Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A opinião pública, como fenômeno coletivo que se apóia na realidade individual,

I não é unânime.

II não é, necessariamente, a opinião da maioria.

III pode ser diferente da opinião individual dos membros do grupo.

IV é composta por diversas opiniões e está em contínuo processo de formação.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Considerando as características de um serviço de atendimento ao público implantado em uma instituição pública, assinale a opção correta.

  • A.

    O serviço de atendimento ao público democratiza o acesso à informação e acelera a prestação de serviços públicos.

  • B.

    O atendimento realizado pelas centrais telefônicas do tipo 0800 burocratiza a relação cidadão/instituição pública.

  • C.

    A grande vantagem dos sistemas de atendimento ao público é aumentar a quantidade de vagas e empregos disponíveis no setor público.

  • D.

    O serviço automatizado de atendimento ao público interrompe o diálogo no processo de comunicação.

A função de ombudsman criada pela instituição é um canal de comunicação permanente com os seus públicos. Com relação ao papel e à função do ombudsman e da ouvidoria, assinale a opção correta.

  • A.

    A ouvidoria, para ter seu trabalho otimizado, deve dedicar-se ao público externo da instituição, uma vez que o público interno tem seus próprios meios de comunicação e dispensa o trabalho do ombudsman.

  • B.

    O ombudsman deve ouvir e detectar a origem de possíveis problemas que existam na organização.

  • C.

    A instalação de uma ouvidoria é uma ótima alternativa para as instituições que não desejam explorar o caminho da participação e interação com os públicos de forma geral, pois a ouvidoria assume para si essa função.

  • D.

    Já é prerrogativa do ombudsman o papel de guardião dos interesses externos dentro da organização; por isso, ele precisa manter estreita subordinação e dependência das decisões da alta administração da organização.

A imagem institucional é um patrimônio que todas as organizações devem preservar e manter. No entanto, a dificuldade encontrada por muitos profissionais que atuam na área é identificar parâmetros tangíveis que produzam resultados eficientes. A respeito da imagem institucional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que essa organização passa para determinado público.

  • B.

    A imagem low profile de uma instituição é muito favorável no momento de uma crise.

  • C.

    Uma das formas de trabalhar a imagem de uma organização é começar conhecendo seus atributos positivos e negativos.

  • D.

    Entender a percepção dos atributos da organização, comparálos com a realidade, identificar os possíveis gaps e traçar estratégias que minimizem as falhas são alternativas seguras para obter sucesso na tarefa de gerenciamento de imagem.

Uma boa forma de mensurar o trabalho realizado com a imprensa é o clipping, que, mesmo possuindo algumas limitações, acaba refletindo o esforço de comunicação da instituição. Com relação às características do clipping, assinale a opção correta.

  • A.

    Para ser eficiente o clipping precisa ser impresso; a versão eletrônica, que tem sido explorada comercialmente, é incompleta e de difícil manuseio.

  • B.

    A centimetragem é a única forma segura de medir o clipping e o trabalho da assessoria de comunicação. Quanto mais matérias, melhor o trabalho.

  • C.

    Para qualificar ainda mais o retorno do trabalho com a imprensa, a centimetragem do clipping deve ser multiplicada pela tabela de anúncio dos veículos, para que se obtenham os valores financeiros do trabalho.

  • D.

    Para que o clipping seja completo, além de selecionar a notícia que é publicada na parte interna do veículo, precisa também selecionar as chamadas de capa ou destaques.

A concessão de entrevistas e os encontros com jornalistas são formas interessantes de estimular o bom relacionamento com a imprensa. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As visitas de autoridades às redações dos jornais são uma prática comum que deve ser estimulada.

  • B.

    Se a autoridade não tem tempo na agenda para receber e atender os vários pedidos de entrevistas, ela pode se propor a atender os jornalistas em grupos segmentados, como, por exemplo, todos os jornalistas de rádio que tiverem interesse na entrevista.

  • C.

    No caso de atraso previsível de uma entrevista coletiva marcada pela instituição, o melhor é não contar aos jornalistas, para evitar que eles vão embora.

  • D.

    No caso de perguntas inconvenientes serem realizadas durante as entrevistas, é importante que a autoridade esteja ciente de que elas podem ocorrer e, antes de tudo, mantenha a calma.

A administração de uma crise não é tarefa fácil, mas, se bem conduzida, os danos de imagem de uma instituição podem ser superados e o relacionamento com a imprensa, fortalecido. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A pior reação da instituição durante uma crise é entrar em pânico e criar alternativas mirabolantes em vez de se ater aos fatos concretos.

  • B.

    Uma boa estratégia para enfrentar as notícias negativas durante uma crise é ser proativo e contar tudo que sabe rapidamente para que a imprensa não se alimente de especulações.

  • C.

    A instituição que prevê o surgimento de uma crise não deve atender o jornalista que queira fazer uma matéria negativa.

  • D.

    É importante que a organização escolha um porta-voz único para falar durante a crise, considerando que essa pessoa deve saber se comportar perante os jornalistas e ter as informações necessárias.

O texto de um release

  • A.

    deve ser focado em informações técnicas e tabelas demonstrativas.

  • B.

    precisa trazer um conteúdo que seja de interesse público.

  • C.

    deve enaltecer os feitos realizados pela organização.

  • D.

    não deve ser redigido na forma de notícia.

Para alguns, comunicação significa o fortalecimento da comunidade e a mobilização social; para outros, significa o trabalho da mídia e de outras tecnologias da informação; há, ainda, os que consideram comunicação como algo que diz respeito às relações públicas e publicações. Diante disso, permanecem questões acerca de como as informações podem ser propagadas, de como a comunicação pode contribuir para o fortalecimento da comunidade ou a respeito de mobilização de cidadãos e da influência da comunicação na mudança de comportamentos, além de questões relativas ao mercado em que a organização está inserida e, até mesmo, à ética da comunicação nesse processo. Nesse contexto, julgue os próximos itens.

Diferentemente do Código de Ética do Jornalista, que preceitua a preservação da fonte quando esta assim o desejar, o profissional de relações públicas não necessita guardar sigilo das ações que lhe forem confiadas em razão do ofício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os instrumentos de que a assessoria de imprensa dispõe para a realização do seu trabalho cotidiano incluem o(a)

I release.

II sugestão de pauta.

III anúncio publicitário.

IV entrevista.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

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