Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere ao processo de avaliação do evento, que é uma etapa tão importante quanto as outras, assinale a opção correta.

  • A.

    O relatório de avaliação, a ser produzido no final do evento, deve conter a análise das principais conclusões obtidas pelos instrumentos de avaliação. Seu objetivo é fortalecer os pontos fortes e aprimorar os pontos fracos.

  • B.

    O relatório de avaliação deve limitar-se à etapa de execução do evento, sem abranger a etapa do planejamento.

  • C.

    O clipping de notícias não é um indicador que deve ser considerado na avaliação do evento, pois a quantidade de notícias independe do trabalho da equipe de organização.

  • D.

    Para que o relatório seja fiel e espelhe a opinião dos participantes do evento, a organização deve condicionar a entrega do certificado de participação à devolução do questionário de avaliação na secretaria do evento.

Considere que, entre outros, estão presentes em um evento, na sede da ANATEL, o presidente do Congresso Nacional, o vicepresidente da República, cinco governadores e autoridades eclesiásticas. Acerca dessa situação, julgue os itens subseqüentes.

Vossa Excelência é o pronome de tratamento que deve ser dispensado a um embaixador presente ao evento. Os membros dos tribunais superiores do Poder Judiciário recebem o título de ministro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O evento tem a característica de ser momentâneo, sendo assim não é possível recomeçá-lo. O detalhamento de sua organização é muito importante; erros e mudanças de última hora demonstram aos participantes a falta de zelo da organização e podem comprometer o sucesso do evento. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Após a aprovação do planejamento do evento, é preciso iniciar a etapa de organização, que prevê o detalhamento de todas as providências necessárias para o seu sucesso.

  • B.

    Um dos itens que deve ser considerado na escolha do local do evento refere-se ao conforto dos participantes, à facilidade de acesso e à capacidade de estacionamento.

  • C.

    A depender do evento, a organização deve iniciar sua estratégia de comunicação com os participantes com meses de antecedência, a fim de estimular a participação do públicoalvo.

  • D.

    Como estratégia de comunicação, o trabalho da assessoria de imprensa somente se justifica nos eventos da iniciativa privada, pois os eventos organizados por órgãos públicos já despertam naturalmente a atenção da mídia.

A respeito das técnicas de relações públicas e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.

Em relações públicas, o termo massa pode ser definido como pessoas ou grupos organizados de pessoas, sem dependência de contatos físicos, enfrentando uma controvérsia, com idéias divididas quanto à sua solução ou medidas, a serem tomadas frente a ela.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os eventos institucionais são importantes componentes do mix de comunicação das organizações. A respeito da etapa referente ao planejamento de um evento do tipo seminário, julgue os itens a seguir.

I O planejamento deve indicar o local, data e hora do evento, pois estes são elementos importantes para o sucesso ou fracasso da iniciativa. É preciso que sejam analisadas todas as condições internas e externas à instituição promotora que podem interferir negativamente para o sucesso do evento.

II No caso de um seminário promovido por um órgão público, não é preciso que o planejamento se detenha na identificação do público-alvo com o temário do evento, pois as instituições públicas já possuem um mailing list padrão de seus convidados.

III A estratégia de comunicação e divulgação do seminário deve ser adequada às características do público-alvo. Nesse tipo de evento, a divulgação local é mais apropriada por se tratar de um evento de pequeno porte.

IV O planejamento do seminário deve contemplar a descrição detalhada dos recursos materiais e da quantidade de pessoas envolvidas em sua operacionalização, para que sua viabilidade seja aprovada.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

A respeito das técnicas de relações públicas e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.

Enquadramento pode ser definido como um esquema de interpretação por meio do qual os indivíduos organizam informação ou uma ocorrência e fazem que ela tenha sentido. Aos profissionais de relações públicas, o enquadramento permite diagnosticar as causas de problemas dentro ou fora da organização. Nos meios de comunicação, o enquadramento diz respeito a como o jornalista ou o veículo se porta (cobre, apresenta ou ignora) diante de uma informação, o que pode ser muito útil para o planejamento de uma assessoria de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para as ações específicas de relações públicas, como o desenvolvimento de um projeto cultural ou um projeto de responsabilidade social, entre tantos outros, é necessário elaborar um projeto específico. Esse instrumento tem a função de colaborar para a realização da atividade de forma organizada e planejada. A respeito da estruturação de um projeto específico de relações públicas, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O projeto deve começar pelo título, seguido da identificação das organizações responsáveis pela promoção e realização da atividade proposta, e de uma breve identificação do projeto com a descrição de seu conteúdo.

  • B.

    O objetivo do projeto, preferencialmente, deve ser subdividido em geral e específico e deve ser seguido de uma breve justificativa que demonstre as razões, as necessidades e vantagens da realização da atividade.

  • C.

    É imprescindível que o projeto identifique e caracterize os públicos que serão atingidos, bem como aponte suas estratégias gerais e a relação de todas as atividades que serão realizadas para que o objetivo seja alcançado.

  • D.

    No projeto específico de relações públicas, diferentemente do planejamento global, o cronograma das atividades é substituído por uma descrição detalhada dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos.

A respeito das técnicas de relações públicas e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.

Media training é um evento produzido pela equipe de comunicação de uma empresa para capacitação em relacionamento com a imprensa. Esse evento é composto exclusivamente por oficinas de entrevistas, apresentações de vídeos, exercícios de fonoaudiologia e palestras.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de relações públicas, ancorado em quatro etapas principais — identificação da situação, planejamento, implementação e avaliação —, é um instrumento importante para que a prática cotidiana seja otimizada e se torne mais eficiente. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Como peça de apoio operacional, o planejamento anual deve ser obedecido rigidamente, pois, a partir de sua aprovação pela direção da organização, as mudanças para contemplar as situações imprevistas somente serão adicionadas no ano seguinte.

  • B.

    A definição dos objetivos e metas do planejamento a ser executado deve estimular o maior desenvolvimento da organização sem ficar presa à realidade e aos números. Trata-se da primeira carta de intenções do processo de planejamento.

  • C.

    Durante a implementação das ações do planejamento, o controle e o monitoramento têm a função de identificar os problemas para que no próximo planejamento os mesmos erros não sejam cometidos, já que não é mais possível executar ações de correção de desvios.

  • D.

    Na etapa de avaliação, é possível identificar se os objetivos foram alcançados, além de identificar as causas dos sucessos e dos insucessos dentro do contexto da organização.

A respeito das técnicas de relações públicas e assessoria de imprensa, julgue os próximos itens.

O termo outdoor é uma designação genérica da propaganda ao ar livre. Isso significa que letreiros, luminosos e paredes pintadas podem ser, no planejamento de comunicação, considerados outdoors.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...