Questões de Relações Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A conferência pode ser classificada como um evento:

  • A.

    marcado pela ativa participação do público, que é estimulado a discutir de maneira criativa as suas idéias.

  • B.

    interno, objetivando treinamento, reciclagem, entrosamento ou avaliação dos funcionários participantes.

  • C.

    voltado para um pequeno público e dividido em pelo menos dois momentos: um teórico e outro prático.

  • D.

    que apresenta um tema geral, dividido em subtemas, cujo objetivo é o intercâmbio de opiniões para tomada de decisão estratégica.

  • E.

    mais formal que a palestra, no qual uma autoridade no assunto apresenta um tema informativo, técnico ou científico para um grande número de pessoas.

A estratégia de comunicação que visa criar expectativa em torno de um lançamento iminente de um evento ou novo produto, por meio de anúncio que provoca a curiosidade do público, é denominada:

  • A.

    teaser.

  • B.

    recall.

  • C.

    jingle.

  • D.

    workshop.

  • E.

    reprint.

O release é um instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação no sentido de estabelecer contato entre a empresa e a mídia, projetando uma imagem positiva da corporação. Nesse sentido, ele deve ser redigido em estilo:

  • A.

    predominantemente promocional, demonstrando as vantagens do cliente frente à concorrência.

  • B.

    enfaticamente publicitário, destacando o diferencial competitivo do produto.

  • C.

    prioritariamente acadêmico, comprovando a superioridade da empresa em termos de mercado.

  • D.

    estruturalmente jornalístico, possibilitando o contato com os repórteres para aprofundamento da informação.

  • E.

    fundamentalmente coloquial, estimulando sua publicação na íntegra como matéria paga.

A partir da aplicação desses conceitos à instituição, analise as afirmativas a seguir:

I. A imagem de uma instituição se refere ao plano dos conteúdos lógicos e concretos, apreendidos pelo nível do consciente para definir as possibilidades de posicionamento da marca.

II. A imagem se projeta na identidade da instituição de modo que, quanto mais esses conceitos estiverem distantes, menores serão os desafios para que a comunicação institucional se efetive de forma eficiente.

III. A identidade de uma instituição se refere ao plano dos simbolismos, que, por serem apreendidos pelo nível do inconsciente, tendem a ficar distorcidos frente à diversidade de públicos.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem incorretas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I estiver incorreta.

  • C.

    se apenas a afirmativa III estiver incorreta.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem incorretas.

Enquanto as Relações Públicas devem gerenciar a comunicação institucional, o marketing tem a seu cargo a coordenação da comunicação:

  • A.

    jornalística.

  • B.

    mercadológica.

  • C.

    interna.

  • D.

    administrativa.

  • E.

    externa.

Bahia (1995) enumera cinco itens que considera básicos para o estabelecimento de uma estratégia de informação para empresa. Entre esses itens encontra-se o porta-voz, cujo trabalho inclui:

  • A.

    atuar como o mais credenciado intérprete da organização, podendo ser o seu presidente, que, no trato com a mídia, buscará valorizar a imagem da empresa.

  • B.

    trabalhar de maneira independente da assessoria de comunicação, visto que a ele cabe a comunicação externa, e a ela, a comunicação interna.

  • C.

    unir esforços com a assessoria de comunicação para pressionar os veículos noticiosos no sentido de exigir a publicação (ou não) de uma determinada informação.

  • D.

    atuar somente em instituições públicas, visto que é o assessor de imprensa quem responde pelas empresas no setor privado.

  • E.

    ser um agente externo à organização, a fim de aumentar a credibilidade de suas informações junto aos veículos de comunicação e à própria empresa.

Para compreender a hipótese do newsmaking, é preciso entender a função de gatekeeping, que pode ser definida como:

  • A.

    processo pelo qual o profissional de empresa de comunicação, geralmente editor ou diretor de programação, exerce seu poder de decisão sobre o que vai ou não ser veiculado.

  • B.

    sistema de links que induz à navegação ordenada em portais de informação jornalística, garantindo a leitura linear dos conteúdos on-line.

  • C.

    processo consciente de seleção de informações normalmente executado pelos censores durante os regimes ditatoriais no sentido de manipular a opinião pública.

  • D.

    conceito ligado à semiologia e que avalia a formatação da informação baseada em seu “portão de saída”, ou seja, do meio de comunicação em que será veiculada.

  • E.

    sistema de segurança que permite o acesso de usuários cadastrados a informações sigilosas e dissonantes da linha editorial dos veículos noticiosos on-line.

Para Beatriz Sarlo, “(...) hoje, sem o zapping, ninguém mais assistiria televisão”. Sobre o processo de zapping, caracterizado pela autora, é correto afirmar que:

  • A.

    é usado pelos diretores de câmera para, por meio de sucessivos cortes, estabelecer uma diversidade de pontos de vista.

  • B.

    restringe a liberdade do espectador em trocar de canal nos intervalos comerciais existentes na TV aberta.

  • C.

    funciona como um switcher nas mãos dos diretores de TV, que fazem opções por longos planos gerais fixos no sentido de fidelizar a audiência.

  • D.

    permite a montagem autogerida pelo telespectador, que se fixa em programas jornalísticos e de esportes.

  • E.

    proporciona aos usuários, pelo uso do controle remoto, cortes e montagens de imagens de diversas emissoras de modo não previsto pelos diretores de TV.

Adorno e Horkheimer propuseram o conceito de Indústria Cultural ao analisar criticamente os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos. Entre esses efeitos não está a:

  • A.

    passividade.

  • B.

    alienação.

  • C.

    reificação.

  • D.

    conscientização.

  • E.

    homogeneização.

Entendem-se por valores-notícia os critérios por meio dos quais os acontecimentos são avaliados em sua potencialidade de serem transformados em notícia. Agrupados normalmente em categorias, o critério que pertence à categoria substantiva é:

  • A.

    brevidade – independente do espaço/tempo disponíveis, o relato noticioso deve ser breve.

  • B.

    equilíbrio – a imagem deve ter mais relevância que o texto nos meios audiovisuais e menos nos meios impressos.

  • C.

    exclusividade – o furo jornalístico deve ser publicado com agilidade independente da confirmação dos fatos.

  • D.

    protetividade – catástrofes e acidentes naturais só devem ser noticiados em caso de ameaça para a população.

  • E.

    potencial de evolução – fatos que apresentam conseqüências a serem desdobradas no futuro são mais noticiáveis do que os que se encerram em si mesmos.

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