Questões de Relações Públicas do ano 2014

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Os eventos organizacionais de pequeno e médio porte constituem uma atividade de grande interesse para as empresas, tendo em vista que propiciam o envolvimento direto dos públicos na sua realização. São, assim, um excelente meio de comunicação:

  • A. dirigida aproximativa.
  • B. de massa.
  • C. subliminar.
  • D. impressa.
  • E. audiovisual.

Segundo Kotler e Armstrong, as entrevistas de grupos focais estimulam uma discussão aberta para que as interações do grupo tragam à luz sentimentos reais. Para os autores, esses grupos devem ter:

  • A. de doze a dezesseis pessoas.
  • B. de dezesseis a vinte pessoas.
  • C. ao menos oito pessoas do mesmo sexo.
  • D. quinze pessoas.
  • E. de seis a dez pessoas.

Margarida Kunsch, no seu tradicional livro “Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada”, estabelece algumas diferenças entre planejamento estratégico e administração estratégica. Enquanto o planejamento estratégico prioriza o sistema de planejamento, a administração estratégica prioriza:

  • A. a capacitação de RH.
  • B. o sistema de ação.
  • C. o fim de um novo comportamento.
  • D. as mudanças rápidas no financeiro.
  • E. as demissões induzidas.

Nas empresas, entidades e agências que se dedicam profissionalmente à atividade de Relações Públicas, o registro no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas:

  • A. não é obrigatório.
  • B. é facultativo.
  • C. é obrigatório.
  • D. não é obrigatório, mas é recomendável.
  • E. é aceitável diante de argumentos jurídicos.

Os quatro modelos de Relações Públicas elaborados por Grunig e Hunt são:

  • A. De imprensa/propaganda; de informação pública; assimétrico de uma mão; assimétrico de duas mãos.
  • B. Efeitos equilibrados; avaliadora da compreensão; assimétrico de uma mão; de informação pública.
  • C. Compreensão mútua; simétrico de duas mãos; avaliadora da compreensão; de imprensa/propaganda.
  • D. Compreensão mútua; simétrico de duas mãos; avaliadora da compreensão; efeitos equilibrados.
  • E. De imprensa/propaganda; de informação pública; assimétrico de duas mãos; simétrico de duas mãos.

Segundo Cicilia Peruzzo, entre os princípios norteadores das práticas e ações da comunicação comunitária destaca-se o da força motriz. Esse princípio norteia-se pela:

  • A. representação de diversos setores escolhidos pela empresa envolvida.
  • B. ampliação dos direitos e deveres de cidadania com vistas à constituição de uma sociedade justa e igualitária.
  • C. promoção da atuação independente da comunidade com o estabelecimento de regras claras por parte da empresa.
  • D. abertura de espaço para a participação democrática.
  • E. aproximação das comunidades aos interesses das empresas envolvidas.

É comum a sobreposição de interpretações a respeito dos conceitos de comunicação pública, comunicação governamental e comunicação política. A comunicação pública:

  • A. é praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas à população.
  • B. carece da legitimidade da opinião pública para ser algo que pertence a todos.
  • C. é praticada por partidos políticos com a finalidade de angariar votos.
  • D. é feita no espaço público sobre tema de utilidade pública.
  • E. se refere exclusivamente à ideia de esfera pública de Habermas.

Segundo Roberto Porto Simões, os cientistas de teorias das organizações classificam seis funções organizacionais: produção, finanças, marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e administração geral. Porto Simões, no entanto, afirma que existe uma sétima função que se refere à relação de poder entre a organização e todos aqueles agentes com influência que podem interceptar ou desviar sua trajetória. Trata-se da função:

  • A. política.
  • B. geográfica.
  • C. espacial.
  • D. fática.
  • E. metonímica.

Segundo Peter Burke, quatro teóricos foram particularmente importantes para os praticantes da Nova História Cultural. Entre eles, aquele que trabalhou com conceitos básicos como "carnavalização", "destronar" e "realismo grotesco" é:

  • A. Pierre Bourdieu.
  • B. Michel Foucault.
  • C. Mikhail Bakhtin.
  • D. Norbert Elias.
  • E. Michel Maffesoli.

A administração do relacionamento com os clientes é fortemente baseada no levantamento e na análise das informações geradas ao longo desse processo. O núcleo central do conhecimento dentro do processo de CRM (Customer Relationship Management) é o(a)

  • A. benchmarking, que identifica as melhores práticas do mercado que levam a um desempenho superior.
  • B. marketing de massa, que é capaz de atingir um número maior de clientes com um custo reduzido.
  • C. pesquisa de mercado, a qual realiza levantamentos sistemáticos de informações que diminuem os riscos na tomada de decisão.
  • D. campanha de promoção de vendas, que realiza ofertas de redução de preços com o objetivo de aumentar o volume das mercadorias comercializadas nos PDV (Pontos de Vendas).
  • E. data warehouse, que reúne informações detalhadas sobre o histórico dos clientes e suas transações.
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