Questões de Relações Públicas do ano 2006

Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a realização de uma solenidade federal envolvendo os três estados da região Sul e sabendo que: a ordem de precedência desses estados, de acordo com sua constituição histórica, é Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; o dispositivo de bandeiras estará em cima do palco, assinale a opção que apresenta a disposição correta das bandeiras do ponto de vista de quem está assistindo ao evento e olhando de frente para o referido dispositivo.

  • A.

    Brasil – RS – SC – PR

  • B.

    RS – SC – PR – Brasil

  • C.

    SC – Brasil – RS – PR

  • D.

    PR – RS – Brasil – SC

A partir dos conceitos de cerimonial e protocolo, julgue os próximos itens.

I Cerimonial pode ser entendido como a sucessão de atos durante uma cerimônia, como uma espécie de roteiro a ser seguido por todos.

II Cerimonial, protocolo e etiqueta são termos sinônimos durante a realização dos eventos oficiais.

III Protocolo é o conjunto de normas que existe para determinar posições e formas de tratamento de cada personalidade.

IV Etiqueta é o equivalente ao protocolo nos eventos de cunho privado.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

No que se refere ao processo de avaliação do evento, que é uma etapa tão importante quanto as outras, assinale a opção correta.

  • A.

    O relatório de avaliação, a ser produzido no final do evento, deve conter a análise das principais conclusões obtidas pelos instrumentos de avaliação. Seu objetivo é fortalecer os pontos fortes e aprimorar os pontos fracos.

  • B.

    O relatório de avaliação deve limitar-se à etapa de execução do evento, sem abranger a etapa do planejamento.

  • C.

    O clipping de notícias não é um indicador que deve ser considerado na avaliação do evento, pois a quantidade de notícias independe do trabalho da equipe de organização.

  • D.

    Para que o relatório seja fiel e espelhe a opinião dos participantes do evento, a organização deve condicionar a entrega do certificado de participação à devolução do questionário de avaliação na secretaria do evento.

O evento tem a característica de ser momentâneo, sendo assim não é possível recomeçá-lo. O detalhamento de sua organização é muito importante; erros e mudanças de última hora demonstram aos participantes a falta de zelo da organização e podem comprometer o sucesso do evento. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Após a aprovação do planejamento do evento, é preciso iniciar a etapa de organização, que prevê o detalhamento de todas as providências necessárias para o seu sucesso.

  • B.

    Um dos itens que deve ser considerado na escolha do local do evento refere-se ao conforto dos participantes, à facilidade de acesso e à capacidade de estacionamento.

  • C.

    A depender do evento, a organização deve iniciar sua estratégia de comunicação com os participantes com meses de antecedência, a fim de estimular a participação do públicoalvo.

  • D.

    Como estratégia de comunicação, o trabalho da assessoria de imprensa somente se justifica nos eventos da iniciativa privada, pois os eventos organizados por órgãos públicos já despertam naturalmente a atenção da mídia.

Os eventos institucionais são importantes componentes do mix de comunicação das organizações. A respeito da etapa referente ao planejamento de um evento do tipo seminário, julgue os itens a seguir.

I O planejamento deve indicar o local, data e hora do evento, pois estes são elementos importantes para o sucesso ou fracasso da iniciativa. É preciso que sejam analisadas todas as condições internas e externas à instituição promotora que podem interferir negativamente para o sucesso do evento.

II No caso de um seminário promovido por um órgão público, não é preciso que o planejamento se detenha na identificação do público-alvo com o temário do evento, pois as instituições públicas já possuem um mailing list padrão de seus convidados.

III A estratégia de comunicação e divulgação do seminário deve ser adequada às características do público-alvo. Nesse tipo de evento, a divulgação local é mais apropriada por se tratar de um evento de pequeno porte.

IV O planejamento do seminário deve contemplar a descrição detalhada dos recursos materiais e da quantidade de pessoas envolvidas em sua operacionalização, para que sua viabilidade seja aprovada.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Para as ações específicas de relações públicas, como o desenvolvimento de um projeto cultural ou um projeto de responsabilidade social, entre tantos outros, é necessário elaborar um projeto específico. Esse instrumento tem a função de colaborar para a realização da atividade de forma organizada e planejada. A respeito da estruturação de um projeto específico de relações públicas, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O projeto deve começar pelo título, seguido da identificação das organizações responsáveis pela promoção e realização da atividade proposta, e de uma breve identificação do projeto com a descrição de seu conteúdo.

  • B.

    O objetivo do projeto, preferencialmente, deve ser subdividido em geral e específico e deve ser seguido de uma breve justificativa que demonstre as razões, as necessidades e vantagens da realização da atividade.

  • C.

    É imprescindível que o projeto identifique e caracterize os públicos que serão atingidos, bem como aponte suas estratégias gerais e a relação de todas as atividades que serão realizadas para que o objetivo seja alcançado.

  • D.

    No projeto específico de relações públicas, diferentemente do planejamento global, o cronograma das atividades é substituído por uma descrição detalhada dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos.

O planejamento de relações públicas, ancorado em quatro etapas principais — identificação da situação, planejamento, implementação e avaliação —, é um instrumento importante para que a prática cotidiana seja otimizada e se torne mais eficiente. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Como peça de apoio operacional, o planejamento anual deve ser obedecido rigidamente, pois, a partir de sua aprovação pela direção da organização, as mudanças para contemplar as situações imprevistas somente serão adicionadas no ano seguinte.

  • B.

    A definição dos objetivos e metas do planejamento a ser executado deve estimular o maior desenvolvimento da organização sem ficar presa à realidade e aos números. Trata-se da primeira carta de intenções do processo de planejamento.

  • C.

    Durante a implementação das ações do planejamento, o controle e o monitoramento têm a função de identificar os problemas para que no próximo planejamento os mesmos erros não sejam cometidos, já que não é mais possível executar ações de correção de desvios.

  • D.

    Na etapa de avaliação, é possível identificar se os objetivos foram alcançados, além de identificar as causas dos sucessos e dos insucessos dentro do contexto da organização.

O processo de planejamento tem como objetivo orientar as ações de comunicação que serão adotadas pelas organizações. Considerando que uma de suas principais etapas é a elaboração do diagnóstico, assinale a opção correta.

  • A.

    A análise de ambiente setorial, no diagnóstico, deve considerar que o papel dos stake holders como formadores de opinião tornou-se menos relevante após o desenvolvimento da Internet e da comunicação digital.

  • B.

    Definir a missão e a visão da organização é uma das principais atribuições do diagnóstico ao longo do processo de planejamento.

  • C.

    Após análise e descrição do negócio, produto ou serviço da organização, o diagnóstico deve apresentar algumas alternativas de sucesso, com propostas que sejam factíveis para a realidade organizacional que foi identificada.

  • D.

    O diagnóstico deve conter uma análise detalhada do ambiente interno, que inclui a caracterização dos públicos, do produto ou serviço, os recursos disponíveis, a situação financeira, a estrutura organizacional e os pontos fortes e fracos da organização.

A caracterização e a identificação dos públicos são fundamentais para que a atividade de relações públicas obtenha sucesso. Com relação à caracterização dos públicos de uma organização, assinale a opção correta.

  • A.

    Empregados compõem um dos públicos prioritários para a área de relações públicas. Nesse sentido, vige o dito popular de que primeiro deve-se arrumar a própria casa.

  • B.

    Clientes compõem um público que pertence ao universo de atuação do marketing, já que as relações públicas atuam no campo institucional.

  • C.

    A imprensa compõe um público específico que demanda da área de relações públicas muita negociação com o departamento comercial dos veículos, para que a assessoria de imprensa ocorra da maneira desejada.

  • D.

    O governo é um formador de opinião fortemente influenciado pela mídia, mas, como público de interesse, pertence ao grupo que não está ao alcance das ações de relações públicas, pois possui um alto grau de autonomia e independência.

No que se refere à formação dos públicos em relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    De cunho econômico, a teoria da formação de públicos em relações públicas, como preconiza o teórico americano James Grunig, depende diretamente da existência de três condições básicas: o investimento econômico da organização, a boa vontade dos envolvidos e o estabelecimento da comunicação simétrica de duas vias.

  • B.

    Atualmente, os públicos em relações públicas podem ser entendidos como grupos organizados que prestam efetiva colaboração às organizações, autorizando a sua constituição ou oferecendo o suporte de que necessitam para o desenvolvimento de seus negócios.

  • C.

    O critério geográfico utilizado pela maioria dos profissionais de relações públicas define que os públicos de uma organização podem ser divididos em públicos de decisão, de consulta, de comportamento e de opinião.

  • D.

    Como os demais agrupamentos coletivos, multidão e massa, o público em relações públicas caracteriza-se pelo comportamento irracional e sugestionável. Daí surge a necessidade de a organização intervir nesse relacionamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...