Lista completa de Questões de Relações Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das características da aplicação do questionário por telefone, julgue os itens abaixo.
I A complexa logística de aplicação dos questionários por telefone e a possibilidade de os entrevistadores introduzirem algum viés indesejável no momento de sua aplicação são aspectos negativos desse tipo de pesquisa.
II O custo é baixo se comparado à realização de entrevistas pessoais.
III O vínculo entre entrevistador e entrevistado é forte, o que oferece maior credibilidade às respostas.
IV É a técnica mais rápida de coleta de dados, mas limita a amostra à população que possui telefone.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
A opção por realizar uma pesquisa implica a tomada de decisões que podem interferir em seu resultado final. Uma das principais decisões é a escolha da melhor técnica de coleta dos dados, considerando prazos, custos e limites de cada uma delas. A partir das características da aplicação do questionário por correio, julgue os itens subseqüentes.
I O baixo custo, proporcionado pela falta de contratação e treinamento de entrevistadores, é um aspecto positivo.
II O prazo de devolução dos questionários pelos entrevistados é reduzido e gira em torno de uma semana, o que acelera muito a realização da pesquisa.
III As respostas do questionário são anônimas e esse é um aspecto negativo, pois dificulta a caracterização do grupo de respondentes.
IV Não possui a interferência do entrevistador e permite que o entrevistado seja mais sincero em suas respostas.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Considerando que, para a área de relações públicas, a realização de uma pesquisa de opinião tem objetivos bem precisos, assinale a opção incorreta.
Um dos propósitos da pesquisa é confirmar suposições a respeito do estado da opinião pública acerca de determinado assunto.
A pesquisa de opinião ajuda a clarificar questões acerca das quais se tem pouca informação ou dados contraditórios.
Reorientar o pensamento e os conceitos a respeito dos problemas de relações públicas está entre os propósitos da pesquisa de opinião.
A pesquisa de opinião pode ter o objetivo de colaborar na formação do preço dos produtos e na melhoria da imagem desses produtos junto aos clientes.
Com relação a aspectos negativos do uso das pesquisas de opinião e das possíveis interferências do pesquisador durante a pesquisa, assinale a opção incorreta.
As barreiras geográficas impedem que os questionários possam ser aplicados em locais distantes.
Uma pergunta mal formulada pode induzir a resposta do entrevistado.
Se o ordenamento das questões não for lógico, o entrevistado pode ficar confuso e comprometer o nível de confiança da resposta.
A presença física do entrevistador no momento da aplicação do questionário pode constranger o entrevistado e a sinceridade de sua resposta.
A pesquisa de opinião tornou-se um importante instrumento de medição da opinião pública. É comum que seu resultado seja apresentado como sendo o próprio reflexo da opinião predominante na sociedade. No entanto, é preciso compreender muito bem os limites e possibilidades das pesquisas de opinião. A respeito dos aspectos positivos da pesquisa de opinião, assinale a opção correta.
Uma das principais vantagens da pesquisa é que a investigação ocorre no ambiente real, sem necessidade do uso de laboratório.
O método quantitativo facilita a coleta de grande quantidade de dados, que podem ser analisados apenas qualitativamente e oferecer respostas surpreendentes.
O questionário permite a compreensão em profundidade do imaginário do entrevistado, principalmente quando o instrumento pré-estruturado é preenchido face a face.
O baixo custo de aplicação do questionário compensa a impossibilidade da análise estatística de algumas variáveis socioeconômicas dos entrevistados.
Considerando o tema do texto acima apresentado, julgue os próximos itens.
I A opinião pública é um fenômeno coletivo e se origina de um processo de discussão.
II É preciso haver a publicização das opiniões que devem ser externalizadas para o conhecimento coletivo. Os meios de comunicação têm papel de destaque nessa fase.
III A opinião pública trata de temas variados, que não precisam se referir a toda a sociedade nem ter relevância. É o caso da fofoca.
IV Por ser coletiva, a opinião pública pode ter como sujeito indivíduos isolados que mantenham uma discussão racional.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Acerca dos aspectos psicológicos que podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade, assinale a opção correta.
A esquematização, em que as qualidades do outro são reduzidas a uma só, é o único tipo de estereótipo que não exerce influência sobre a opinião pública.
A identificação, subdividida em introjeção, projeção e rejeição, é um dos principais mecanismos para a compreensão dos relacionamentos sociais e da formação da opinião, do ponto de vista psicológico.
A idealização faz que o grupo social cristalize a opinião favorável em relação ao seu oposto e a opinião negativa em relação a si próprio, denotando baixa auto-estima do grupo.
Embora impactante no início, a penetração do estereótipo em termos psicológicos é pequena, já que se dilui rapidamente ao longo de curto período de tempo.
Com relação aos aspectos históricos que podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade, assinale a opção correta.
Acontecimentos históricos, como a onda de ataques criminosos ocorridos no Brasil em 2006, podem influenciar a opinião pública e induzir a aceitação de novas maneiras de resolver os problemas.
Com base nos acontecimentos históricos, o indivíduo, em nome da segurança, esconde suas opiniões latentes e descarta novas maneiras de resolver os problemas.
Durante momentos de guerras e revoluções, a opinião pública não abre mão de seus pressupostos de racionalidade e objetividade na formação de correntes de opinião.
Os acontecimentos históricos influenciam de modo geral a sociedade como um todo, já o indivíduo, particularmente, fica isento dessa influência por se resguardar em suas convicções pessoais.
Aspectos sociológicos podem interferir na formação da opinião pública de determinada sociedade. A esse respeito, assinale a opção correta.
Em comunidade, compreendida como um grupo de solidariedade institucional, o cidadão possui mais dificuldade em obter apoio às opiniões individuais.
Nas sociedades com grande mobilidade social, também se verifica grande propensão às mudanças de opinião.
O grau de urbanização da sociedade faz que os moradores do campo tenham uma opinião dinâmica, comparadas aos habitantes da periferia dos grandes centros urbanos.
Ao se analisar a formação da opinião em uma determinada sociedade, é preciso desconsiderar a estrutura de classe social e se fixar em aspectos como a idade e o grau de instrução da população.
A respeito do desenvolvimento histórico do conceito de opinião pública, assinale a opção incorreta.
Por muito tempo, a opinião não era valorizada na sociedade, pois se aproximava das crenças. Ao contrário, a ciência era capaz de apontar a verdade e deveria ser valorizada.
Ao surgir, no período da Revolução Francesa, o conceito de opinião pública caracterizou-se por abranger todas as camadas e extratos sociais, que puderam exprimir a revolta contra o rei.
No século XIX, a opinião pública perdeu importância e espaço de discussão devido à atuação não-comprometida com a verdade dos meios de comunicação de massa, que passaram a se organizar empresarialmente.
Atualmente, predomina o entendimento de que opinião pública é o resultado das pesquisas de opinião.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...