Questões de Relações Públicas do ano 2014

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Na área de Relações Públicas, existe a consciência da necessidade da disciplina. Essa consciência é, também, expressa pela atividade de planejamento de Relações Públicas, que segue três etapas predefinidas: referencial, de consolidação e de consentimento, que se sucedem de maneira lógica. Em relação a essas etapas, considere as afirmativas abaixo.

I – Na etapa referencial, esquematiza-se o tempo das atividades.

II – Na etapa de consolidação, determina-se o público.

III – Na etapa de consentimento, mentaliza-se a ação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

Toda empresa deve definir e redefinir seu negócio constantemente, com o objetivo de ter uma visão clara das oportunidades e ameaças que podem interferir no desenvolvimento da organização. Nesse cenário, a área de Relações Públicas deve elaborar um plano estratégico de comunicação que

  • A. ajude a supervisionar a criação das campanhas publicitárias e faça o follow up com os veículos de comunicação impressa.
  • B. crie um canal de comunicação com os parceiros e ajude a organização no relacionamento com os veículos de comunicação em momentos de crise.
  • C. ajude a área comercial a descobrir novos públicos e a pensar em atividades que agreguem valor econômico às suas práticas institucionais.
  • D. possa vir a desenvolver novos produtos com a área de criação e a implantar as ações de comunicação junto aos veículos.
  • E. leve em consideração as opiniões de todos os setores da empresa e implemente políticas de marketing direto.

A construção de uma imagem positiva e de uma identidade corporativa forte passa por uma coerência entre o comportamento institucional e a sua comunicação integrada. Essa construção ocorre por meio de

  • A. ações convergentes da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa
  • B. atitudes mercadológicas compatíveis com a política de patrocínios a eventos públicos
  • C. campanhas publicitárias abrangentes e com grande aporte de verba
  • D. pesquisas de opinião sobre a satisfação dos funcionários e acionistas
  • E. comunicação indireta com parceiros, fornecedores e consumidores

A maior preocupação das empresas, ao longo de sua existência, é se manterem coerentes e relevantes para seu público. Durante uma vida mercadológica, que atravessa décadas, mudanças são constantes e necessárias. Há, porém, uma parte não mutável no contexto, responsável pela manutenção da identidade da empresa, que é a(o)

  • A. comunicação externa
  • B. design do logo
  • C. corpo funcional
  • D. conjunto de consumidores
  • E. conjunto de valores institucionais

Geralmente é alguém contratado com boa dicção, voz imponente, podendo ser alguém de comunicação social ou não, dependendo do tipo de cerimônia que será realizada. Em organizações privadas pode ser um colaborador ou alguém com cargo de assessor ou gerência que é convidado a ser mestre de cerimônias. Em festas e eventos culturais pode ser um apresentador que não tem a mesma formalidade que o mestre de cerimônias. Pode ser também um casal e pode ser um homem ou uma mulher. Referimo-nos ao:

  • A. Cerimonialista.
  • B. Jornalista.
  • C. Orador.
  • D. Mestre de Cerimônias.
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