Lista completa de Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A opinião pública, como fenômeno coletivo que se apóia na realidade individual,
I não é unânime.
II não é, necessariamente, a opinião da maioria.
III pode ser diferente da opinião individual dos membros do grupo.
IV é composta por diversas opiniões e está em contínuo processo de formação.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Considerando as características de um serviço de atendimento ao público implantado em uma instituição pública, assinale a opção correta.
O serviço de atendimento ao público democratiza o acesso à informação e acelera a prestação de serviços públicos.
O atendimento realizado pelas centrais telefônicas do tipo 0800 burocratiza a relação cidadão/instituição pública.
A grande vantagem dos sistemas de atendimento ao público é aumentar a quantidade de vagas e empregos disponíveis no setor público.
O serviço automatizado de atendimento ao público interrompe o diálogo no processo de comunicação.
A função de ombudsman criada pela instituição é um canal de comunicação permanente com os seus públicos. Com relação ao papel e à função do ombudsman e da ouvidoria, assinale a opção correta.
A ouvidoria, para ter seu trabalho otimizado, deve dedicar-se ao público externo da instituição, uma vez que o público interno tem seus próprios meios de comunicação e dispensa o trabalho do ombudsman.
O ombudsman deve ouvir e detectar a origem de possíveis problemas que existam na organização.
A instalação de uma ouvidoria é uma ótima alternativa para as instituições que não desejam explorar o caminho da participação e interação com os públicos de forma geral, pois a ouvidoria assume para si essa função.
Já é prerrogativa do ombudsman o papel de guardião dos interesses externos dentro da organização; por isso, ele precisa manter estreita subordinação e dependência das decisões da alta administração da organização.
A imagem institucional é um patrimônio que todas as organizações devem preservar e manter. No entanto, a dificuldade encontrada por muitos profissionais que atuam na área é identificar parâmetros tangíveis que produzam resultados eficientes. A respeito da imagem institucional, assinale a opção incorreta.
A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que essa organização passa para determinado público.
A imagem low profile de uma instituição é muito favorável no momento de uma crise.
Uma das formas de trabalhar a imagem de uma organização é começar conhecendo seus atributos positivos e negativos.
Entender a percepção dos atributos da organização, comparálos com a realidade, identificar os possíveis gaps e traçar estratégias que minimizem as falhas são alternativas seguras para obter sucesso na tarefa de gerenciamento de imagem.
Uma boa forma de mensurar o trabalho realizado com a imprensa é o clipping, que, mesmo possuindo algumas limitações, acaba refletindo o esforço de comunicação da instituição. Com relação às características do clipping, assinale a opção correta.
Para ser eficiente o clipping precisa ser impresso; a versão eletrônica, que tem sido explorada comercialmente, é incompleta e de difícil manuseio.
A centimetragem é a única forma segura de medir o clipping e o trabalho da assessoria de comunicação. Quanto mais matérias, melhor o trabalho.
Para qualificar ainda mais o retorno do trabalho com a imprensa, a centimetragem do clipping deve ser multiplicada pela tabela de anúncio dos veículos, para que se obtenham os valores financeiros do trabalho.
Para que o clipping seja completo, além de selecionar a notícia que é publicada na parte interna do veículo, precisa também selecionar as chamadas de capa ou destaques.
A concessão de entrevistas e os encontros com jornalistas são formas interessantes de estimular o bom relacionamento com a imprensa. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
As visitas de autoridades às redações dos jornais são uma prática comum que deve ser estimulada.
Se a autoridade não tem tempo na agenda para receber e atender os vários pedidos de entrevistas, ela pode se propor a atender os jornalistas em grupos segmentados, como, por exemplo, todos os jornalistas de rádio que tiverem interesse na entrevista.
No caso de atraso previsível de uma entrevista coletiva marcada pela instituição, o melhor é não contar aos jornalistas, para evitar que eles vão embora.
No caso de perguntas inconvenientes serem realizadas durante as entrevistas, é importante que a autoridade esteja ciente de que elas podem ocorrer e, antes de tudo, mantenha a calma.
A administração de uma crise não é tarefa fácil, mas, se bem conduzida, os danos de imagem de uma instituição podem ser superados e o relacionamento com a imprensa, fortalecido. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
A pior reação da instituição durante uma crise é entrar em pânico e criar alternativas mirabolantes em vez de se ater aos fatos concretos.
Uma boa estratégia para enfrentar as notícias negativas durante uma crise é ser proativo e contar tudo que sabe rapidamente para que a imprensa não se alimente de especulações.
A instituição que prevê o surgimento de uma crise não deve atender o jornalista que queira fazer uma matéria negativa.
É importante que a organização escolha um porta-voz único para falar durante a crise, considerando que essa pessoa deve saber se comportar perante os jornalistas e ter as informações necessárias.
O texto de um release
deve ser focado em informações técnicas e tabelas demonstrativas.
precisa trazer um conteúdo que seja de interesse público.
deve enaltecer os feitos realizados pela organização.
não deve ser redigido na forma de notícia.
Para alguns, comunicação significa o fortalecimento da comunidade e a mobilização social; para outros, significa o trabalho da mídia e de outras tecnologias da informação; há, ainda, os que consideram comunicação como algo que diz respeito às relações públicas e publicações. Diante disso, permanecem questões acerca de como as informações podem ser propagadas, de como a comunicação pode contribuir para o fortalecimento da comunidade ou a respeito de mobilização de cidadãos e da influência da comunicação na mudança de comportamentos, além de questões relativas ao mercado em que a organização está inserida e, até mesmo, à ética da comunicação nesse processo. Nesse contexto, julgue os próximos itens.
Diferentemente do Código de Ética do Jornalista, que preceitua a preservação da fonte quando esta assim o desejar, o profissional de relações públicas não necessita guardar sigilo das ações que lhe forem confiadas em razão do ofício.
Os instrumentos de que a assessoria de imprensa dispõe para a realização do seu trabalho cotidiano incluem o(a)
I release.
II sugestão de pauta.
III anúncio publicitário.
IV entrevista.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
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