Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando-se os princípios que norteiam a coordenação da comunicação (planejar, organizar, dirigir e controlar), analise as alternativas abaixo:

I. Planejar é determinar antecipadamente o que se deve fazer e organizar é criar metodologia para que os objetivos sejam atingidos.

II. Organizar é congregar diversos recursos e dirigir é adotar decisões corretas, procurando converter o que foi organizado em resultados concretos.

III. Planejar é também definir o que fazer e como os objetivos devem ser atingidos e controlar é acompanhar a execução do plano.

IV. Dirigir é corrigir os erros e desvios observados e organizar é congregar fatores necessários.

A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as alternativas:

  • A.

    I e III estão corretas.

  • B.

    I e IV estão corretas.

  • C.

    II e III estão corretas.

  • D.

    III e IV estão corretas.

Analise estas afirmativas concernentes à definição de Relações Públicas pelos órgãos de classe e lei federal e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) A Confederação Interamericana de Relações Públicas define como: uma atividade sociotécnico-administrativa, mediante a qual se pesquisa e avalia a opinião e a atitude do público (...) e na compreensão da mesma para com entidades de qualquer natureza.

( ) A International Public Relations Association (IPRA) entende que: constituem função de direção, de caráter permanente e organizado, mediante a qual a empresa pública ou privada procura obter e conservar a compreensão (...) e obter uma eficaz cooperação em vista da maior satisfação possível dos interesses comuns.

( ) A Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) as relações públicas são: o esforço deliberado, planificado e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua (...) entre a organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente.

( ) A lei federal nº 5377, que regulamenta a profissão diz que: a atividade é o esforço deliberado, planificado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua (...) constituem o objeto geral da profissão liberal ou assalariada de relações públicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

  • A.

    (F)(V)(F)(F).

  • B.

    (F)(V)(V)(F).

  • C.

    (V)(F)(F)(V).

  • D.

    (V)(V)(V)(V).

A apresentação visual, o comportamento institucional e a comunicação integrada de uma empresa formam um conjunto que, por meio de ações convergentes, constrói o(a)

  • A. fluxo comunicativo
  • B. planejamento estratégico
  • C. planejamento de mídia
  • D. administração organizacional
  • E. identidade corporativa

A compreensão da comunicação integrada nas empresas passa pela atuação conjugada de todos os profissionais da área de comunicação, incluindo o marketing. Com base na definição dos objetivos de marketing, decide-se de que forma cada elemento do composto de comunicação pode apoiar esses objetivos.

Essa atitude empresarial tem como meta, dentre outras,

  • A. buscar mais canais de comunicação na mídia impressa.
  • B. buscar novos parceiros comerciais que proporcionem maior exposição na mídia.
  • C. criar novos eventos em que seja possível exibir o produto.
  • D. incrementar a atuação dos stakeholders nos esforços de produção, veiculação e logística.
  • E. corrigir desvios ocorridos com a realização de ações não conjugadas.

Dentre as finalidades do trabalho de relações públicas, destaca-se a de cuidar da

  • A. imagem corporativa externa dos funcionários e dos clientes da organização.
  • B. imagem da organização, contribuindo para a construção de sua identidade corporativa.
  • C. relação entre a demanda do mercado e a programação de lançamento de novos produtos.
  • D. relação entre os fornecedores e a empresa, criando uma identidade entre eles.
  • E. relação interna da empresa com a mídia impressa, através das inserções publicitárias.

O chamado mix de comunicação integrada é um composto que envolve, dentre outros,

  • A. marketing, pesquisa de mercado e veiculação
  • B. propaganda, promoção de vendas e merchandising
  • C. ponto de venda, identidade corporativa e audiência
  • D. relações públicas, recursos humanos e finanças
  • E. venda pessoal, política interna e briefing

A auditoria de opinião é um recurso amplamente utilizado por assessorias de comunicação e de relações públicas.

 Dentre os procedimentos utilizados para a operacionalização desse tipo de auditoria, NÃO se aplica a

  • A. definição dos públicos preferenciais
  • B. preparação dos temas para o roteiro
  • C. qualificação do entrevistador
  • D. redação dos relatórios individuais
  • E. tabulação dos dados quantitativos

Na visão moderna e no contexto da complexidade contemporânea, é necessária a identificação de todas as tipologias de públicos que se relacionam com uma organização.

No âmbito do planejamento de relações públicas, o mapeamento desses públicos deverá, em relação à organização, levar em consideração o(a)

  • A. grau de segmentação
  • B. nível de relacionamento
  • C. volume de investimento
  • D. capacidade de troca
  • E. intensidade da percepção

Sobre a formação de público em Relações Públicas, considere as afirmações a seguir.

I - Um público é constituído por pessoas ou grupos organizados, dispostos a iniciar um diálogo com a organização.

II - As discussões dos grupos dependem da proximidade física, já que os debates perdem a força se efetuados com o uso parcial dos veículos de comunicação.

III - O ponto fundamental para a estruturação dos públicos é a presença da controvérsia, sem a qual não serão emitidas opiniões válidas.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Os eventos são um meio de comunicação dirigida que aproximam a organização do público-alvo.

Nesse sentido, dentre as atividades que envolvem o planejamento de um evento NÃO está incluída a

  • A. contratação de recepcionistas e cerimonialistas
  • B. criação de identidade visual única para o evento
  • C. elaboração de benchmarking interno
  • D. preparação de lista de convidados e autoridades
  • E. produção de material informativo e promocional
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...