Lista completa de Questões de Relações Públicas da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A lista de endereços de destinatários para os quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação, é conhecida por
periódico interno ou externo.
mailing list.
fato gerador da mídia.
comunicados informais ao mercado.
Os documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não, que na prática é considerado uma declaração pública oficial e documentada do assessorado, chamamos de
press releases.
fato gerador da mídia.
fato interligado da informação.
periódicos internos.
A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do pensamento de alguns, o termo inglês publicity não está ligado à publicidade, mas com a assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma
empresa ou órgão público e a imprensa.
empresa, especialmente com os seus colaboradores.
com o mercado formal e informal de pessoas.
empresa e o público externo.
O conceito "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada", foi proposto
pela Associação Brasileira de Jornalistas em 1970.
pela Associação Brasileira de Relações Públicas, em 1955.
pela Academia de Relações Públicas, em 1968.
pela Associação Brasileira de Relações Públicas, em 1968.
Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para
se divulgar ou não uma notícia.
analisarem os dados estatísticos da informação.
os valores pessoais de quem irá receber a informação.
os valores organizacionais junto ao mercado.
A Teoria Culturológica parte de uma análise à Teoria Crítica e desenvolve assim um pressuposto diferente das demais teorias, pois no lugar de pesquisar os efeitos ou as funções da mídia, procura
definir a natureza da cultura das sociedades contemporâneas.
analisar os procedimentos da informação.
analisar critérios unificados da informação.
definir padrões de desempenhos éticos.
A Teoria Crítica parte do pressuposto das teorias marxistas e investigam a produção midiática como típico produto da era capitalista. Esta Teoria foi inaugurada pela
Escola de Frankfurt.
Escola Americana de Relações Públicas.
Academia de Profissionais em Relações Públicas.
Associação de Jornalistas Franceses.
A Teoria Funcionalista estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos, pois em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda(m)-se
os modelos transmitidos na informação.
os modelos estudados nos Estados Unidos.
a ação social enquanto consumidor de valores e modelos.
o poder da informação.
Da forma citada na questão 30, a abordagem empírica de campo abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e
o comportamento do indivíduo.
os valores dos grupos intelectualizados.
as informações dadas pela televisão.
os boatos.
A Teoria Empírica de Campo baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias. Assim, o que se considera apenas mais um instrumento de persuasão na vida social, é conhecido por
padrão social.
padrão ético.
mídia.
socialização limitada da informação.
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