Questões sobre Geral

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Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:

  • A.

    processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.

  • B.

    sistema de links que induz à navegação ordenada em portais de informação jornalística, garantindo a leitura linear dos conteúdos on-line.

  • C.

    processo consciente de seleção de informações normalmente executado pelos censores durante os regimes ditatoriais no sentido de manipular a opinião pública.

  • D.

    conceito ligado à semiologia e que avalia a formatação da informação baseada em seu “portão de saída”, ou seja, do meio de comunicação em que será veiculada.

  • E.

    sistema de segurança que permite o acesso de usuários cadastrados a informações sigilosas e dissonantes da linha editorial dos veículos noticiosos on-line.

Para Beatriz Sarlo, “(...) hoje, sem o zapping, ninguém mais assistiria televisão”. Sobre o processo de zapping, caracterizado pela autora, é correto afirmar que:

  • A.

    é usado pelos diretores de câmera para, por meio de sucessivos cortes, estabelecer uma diversidade de pontos de vista.

  • B.

    restringe a liberdade do espectador em trocar de canal nos intervalos comerciais existentes na TV aberta.

  • C.

    funciona como um switcher nas mãos dos diretores de TV, que fazem opções por longos planos gerais fixos no sentido de fidelizar a audiência.

  • D.

    permite a montagem autogerida pelo telespectador, que se fixa em programas jornalísticos e de esportes.

  • E.

    proporciona aos usuários, pelo uso do controle remoto, cortes e montagens de imagens de diversas emissoras de modo não previsto pelos diretores de TV.

Adorno e Horkheimer propuseram o conceito de Indústria Cultural ao analisar criticamente os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Entre esses efeitos não está a:

  • A.

    passividade.

  • B.

    alienação.

  • C.

    reificação.

  • D.

    conscientização.

  • E.

    homogeneização.

Entendem-se por valores-notícia os critérios por meio dos quais os acontecimentos são avaliados em sua potencialidade de serem transformados em notícia. Agrupados normalmente em categorias, o critério que pertence à categoria substantiva é:

  • A.

    brevidade – independente do espaço/tempo disponíveis, o relato noticioso deve ser breve.

  • B.

    equilíbrio – a imagem deve ter mais relevância que o texto nos meios audiovisuais e menos nos meios impressos.

  • C.

    exclusividade – o furo jornalístico deve ser publicado com agilidade independente da confirmação dos fatos.

  • D.

    protetividade – catástrofes e acidentes naturais só devem ser noticiados em caso de ameaça para a população.

  • E.

    potencial de evolução – fatos que apresentam conseqüências a serem desdobradas no futuro são mais noticiáveis do que os que se encerram em si mesmos.

Para Stuart Hall (2001), é possível tentar entender a identidade a partir de três formas de compreender o sujeito e o mundo. Para o autor, o sujeito cuja essência interior (“eu real”) é formada e modificada num diálogo contínuo com mundos culturais “exteriores” e identidades que esses mundos oferecem é o sujeito:

  • A.

    contemporâneo.

  • B.

    sociológico.

  • C.

    pós-moderno.

  • D.

    fragmentado.

  • E.

    do Iluminismo.

Julgue os itens a seguir, relativos a relações públicas.

I Um dos objetivos das relações públicas é gerenciar o relacionamento da organização com o público, em situações de prejuízos à imagem da instituição.

II O relações-públicas ajuda a decidir quando e como fazer ações de comunicação; para tal, necessita conhecer muito bem a organização em que trabalha, sem a necessidade de atuar em conjunto com a diretoria, pois o seu foco são os diferentes setores da sociedade com os quais se comunica.

III É possível caracterizar relações públicas tanto como atividade administrativa, quanto de comunicação, uma vez que se direciona para a qualidade das interações e que ocorrem ações administrativas com impacto no processo de comunicação.

IV O relações-públicas utiliza diferentes instrumentos e canais de comunicação, entre eles, revistas e encontros.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

Simpósio é a exposição de um especialista sobre determinado assunto, geralmente de natureza educativa, para uma platéia relativamente pequena.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

Do ponto de vista das organizações, os eventos podem são classificados em promocionais (comerciais), institucionais ou turísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

O objetivo exclusivo do evento é o retorno financeiro para seus promotores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.

O evento pode ser considerado como componente do mix da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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