Questões de Relações Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma instituição realiza atividades de Relações Públicas junto à comunidade onde atua. O objetivo principal dessa atividade é o de obter:

  • A. consciência social;
  • B. apoio operacional;
  • C. marketing social;
  • D. noticiário favorável;
  • E. prestígio e reputação.

Um profissional de Relações Públicas tomou conhecimento de um fato que, embora não constitua ilícito, é prejudicial à imagem da organização para a qual trabalha. O profissional decide, então, não divulgar essa informação. Essa atitude é considerada:

  • A. correta, porque a legislação referente à profissão de RP é explícita nesse sentido;
  • B. correta, mesmo que o fato constituísse ilícito sob a ótica da legislação brasileira;
  • C. incorreta, mesmo que o profissional exerça cargo de confiança;
  • D. incorreta, porque o profissional de RP é um agente público de informação;
  • E. incorreta, porque é condenada pelo Código de Ética da profissão.

Os profissionais de Relações Públicas (RP) devem gerenciar o relacionamento entre a organização e os públicos de interesse. O público-alvo específico de RP se faz presente através da:

  • A. observação;
  • B. sensibilidade;
  • C. argumentação;
  • D. crítica;
  • E. opinião.

A ideia, preconizada pelo pioneiro Edward Bernays, de que Relações Públicas é uma “via de mão dupla” está melhor representada na ferramenta de:

  • A. ombudsman (ouvidoria);
  • B. eventos e experiências;
  • C. divulgação jornalística;
  • D. propaganda institucional;
  • E. palestras corporativas.

Na elaboração do Planejamento Estratégico de Comunicação, a assessoria de Relações Públicas de uma instituição do Judiciário constatou as seguintes informações: a instituição ainda é pouco conhecida pelo público; a população tem grande interesse em ingressar com ações no sistema judiciário; a crise econômica limitou os recursos do órgão; e o aumento de programas populares tornou mais acessível termos e procedimentos jurídicos para os cidadãos.

Esse tipo de informação é proveniente da ferramenta de análise do Planejamento Estratégico:

  • A. BSC;
  • B. Matriz SWOT;
  • C. Disciplina de Valor;
  • D. Diagrama do BCG;
  • E. Modelo das 5 Forças setoriais.

Peter Drucker sintetizou os objetivos de Marketing na frase “marketing não é o que a empresa vende, mas o que o cliente compra”. Com base nessa definição, o processo de Marketing tem como ferramenta fundamental a(s):

  • A. pesquisa;
  • B. propaganda;
  • C. relações públicas;
  • D. vendas;
  • E. promoção.

Um evento nacional, que ocorre a cada quatro anos, vai reunir cerca de seis mil pesquisadores de determinada área do conhecimento. Acontecerão palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e sessões solenes. Para orientar os participantes, a Assessoria de Comunicação elaborará milhares de kits. Esses, por sua vez, trarão bloco de papel com caneta, mapa das salas, identificação do participante, cd com resumo dos trabalhos a serem apresentados, um bichinho de pelúcia que representa o mascote do evento e folders de propaganda dos principais patrocinadores. Esses mesmos kits serão enviados para a imprensa.

Para os jornalistas que receberão o material, a iniciativa da Assessoria será vista como:

  • A. inadequada, pois a imprensa não precisa de sugestões de pauta dessa natureza para orientar a reportagem;
  • B. adequada, pois o material é informativo e há apenas bens de valor simbólico;
  • C. inadequada, pois a preparação de press kit como instrumento de divulgação seria mais útil para a imprensa;
  • D. inadequada, pois o evento atende apenas a um nicho de mercado e não haverá pautas que interessem ao grande público;
  • E. adequada, pois a linguagem empregada atenderá todos os públicos.

No mês de dezembro ocorrerá a reunião anual da alta administração da empresa. Um mês antes, portanto, a assessoria de comunicação elaborará uma determinada ação de comunicação interna que reúne e analisa os resultados da empresa, desde a última publicação.

A ação supramencionada é conhecida como:

  • A. publicação técnica;
  • B. boletim interno;
  • C. taxação;
  • D. memorando;
  • E. relatório de administração.

Na área de Comunicação Integrada, um dos objetivos é cuidar da imagem da empresa, mediante o estabelecimento de relações com a sociedade e com os funcionários. Para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário um planejamento que integre as Relações Públicas com o Jornalismo, a Publicidade e a Propaganda e o Marketing. Quando uma empresa resolve, por exemplo, patrocinar o esporte ou a cultura, ela pode agregar valor à marca, reforçar os laços com a sociedade ou, até mesmo, recuperar a confiança do consumidor.

Contudo, antes de se decidir por uma determinada campanha, é importante observar:

  • A. o custo do investimento e a projeção do retorno a ser obtido, uma vez que ações de responsabilidade social ou patrocínio são intangíveis;
  • B. os investimentos da concorrência em projetos da mesma natureza, pois existe o risco de o público não conseguir discernir os patrocinadores;
  • C. o perfil do público-alvo, a afinidade com os valores da empresa e o potencial de ganho em exposição gratuita na mídia;
  • D. o ganho de market share no segmento de atuação da empresa ao se priorizarem eventos esportivos relacionados aos Jogos Olímpicos de 2016;
  • E. o risco inerente à imagem institucional em caso de fracasso de bilheteria, retorno de mídia e/ou desempenho dos atletas patrocinados.

A Assessoria de Comunicação disponibilizou um link no site da empresa por intermédio do qual os internautas têm acesso à transmissão de streaming de áudio ao vivo. Embora não haja uma programação ininterrupta de 24 horas, existe periodicidade. Desse modo, às quartas e sextas, das 9h às 11h, ocorrem as transmissões em tempo real. Há desde depoimentos de especialistas a tutoriais, bem como documentários que versam sobre assuntos do mundo dos negócios. Muitos usuários, no entanto, relataram que os áudios, de maneira geral, eram longos, o que tornava a experiência cansativa. Além disso, como as transmissões ocorriam durante o expediente, os próprios funcionários da empresa não conseguiam acompanhar a programação com regularidade.

A saída encontrada pela Assessoria de Comunicação foi:

  • A. elaborar briefings que sintetizam os principais pontos abordados nas transmissões e disponibilizar o material no site da empresa;
  • B. alterar a veiculação para o horário noturno com reprises nos finais de semana;
  • C. reduzir a programação diária de 120 para 10 minutos, com exibição de novos episódios a cada semana;
  • D. repensar o tempo de programa e possibilitar que os áudios sejam baixados no formato mp3, como podcastings;
  • E. adaptar formato e conteúdo para linguagem televisiva, a fim de aproveitar o apelo da imagem.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...