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Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:
processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.
sistema de links que induz à navegação ordenada em portais de informação jornalística, garantindo a leitura linear dos conteúdos on-line.
processo consciente de seleção de informações normalmente executado pelos censores durante os regimes ditatoriais no sentido de manipular a opinião pública.
conceito ligado à semiologia e que avalia a formatação da informação baseada em seu portão de saída, ou seja, do meio de comunicação em que será veiculada.
sistema de segurança que permite o acesso de usuários cadastrados a informações sigilosas e dissonantes da linha editorial dos veículos noticiosos on-line.
Para Beatriz Sarlo, (...) hoje, sem o zapping, ninguém mais assistiria televisão. Sobre o processo de zapping, caracterizado pela autora, é correto afirmar que:
é usado pelos diretores de câmera para, por meio de sucessivos cortes, estabelecer uma diversidade de pontos de vista.
restringe a liberdade do espectador em trocar de canal nos intervalos comerciais existentes na TV aberta.
funciona como um switcher nas mãos dos diretores de TV, que fazem opções por longos planos gerais fixos no sentido de fidelizar a audiência.
permite a montagem autogerida pelo telespectador, que se fixa em programas jornalísticos e de esportes.
proporciona aos usuários, pelo uso do controle remoto, cortes e montagens de imagens de diversas emissoras de modo não previsto pelos diretores de TV.
Adorno e Horkheimer propuseram o conceito de Indústria Cultural ao analisar criticamente os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Entre esses efeitos não está a:
passividade.
alienação.
reificação.
conscientização.
homogeneização.
Entendem-se por valores-notícia os critérios por meio dos quais os acontecimentos são avaliados em sua potencialidade de serem transformados em notícia. Agrupados normalmente em categorias, o critério que pertence à categoria substantiva é:
brevidade independente do espaço/tempo disponíveis, o relato noticioso deve ser breve.
equilíbrio a imagem deve ter mais relevância que o texto nos meios audiovisuais e menos nos meios impressos.
exclusividade o furo jornalístico deve ser publicado com agilidade independente da confirmação dos fatos.
protetividade catástrofes e acidentes naturais só devem ser noticiados em caso de ameaça para a população.
potencial de evolução fatos que apresentam conseqüências a serem desdobradas no futuro são mais noticiáveis do que os que se encerram em si mesmos.
Para Stuart Hall (2001), é possível tentar entender a identidade a partir de três formas de compreender o sujeito e o mundo. Para o autor, o sujeito cuja essência interior (eu real) é formada e modificada num diálogo contínuo com mundos culturais exteriores e identidades que esses mundos oferecem é o sujeito:
contemporâneo.
sociológico.
pós-moderno.
fragmentado.
do Iluminismo.
Julgue os itens a seguir, relativos a relações públicas.
I Um dos objetivos das relações públicas é gerenciar o relacionamento da organização com o público, em situações de prejuízos à imagem da instituição.
II O relações-públicas ajuda a decidir quando e como fazer ações de comunicação; para tal, necessita conhecer muito bem a organização em que trabalha, sem a necessidade de atuar em conjunto com a diretoria, pois o seu foco são os diferentes setores da sociedade com os quais se comunica.
III É possível caracterizar relações públicas tanto como atividade administrativa, quanto de comunicação, uma vez que se direciona para a qualidade das interações e que ocorrem ações administrativas com impacto no processo de comunicação.
IV O relações-públicas utiliza diferentes instrumentos e canais de comunicação, entre eles, revistas e encontros.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.
Simpósio é a exposição de um especialista sobre determinado assunto, geralmente de natureza educativa, para uma platéia relativamente pequena.
Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.
Do ponto de vista das organizações, os eventos podem são classificados em promocionais (comerciais), institucionais ou turísticos.
Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.
O objetivo exclusivo do evento é o retorno financeiro para seus promotores.
Tendo como referência o texto acima e as funções do evento em relações públicas, julgue os itens subseqüentes.
O evento pode ser considerado como componente do mix da comunicação.
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