melhoria da imagem desses produtos junto aos clientes.
Com relação a aspectos negativos do uso das pesquisas de opinião e das possíveis interferências do pesquisador durante a pesquisa, assinale a opção incorreta.
As barreiras geográficas impedem que os questionários possam ser aplicados em locais distantes.
Uma pergunta mal formulada pode induzir a resposta do entrevistado.
Se o ordenamento das questões não for lógico, o entrevistado pode ficar confuso e comprometer o nível de confiança da resposta.
A presença física do entrevistador no momento da aplicação do questionário pode constranger o entrevistado e a sinceridade de sua resposta.
A pesquisa de opinião tornou-se um importante instrumento de medição da opinião pública. É comum que seu resultado seja apresentado como sendo o próprio reflexo da opinião predominante na sociedade. No entanto, é preciso compreender muito bem os limites e possibilidades das pesquisas de opinião. A respeito dos aspectos positivos da pesquisa de opinião, assinale a opção correta.
Uma das principais vantagens da pesquisa é que a investigação ocorre no ambiente real, sem necessidade do uso de laboratório.
O método quantitativo facilita a coleta de grande quantidade de dados, que podem ser analisados apenas qualitativamente e oferecer respostas surpreendentes.
O questionário permite a compreensão em profundidade do imaginário do entrevistado, principalmente quando o instrumento pré-estruturado é preenchido face a face.
O baixo custo de aplicação do questionário compensa a impossibilidade da análise estatística de algumas variáveis socioeconômicas dos entrevistados.
Opinião pública é todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas.
Considerando o tema do texto acima apresentado, julgue os próximos itens.
I A opinião pública é um fenômeno coletivo e se origina de um processo de discussão.
II É preciso haver a publicização das opiniões que devem ser externalizadas para o conhecimento coletivo. Os meios de comunicação têm papel de destaque nessa fase.
III A opinião pública trata de temas variados, que não precisam se referir a toda a sociedade nem ter relevância. É o caso da fofoca.
IV Por ser coletiva, a opinião pública pode ter como sujeito indivíduos isolados que mantenham uma discussão racional.
A quantidade de itens certos é igual a
Acerca dos aspectos psicológicos que podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade, assinale a opção correta.
A esquematização, em que as qualidades do outro são reduzidas a uma só, é o único tipo de estereótipo que não exerce influência sobre a opinião pública.
A identificação, subdividida em introjeção, projeção e rejeição, é um dos principais mecanismos para a compreensão dos relacionamentos sociais e da formação da opinião, do ponto de vista psicológico.
A idealização faz que o grupo social cristalize a opinião favorável em relação ao seu oposto e a opinião negativa em relação a si próprio, denotando baixa auto-estima do grupo.
Embora impactante no início, a penetração do estereótipo em termos psicológicos é pequena, já que se dilui rapidamente ao longo de curto período de tempo.
Com relação aos aspectos históricos que podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade, assinale a opção correta.
Acontecimentos históricos, como a onda de ataques criminosos ocorridos no Brasil em 2006, podem influenciar a opinião pública e induzir a aceitação de novas maneiras de resolver os problemas.
Com base nos acontecimentos históricos, o indivíduo, em nome da segurança, esconde suas opiniões latentes e descarta novas maneiras de resolver os problemas.
Durante momentos de guerras e revoluções, a opinião pública não abre mão de seus pressupostos de racionalidade e objetividade na formação de correntes de opinião.
Os acontecimentos históricos influenciam de modo geral a sociedade como um todo, já o indivíduo, particularmente, fica isento dessa influência por se resguardar em suas convicções pessoais.
Aspectos sociológicos podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade. A esse respeito, assinale a opção correta.
Em comunidade, compreendida como um grupo de solidariedade institucional, o cidadão possui mais dificuldade em obter apoio às opiniões individuais.
Nas sociedades com grande mobilidade social, também se verifica grande propensão às mudanças de opinião.
O grau de urbanização da sociedade faz que os moradores do campo tenham uma opinião dinâmica, comparadas aos habitantes da periferia dos grandes centros urbanos.
Ao se analisar a formação da opinião em uma determinada sociedade, é preciso desconsiderar a estrutura de classe social e se fixar em aspectos como a idade e o grau de instrução da população.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...