Lista completa de Questões de Relações Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Recurso do qual o profissional de Relações Públicas pode lançar mão quando do planejamento e execução de campanhas, o teaser é:
o cartaz, adesivo ou painel publicitário exposto em táxis, ônibus e outros veículos automotivos;
a organização das ações de marketing de acordo com uma estratégia pré-estabelecida;
o anúncio ou comunicado que visa despertar a curiosidade sobre um produto ou acontecimento;
o sistema de marketing direto em que se utilizam todos os meios disponíveis de comunicação à distância;
a divulgação promocional por meio do envio de peças de propaganda impressa pelo correio.
O planejamento de mensagens acerca de conquistas feitas em domínios científicos, a serem divulgadas ao grande público, exige do relações-públicas o exercício de:
um repertório especializado, levando a que o grande público adquira informações de valor filosófico e forme sua própria opinião a respeito do progresso científico;
um repertório limitado, contribuindo para a formação de uma opinião pública, incentivando a partilha comunitária e reforçando a experiência social comum;
um repertório amplo, fazendo com que o público use um ou mais códigos em um contexto de suposições e expectativas amplamente compartilhadas;
um repertório bem popular, despertando o interesse do público e deformando sua opinião acerca da importância da mídia para a difusão coletiva do saber;
um repertório vasto, incentivando o público a se inteirar de novidades surgidas no universo das idéias e no mundo das técnicas, puras e aplicadas.
Um programa de rádio ou uma transmissão de TV exigem, de ouvintes e telespectadores, um esforço menor do que a leitura de um texto. Tal como já ocorrera com o cinema, a utilização adequada de tais meios de comunicação pode ser proveitosa à prática profissional de Relações Públicas. Esta afirmação assim se justifica:
em nossos dias, a comunicação por meio de sons e imagens se ajusta, tanto à necessidade de entreter e agradar, quanto à desejável objetividade de um processo interativo;
veículos originários dos tempos modernos, rádio e TV despertam pouco interesse, pois neles toda espécie de público, literalmente se liga e, quando quer, os desliga;
emissões de rádio e de televisão representam um modo simples de conhecimento do mundo, na medida em que som e imagem não oferecem uma recriação da vida;
manifestações da vida social contemporânea comprovam que nossa civilização planetária forma uma síntese de técnicas relacionais e disposições públicas;
em seus programas e em sua programação, rádio e TV não mais podem se limitar a "dizer" ou "mostrar" como vivem os cidadãos, a não ser que se trate de emissoras públicas.
Entre os principais veículos de comunicação de nosso tempo está a internet. Para o correto exercício das Relações Públicas, sua importância é indiscutível. Entre as características da rede que mais a qualificam como instrumento hábil de RP está a seguinte:
dar acesso parcial a "dicas" importantes para a solução de toda espécie de dificuldades em RP;
permitir escolhas e favorecer opiniões, dispersando indivíduos e criando públicos remotos;
servir a uma parcimoniosa veiculação de mensagens públicas e privadas, congregando cidadãos;
fornecer informações, orientar e integrar indivíduos;
alterar a lógica de produção e distribuição de informações.
A atividade de Relações Públicas se integra ao domínio da comunicação, constituindo dimensão essencial das práticas comunicacionais em um mundo ao qual distingue, em nossos dias, a sociedade de consumo, o mercado global e a troca generalizada de informações. Neste contexto, compete ao relações-públicas:
entregar-se de corpo e alma ao admirável mundo novo da comunicação, acompanhando e fazendo adotar, no âmbito de sua empresa, as modificações pelas quais a sociedade passa, promovendo assim, um ajuste do público interno;
habilitar-se a um hábil e ágil processamento de dados, bem como a uma competente administração de fluxos emergentes de mensagens, posicionando sua empresa como referência necessária para distintos públicos;
fazer ouvir a sua voz ou dar a conhecer suas opiniões, para uma correta condução profissional de suas atividades em um mundo marcado por uma reestruturação industrial, uma reordenação social e mutações culturais;
situar-se conscientemente a montante e a jusante da ininterrupta sucessão de acontecimentos, prevendo-os e a eles reagindo de modo conseqüente, por exemplo, por uma gestão bem ordenada de conhecimentos;
deter um conhecimento razoável de tecnologia da informação, sendo capaz de promover algum aperfeiçoamento e criar oportunidades de negócios, imprimindo personalização ao seu desempenho profissional e às Relações Públicas.
Entre as técnicas de administração que podem utilmente servir a um correto exercício das Relações Públicas, está a que, recorrendo a ações de comunicação interna, procura fixar uma imagem positiva da organização junto ao público diretamente ligado à empresa. A esta técnica dá-se o nome de:
marketing de diálogo;
endomarketing;
macromarketing;
marketing de contágio;
webmarketing.
Acerca da organização de eventos, é correto afirmar-se:
o planejamento de comunicação e a campanha de marketing ou propaganda são ações que se completam na atividade de programação de eventos;
os eventos mistos, que reúnem públicos externos e público interno, só podem ser programados para datas significativas do ano, tornando-se comemorações oficiais;
os projetos culturais ou esportivos patrocinados pela empresa não devem ser convertidos em eventos, já que não ocorrem espontaneamente, sendo criados por vias indiretas;
os eventos sazonais devem ser evitados, porque tendem a desviar a atenção dos diferentes públicos e da imprensa para contextos exteriores à organização;
os eventos programados com o objetivo de promover a integração da empresa com os funcionários e seus familiares não devem se realizar em feriados ou datas especiais.
Ao organizar eventos, o setor de cerimonial de uma instituição costuma utilizar recursos gráficos para compor mensagens visuais. Um destes recursos é o estandarte de plástico, tecido ou papel, impresso de um ou dos dois lados, que se chama:
folheto;
boletim;
boleto;
folhetim;
banner.
Na era da internet, as Relações Públicas põem em foco o relacionamento com distintos públicos, definindo seus perfis, mapeando suas necessidades e talhando soluções para problemas emergentes. Este novo canal implementa e incrementa uma comunicação instantânea e biunívoca ao permitir pronta e segura avaliação de informações de retorno. Chama-se a este processo:
retroação sobre a fonte receptora de informações acerca do público na rede de comunicação;
feedback assegurado por uma interatividade com cidadãos mais conscientes e participativos;
alimentação retroativa para públicos preferenciais, reforçando-se a imagem da empresa;
recuperação, por um retorno de feedback, de informações públicas capturadas na rede;
feedback retroativo e seletivo, pelo qual o relações-públicas conhece um ou mais novos públicos.
Entre as funções de um house organ está a de:
permitir economia na produção e veiculação de anúncios publicitários;
manter a fidelidade do público externo, aprimorando a infra-estrutura da organização;
divulgar as atividades da instituição, bem como outros assuntos de interesse interno;
incentivar o espírito de grupo, desvalorizando as ações da concorrência;
reciclar o conhecimento técnico dos funcionários, combatendo a ineficiência.
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