Questões de Relações Públicas do ano 2014

Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos estudos de Relações Públicas, o agregado de opiniões das pessoas que constituem determinado público, em relação a uma organização específica, denomina-se:

  • A. pesquisa de opinião.
  • B. Opinião pública.
  • C. Opinião de público.
  • D. Auditoria de opinião.
  • E. Pesquisa de marketing.

Para Mariângela Haswani, as novas dimensões da comunicação pública devem considerar os sujeitos, os objetos e as finalidades envolvidos no processo. Nesse sentido, uma das grandes linhas de análise e ação da comunicação pública que age na perspectiva de sensibilizar a opinião pública sobre temas de particular interesse social é a comunicação:

  • A. hegemônica.
  • B. de crise.
  • C. de marketing.
  • D. da instituição pública.
  • E. de solidariedade social.

Veículo impresso de grande alcance de comunicação, em geral ilustrado, que atinge a um público específico de acordo com suas temáticas e linha editorial:

  • A. jornal.
  • B. house organ.
  • C. folder.
  • D. revista.
  • E. newsletter.

Em termos de assessoria de imprensa, nenhuma organização deve abrir mão de fontes tradicionais de divulgação, incluindo a publicidade, mas projetos originais e empresarialmente honestos têm facilidade para obter:

  • A. mídia alternativa.
  • B. mídia espontânea.
  • C. mídia paga.
  • D. troca de favores entre assessor e imprensa.
  • E. informe publicitário.

É característica da entrevista exclusiva:

  • A. ser concedida a apenas uma agência de notícias que pode vender a matéria a um ou mais veículos.
  • B. ser convocada pela assessoria de imprensa no formato de coletiva.
  • C. ser concedida a apenas um repórter e só pode ser divulgada no veículo que ele representa.
  • D. a personalidade atende à imprensa em conjunto.
  • E. ser concedida a um só repórter que a divulgará no veículo que pagar mais.

As assessorias de imprensa podem ser internas, mistas ou externas à organização. Em qualquer dessas situações, a utilização de instrumentos como press-releases e press-kits requer alguns cuidados que não contaminem a relação entre a organização e a imprensa. Na utilização desse material devem predominar:

  • A. O bom senso, o caráter mercadológico da notícia e o oportunismo do momento.
  • B. A rapidez, o oportunismo do momento e a possibilidade de se conseguir uma primeira página.
  • C. A rapidez, o caráter mercadológico da notícia e a possibilidade de se conseguir uma primeira página.
  • D. As boas relações com o repórter, a utilidade comercial da relação e o caráter público da notícia.
  • E. O bom senso, o caráter público da notícia e sua utilidade social.

O docente-pesquisador e as Instituições de Ensino e Pesquisa são julgados mais pelo que apresentam por escrito do que pelo conjunto de sua obra. Nesse sentido, para CAPES e CNPQ, o produto de difusão científica mais relevante ao avaliar um programa de pós-graduação é

  • A. a organização de eventos científicos.
  • B. o artigo científico em periódicos especializados.
  • C. o trabalho apresentado em congresso.
  • D. a aula.
  • E. a organização de livros.

Marshall McLuhan elaborou importante contribuição aos estudos da comunicação a partir da constatação de que o “meio é a mensagem”. Outra de suas ideias básicas é a distinção entre veículos quentes e frios. Os quentes são aqueles

  • A. de alta definição de um dos sentidos e que dão um máximo de informação.
  • B. que têm baixa definição, mas envolvem todos os sentidos de uma vez só, implicando alto grau de participação.
  • C. de alta definição, implicando alto grau de participação de todos os sentidos.
  • D. que têm baixa definição e envolvem só um sentido a cada vez.
  • E. que primeiro foram frios e, após aquecidos pela mídia, ficam quentes.

Ao estudar o monitoramento ambiental, Kunsch incorpora a abordagem de Davenport sobre a ecologia da informação que se baseia na maneira como as pessoas

  • A. mercantilizam, distribuem e usam a imagem da empresa.
  • B. criam, distribuem, vendem a informação e usam a imagem da empresa.
  • C. distribuem, comercializam e vendem a imagem da empresa.
  • D. criam, distribuem, compreendem e usam a informação.
  • E. criam, mercantilizam e vendem a informação.

Com a consolidação do uso da Internet nas relações profissionais e pessoais, muitas organizações, como multinacionais e universidades, fazem reuniões e eventos, utilizando ferramentas da web como Skype, por exemplo. Ao mesmo tempo, eventos presenciais na rua são promovidos por novos meios de comunicação. Em 2013, durante a Copa das Confederações no Rio de Janeiro, várias metrópoles brasileiras foram tomadas por manifestações convocadas

  • A. pelos meios de comunicação de massa.
  • B. pelas redes sociais.
  • C. por cartazes espalhados em pontos estratégicos.
  • D. por comunicação secreta.
  • E. por grupos clandestinos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...