Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o press release pode-se dizer: contém tudo o que a empresa gostaria que se dissesse dela e muito pouco, ou nada, daquilo que o repórter realmente gostaria de saber, pelo menos no caso brasileiro. Há exceções, evidentemente; no caso de assuntos festivos (inaugurações, lançamentos, homenagens, discursos), de fato, os press releases, acabam fornecendo substancial material, mesmo para os repórteres mais exigentes. Mas, nos assuntos críticos (e, repito, a crítica é elemento central no Jornalismo), escondem muito mais do que revelam, se é que revelam algo.
Sobre o texto pode-se afirmar que:
reflete a posição do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, expresso em seu jornal Voz da Unidade.
é um texto do jornalista Samuel Wainer datado de 1986 narrando o papel obscuro que os releases tinham há algumas décadas.
se trata de um artigo datado de 1982 do jornalista Paulo Francis na Folha de S.Paulo.
se trata de uma análise do jornalista Clóvis Rossi criticando a utilização atual do release em nossa imprensa.
foi escrito pela professora Cremilda Medina em seu livro Notícia Pronta para a Venda.
Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O processo de identificação e formação da imagem institucional é aquele pelo qual as pessoas obtêm informações sobre a organização, formando suas impressões, que podem ser favoráveis e desfavoráveis.Dos softwares citados abaixo o menos indicado para a confecção de um anúncio é:
Adobe Reader.
Page Maker.
Corel Draw.
InDesign.
Ventura Publisher.
Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A imagem da organização é o aspecto mais afetado pelas crises, e também o mais difícil de ser recuperado, dado seu alto custo e dificuldade de controle.
Procurando servir bem a toda comunidade e colaborando com a economia popular, temos o prazer e a satisfação de informar a distinta clientela que nossa rede de lojas será mais uma vez aumentada com a inauguração da filial Recife. Dotada de amplas e modernas instalações que permitirão uma melhor circulação da clientela, a nova loja SS. Santos e Cia. oferecerá uma enorme variedade de serviços e produtos para melhor servi-lo.
O release acima apresenta vários problemas de construção. Entre eles, NÃO se pode citar:
não responde às questões básicas do lead jornalístico.
verbo iniciando o parágrafo.
presença de aliterações.
má colocação do nome da empresa.
má utilização de crases.
Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Em toda organização deve haver um manual de crise, no qual se estabeleçam os mecanismos básicos para se abordarem situações de falta de credibilidade.
O redator de um press release quer ver publicado o nome da empresa da qual ele é funcionário num determinado veículo de comunicação. Para conseguir este objetivo ele deve
procurar chamar a atenção do jornalista com formulações textuais exóticas.
usar o lead "nariz de cera".
mandar à redação vários releases diferentes.
colocar afirmações em nome de porta-voz da empresa.
não usar lead na matéria.
Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Imagem institucional pode ser definida como a imagem que vários públicos têm, em termos gerais, da organização como um todo, entendida como o resultado das interações de todas as experiências, impressões, crenças, sentimentos e conhecimentos que as pessoas possuem acerca da organização.
Sobre a estrutura física de um press release NÃO se pode afirmar que:
deve procurar fugir do lead tradicional da grande imprensa.
o texto deverá ultrapassar 30 linhas, somente em casos excepcionais.
os parágrafos devem ter entre 4 e 7 linhas.
a redação deve ser simples e clara.
é importante que o release tenha pelo menos um intertítulo.
O trabalho de RP visa promover o diálogo real e desenvolver um clima de boa vontade com os diversos públicos em relação aos seus assessorados, no que se refere a seus produtos, serviços e filosofia, além de integrar o assessorado na sociedade. Para isso, a área de relações públicas deve
considerar, sempre, os interesses dos seus diversos públicos, pois são esses públicos que permeiam as ações da organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...