Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A conferência pode ser classificada como um evento:
marcado pela ativa participação do público, que é estimulado a discutir de maneira criativa as suas idéias.
interno, objetivando treinamento, reciclagem, entrosamento ou avaliação dos funcionários participantes.
voltado para um pequeno público e dividido em pelo menos dois momentos: um teórico e outro prático.
que apresenta um tema geral, dividido em subtemas, cujo objetivo é o intercâmbio de opiniões para tomada de decisão estratégica.
mais formal que a palestra, no qual uma autoridade no assunto apresenta um tema informativo, técnico ou científico para um grande número de pessoas.
A estratégia de comunicação que visa criar expectativa em torno de um lançamento iminente de um evento ou novo produto, por meio de anúncio que provoca a curiosidade do público, é denominada:
teaser.
recall.
jingle.
workshop.
reprint.
O release é um instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação no sentido de estabelecer contato entre a empresa e a mídia, projetando uma imagem positiva da corporação. Nesse sentido, ele deve ser redigido em estilo:
predominantemente promocional, demonstrando as vantagens do cliente frente à concorrência.
enfaticamente publicitário, destacando o diferencial competitivo do produto.
prioritariamente acadêmico, comprovando a superioridade da empresa em termos de mercado.
estruturalmente jornalístico, possibilitando o contato com os repórteres para aprofundamento da informação.
fundamentalmente coloquial, estimulando sua publicação na íntegra como matéria paga.
A partir da aplicação desses conceitos à instituição, analise as afirmativas a seguir:
I. A imagem de uma instituição se refere ao plano dos conteúdos lógicos e concretos, apreendidos pelo nível do consciente para definir as possibilidades de posicionamento da marca.
II. A imagem se projeta na identidade da instituição de modo que, quanto mais esses conceitos estiverem distantes, menores serão os desafios para que a comunicação institucional se efetive de forma eficiente.
III. A identidade de uma instituição se refere ao plano dos simbolismos, que, por serem apreendidos pelo nível do inconsciente, tendem a ficar distorcidos frente à diversidade de públicos.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem incorretas.
se apenas a afirmativa I estiver incorreta.
se apenas a afirmativa III estiver incorreta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem incorretas.
Enquanto as Relações Públicas devem gerenciar a comunicação institucional, o marketing tem a seu cargo a coordenação da comunicação:
jornalística.
mercadológica.
interna.
administrativa.
externa.
Bahia (1995) enumera cinco itens que considera básicos para o estabelecimento de uma estratégia de informação para empresa. Entre esses itens encontra-se o porta-voz, cujo trabalho inclui:
atuar como o mais credenciado intérprete da organização, podendo ser o seu presidente, que, no trato com a mídia, buscará valorizar a imagem da empresa.
trabalhar de maneira independente da assessoria de comunicação, visto que a ele cabe a comunicação externa, e a ela, a comunicação interna.
unir esforços com a assessoria de comunicação para pressionar os veículos noticiosos no sentido de exigir a publicação (ou não) de uma determinada informação.
atuar somente em instituições públicas, visto que é o assessor de imprensa quem responde pelas empresas no setor privado.
ser um agente externo à organização, a fim de aumentar a credibilidade de suas informações junto aos veículos de comunicação e à própria empresa.
Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:
processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.
sistema de links que induz à navegação ordenada em portais de informação jornalística, garantindo a leitura linear dos conteúdos on-line.
processo consciente de seleção de informações normalmente executado pelos censores durante os regimes ditatoriais no sentido de manipular a opinião pública.
conceito ligado à semiologia e que avalia a formatação da informação baseada em seu portão de saída, ou seja, do meio de comunicação em que será veiculada.
sistema de segurança que permite o acesso de usuários cadastrados a informações sigilosas e dissonantes da linha editorial dos veículos noticiosos on-line.
Para Beatriz Sarlo, (...) hoje, sem o zapping, ninguém mais assistiria televisão. Sobre o processo de zapping, caracterizado pela autora, é correto afirmar que:
é usado pelos diretores de câmera para, por meio de sucessivos cortes, estabelecer uma diversidade de pontos de vista.
restringe a liberdade do espectador em trocar de canal nos intervalos comerciais existentes na TV aberta.
funciona como um switcher nas mãos dos diretores de TV, que fazem opções por longos planos gerais fixos no sentido de fidelizar a audiência.
permite a montagem autogerida pelo telespectador, que se fixa em programas jornalísticos e de esportes.
proporciona aos usuários, pelo uso do controle remoto, cortes e montagens de imagens de diversas emissoras de modo não previsto pelos diretores de TV.
Adorno e Horkheimer propuseram o conceito de Indústria Cultural ao analisar criticamente os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Entre esses efeitos não está a:
passividade.
alienação.
reificação.
conscientização.
homogeneização.
Entendem-se por valores-notícia os critérios por meio dos quais os acontecimentos são avaliados em sua potencialidade de serem transformados em notícia. Agrupados normalmente em categorias, o critério que pertence à categoria substantiva é:
brevidade independente do espaço/tempo disponíveis, o relato noticioso deve ser breve.
equilíbrio a imagem deve ter mais relevância que o texto nos meios audiovisuais e menos nos meios impressos.
exclusividade o furo jornalístico deve ser publicado com agilidade independente da confirmação dos fatos.
protetividade catástrofes e acidentes naturais só devem ser noticiados em caso de ameaça para a população.
potencial de evolução fatos que apresentam conseqüências a serem desdobradas no futuro são mais noticiáveis do que os que se encerram em si mesmos.
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