Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à ordem dos discursos a serem pronunciados durante uma solenidade, assinale a opção correta.

  • A.

    O primeiro a discursar e dar boas-vindas aos convidados sempre é o anfitrião do evento.

  • B.

    O convidado de honra, ocupando seu lugar de destaque, é o primeiro a discursar.

  • C.

    A ordem dos discursos é inversa à ordem de composição da mesa de honra. O primeiro discurso deverá ser feito pela autoridade menos importante e o último, pela autoridade mais importante.

  • D.

    A ordem dos discursos acompanha a ordem de formação da mesa de honra. O primeiro discurso deverá ser feito pela autoridade mais importante e o último, pela autoridade menos importante.

Considerando a realização de uma solenidade federal envolvendo os três estados da região Sul e sabendo que: a ordem de precedência desses estados, de acordo com sua constituição histórica, é Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; o dispositivo de bandeiras estará em cima do palco, assinale a opção que apresenta a disposição correta das bandeiras do ponto de vista de quem está assistindo ao evento e olhando de frente para o referido dispositivo.

  • A. Brasil - RS - SC - PR
  • B. RS - SC - PR - Brasil
  • C. SC - Brasil - RS - PR
  • D. PR - RS - Brasil - SC

Acerca da composição da mesa de honra de uma solenidade com muitas autoridades, assinale a opção correta.

  • A.

    Se o total de autoridades for número par, ocorre uma inversão natural: a autoridade mais importante ocupa o centro esquerdo, que é a posição de maior destaque na mesa, a segunda autoridade mais importante ocupa o centro direito e os demais convidados se revezam entre o lado esquerdo e lado direito.

  • B.

    Se o total de autoridades for número ímpar, o anfitrião deverá ocupar o centro da mesa, as autoridades mais importantes deverão ocupar todo o lado direito e as demais autoridades, todo o lado esquerdo.

  • C.

    Quando o mestre de cerimônia iniciar a composição da mesa de honra, ele deverá chamar as autoridades considerando a ordem do mais importante para o menos importante.

  • D.

    A definição da posição das autoridades entre esquerda e direita deverá seguir a linha de visão do público, ou seja, é considerado como lado esquerdo da mesa o lado esquerdo de quem está assistindo a solenidade e não de quem está sentado à mesa e de frente para o público.

Ao se enviar os convites para as solenidades oficiais é preciso utilizar corretamente a forma de tratamento dispensada a cada autoridade. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao enviar um convite, o pronome de tratamento, utilizado na segunda pessoa indireta, leva as concordâncias verbais, nominais e pronominais para a terceira pessoa. Exemplo: Vossa Senhoria nomearás vosso substituto.

  • B.

    O vocativo usado nas comunicações escritas dirigidas aos chefes de poder deve ser Excelentíssimo Senhor seguido do respectivo cargo. Exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

  • C.

    Vossa Excelência é um pronome de tratamento utilizado para as autoridades públicas que ocupam cargos eletivos; as demais devem ser tratadas por Vossa Senhoria.

  • D.

    No envelope, o correto endereçamento de um convite dirigido a um ministro do TSE deverá ser:

    A sua Senhoria o Senhor Ministro

    DD. Nome do Ministro

    Tribunal Superior Eleitoral

A partir dos conceitos de cerimonial e protocolo, julgue os próximos itens.

I Cerimonial pode ser entendido como a sucessão de atos durante uma cerimônia, como uma espécie de roteiro a ser seguido por todos.

II Cerimonial, protocolo e etiqueta são termos sinônimos durante a realização dos eventos oficiais.

III Protocolo é o conjunto de normas que existe para determinar posições e formas de tratamento de cada personalidade.

IV Etiqueta é o equivalente ao protocolo nos eventos de cunho privado.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Para as ações específicas de relações públicas, como o desenvolvimento de um projeto cultural ou um projeto de responsabilidade social, entre tantos outros, é necessário elaborar um projeto específico. Esse instrumento tem a função de colaborar para a realização da atividade de forma organizada e planejada. A respeito da estruturação de um projeto específico de relações públicas, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O projeto deve começar pelo título, seguido da identificação das organizações responsáveis pela promoção e realização da atividade proposta, e de uma breve identificação do projeto com a descrição de seu conteúdo.

  • B.

    O objetivo do projeto, preferencialmente, deve ser subdividido em geral e específico e deve ser seguido de uma breve justificativa que demonstre as razões, as necessidades e vantagens da realização da atividade.

  • C.

    É imprescindível que o projeto identifique e caracterize os públicos que serão atingidos, bem como aponte suas estratégias gerais e a relação de todas as atividades que serão realizadas para que o objetivo seja alcançado.

  • D.

    No projeto específico de relações públicas, diferentemente do planejamento global, o cronograma das atividades é substituído por uma descrição detalhada dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos.

O planejamento de relações públicas, ancorado em quatro etapas principais — identificação da situação, planejamento, implementação e avaliação —, é um instrumento importante para que a prática cotidiana seja otimizada e se torne mais eficiente. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Como peça de apoio operacional, o planejamento anual deve ser obedecido rigidamente, pois, a partir de sua aprovação pela direção da organização, as mudanças para contemplar as situações imprevistas somente serão adicionadas no ano seguinte.

  • B.

    A definição dos objetivos e metas do planejamento a ser executado deve estimular o maior desenvolvimento da organização sem ficar presa à realidade e aos números. Trata-se da primeira carta de intenções do processo de planejamento.

  • C.

    Durante a implementação das ações do planejamento, o controle e o monitoramento têm a função de identificar os problemas para que no próximo planejamento os mesmos erros não sejam cometidos, já que não é mais possível executar ações de correção de desvios.

  • D.

    Na etapa de avaliação, é possível identificar se os objetivos foram alcançados, além de identificar as causas dos sucessos e dos insucessos dentro do contexto da organização.

O processo de planejamento tem como objetivo orientar as ações de comunicação que serão adotadas pelas organizações. Considerando que uma de suas principais etapas é a elaboração do diagnóstico, assinale a opção correta.

  • A.

    A análise de ambiente setorial, no diagnóstico, deve considerar que o papel dos stake holders como formadores de opinião tornou-se menos relevante após o desenvolvimento da Internet e da comunicação digital.

  • B.

    Definir a missão e a visão da organização é uma das principais atribuições do diagnóstico ao longo do processo de planejamento.

  • C.

    Após análise e descrição do negócio, produto ou serviço da organização, o diagnóstico deve apresentar algumas alternativas de sucesso, com propostas que sejam factíveis para a realidade organizacional que foi identificada.

  • D.

    O diagnóstico deve conter uma análise detalhada do ambiente interno, que inclui a caracterização dos públicos, do produto ou serviço, os recursos disponíveis, a situação financeira, a estrutura organizacional e os pontos fortes e fracos da organização.

A caracterização e a identificação dos públicos são fundamentais para que a atividade de relações públicas obtenha sucesso. Com relação à caracterização dos públicos de uma organização, assinale a opção correta.

  • A.

    Empregados compõem um dos públicos prioritários para a área de relações públicas. Nesse sentido, vige o dito popular de que primeiro deve-se arrumar a própria casa.

  • B.

    Clientes compõem um público que pertence ao universo de atuação do marketing, já que as relações públicas atuam no campo institucional.

  • C.

    A imprensa compõe um público específico que demanda da área de relações públicas muita negociação com o departamento comercial dos veículos, para que a assessoria de imprensa ocorra da maneira desejada.

  • D.

    O governo é um formador de opinião fortemente influenciado pela mídia, mas, como público de interesse, pertence ao grupo que não está ao alcance das ações de relações públicas, pois possui um alto grau de autonomia e independência.

No que se refere à formação dos públicos em relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    De cunho econômico, a teoria da formação de públicos em relações públicas, como preconiza o teórico americano James Grunig, depende diretamente da existência de três condições básicas: o investimento econômico da organização, a boa vontade dos envolvidos e o estabelecimento da comunicação simétrica de duas vias.

  • B.

    Atualmente, os públicos em relações públicas podem ser entendidos como grupos organizados que prestam efetiva colaboração às organizações, autorizando a sua constituição ou oferecendo o suporte de que necessitam para o desenvolvimento de seus negócios.

  • C.

    O critério geográfico utilizado pela maioria dos profissionais de relações públicas define que os públicos de uma organização podem ser divididos em públicos de decisão, de consulta, de comportamento e de opinião.

  • D.

    Como os demais agrupamentos coletivos, multidão e massa, o público em relações públicas caracteriza-se pelo comportamento irracional e sugestionável. Daí surge a necessidade de a organização intervir nesse relacionamento.

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