Questões de Relações Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Recurso do qual o profissional de Relações Públicas pode lançar mão quando do planejamento e execução de campanhas, o teaser é:

  • A.

    o cartaz, adesivo ou painel publicitário exposto em táxis, ônibus e outros veículos automotivos;

  • B.

    a organização das ações de marketing de acordo com uma estratégia pré-estabelecida;

  • C.

    o anúncio ou comunicado que visa despertar a curiosidade sobre um produto ou acontecimento;

  • D.

    o sistema de marketing direto em que se utilizam todos os meios disponíveis de comunicação à distância;

  • E.

    a divulgação promocional por meio do envio de peças de propaganda impressa pelo correio.

O planejamento de mensagens acerca de conquistas feitas em domínios científicos, a serem divulgadas ao grande público, exige do relações-públicas o exercício de:

  • A.

    um repertório especializado, levando a que o grande público adquira informações de valor filosófico e forme sua própria opinião a respeito do progresso científico;

  • B.

    um repertório limitado, contribuindo para a formação de uma opinião pública, incentivando a partilha comunitária e reforçando a experiência social comum;

  • C.

    um repertório amplo, fazendo com que o público use um ou mais códigos em um contexto de suposições e expectativas amplamente compartilhadas;

  • D.

    um repertório bem popular, despertando o interesse do público e deformando sua opinião acerca da importância da mídia para a difusão coletiva do saber;

  • E.

    um repertório vasto, incentivando o público a se inteirar de novidades surgidas no universo das idéias e no mundo das técnicas, puras e aplicadas.

Um programa de rádio ou uma transmissão de TV exigem, de ouvintes e telespectadores, um esforço menor do que a leitura de um texto. Tal como já ocorrera com o cinema, a utilização adequada de tais meios de comunicação pode ser proveitosa à prática profissional de Relações Públicas. Esta afirmação assim se justifica:

  • A.

    em nossos dias, a comunicação por meio de sons e imagens se ajusta, tanto à necessidade de entreter e agradar, quanto à desejável objetividade de um processo interativo;

  • B.

    veículos originários dos tempos modernos, rádio e TV despertam pouco interesse, pois neles toda espécie de público, literalmente se liga e, quando quer, os desliga;

  • C.

    emissões de rádio e de televisão representam um modo simples de conhecimento do mundo, na medida em que som e imagem não oferecem uma recriação da vida;

  • D.

    manifestações da vida social contemporânea comprovam que nossa civilização planetária forma uma síntese de técnicas relacionais e disposições públicas;

  • E.

    em seus programas e em sua programação, rádio e TV não mais podem se limitar a "dizer" ou "mostrar" como vivem os cidadãos, a não ser que se trate de emissoras públicas.

Entre os principais veículos de comunicação de nosso tempo está a internet. Para o correto exercício das Relações Públicas, sua importância é indiscutível. Entre as características da rede que mais a qualificam como instrumento hábil de RP está a seguinte:

  • A.

    dar acesso parcial a "dicas" importantes para a solução de toda espécie de dificuldades em RP;

  • B.

    permitir escolhas e favorecer opiniões, dispersando indivíduos e criando públicos remotos;

  • C.

    servir a uma parcimoniosa veiculação de mensagens públicas e privadas, congregando cidadãos;

  • D.

    fornecer informações, orientar e integrar indivíduos;

  • E.

    alterar a lógica de produção e distribuição de informações.

A atividade de Relações Públicas se integra ao domínio da comunicação, constituindo dimensão essencial das práticas comunicacionais em um mundo ao qual distingue, em nossos dias, a sociedade de consumo, o mercado global e a troca generalizada de informações. Neste contexto, compete ao relações-públicas:

  • A.

    entregar-se de corpo e alma ao admirável mundo novo da comunicação, acompanhando e fazendo adotar, no âmbito de sua empresa, as modificações pelas quais a sociedade passa, promovendo assim, um ajuste do público interno;

  • B.

    habilitar-se a um hábil e ágil processamento de dados, bem como a uma competente administração de fluxos emergentes de mensagens, posicionando sua empresa como referência necessária para distintos públicos;

  • C.

    fazer ouvir a sua voz ou dar a conhecer suas opiniões, para uma correta condução profissional de suas atividades em um mundo marcado por uma reestruturação industrial, uma reordenação social e mutações culturais;

  • D.

    situar-se conscientemente a montante e a jusante da ininterrupta sucessão de acontecimentos, prevendo-os e a eles reagindo de modo conseqüente, por exemplo, por uma gestão bem ordenada de conhecimentos;

  • E.

    deter um conhecimento razoável de tecnologia da informação, sendo capaz de promover algum aperfeiçoamento e criar oportunidades de negócios, imprimindo personalização ao seu desempenho profissional e às Relações Públicas.

Entre as técnicas de administração que podem utilmente servir a um correto exercício das Relações Públicas, está a que, recorrendo a ações de comunicação interna, procura fixar uma imagem positiva da organização junto ao público diretamente ligado à empresa. A esta técnica dá-se o nome de:

  • A.

    marketing de diálogo;

  • B.

    endomarketing;

  • C.

    macromarketing;

  • D.

    marketing de contágio;

  • E.

    webmarketing.

Acerca da organização de eventos, é correto afirmar-se:

  • A.

    o planejamento de comunicação e a campanha de marketing ou propaganda são ações que se completam na atividade de programação de eventos;

  • B.

    os eventos mistos, que reúnem públicos externos e público interno, só podem ser programados para datas significativas do ano, tornando-se comemorações oficiais;

  • C.

    os projetos culturais ou esportivos patrocinados pela empresa não devem ser convertidos em eventos, já que não ocorrem espontaneamente, sendo criados por vias indiretas;

  • D.

    os eventos sazonais devem ser evitados, porque tendem a desviar a atenção dos diferentes públicos e da imprensa para contextos exteriores à organização;

  • E.

    os eventos programados com o objetivo de promover a integração da empresa com os funcionários e seus familiares não devem se realizar em feriados ou datas especiais.

Ao organizar eventos, o setor de cerimonial de uma instituição costuma utilizar recursos gráficos para compor mensagens visuais. Um destes recursos é o estandarte de plástico, tecido ou papel, impresso de um ou dos dois lados, que se chama:

  • A.

    folheto;

  • B.

    boletim;

  • C.

    boleto;

  • D.

    folhetim;

  • E.

    banner.

Na era da internet, as Relações Públicas põem em foco o relacionamento com distintos públicos, definindo seus perfis, mapeando suas necessidades e talhando soluções para problemas emergentes. Este novo canal implementa e incrementa uma comunicação instantânea e biunívoca ao permitir pronta e segura avaliação de informações de retorno. Chama-se a este processo:

  • A.

    retroação sobre a fonte receptora de informações acerca do público na rede de comunicação;

  • B.

    feedback assegurado por uma interatividade com cidadãos mais conscientes e participativos;

  • C.

    alimentação retroativa para públicos preferenciais, reforçando-se a imagem da empresa;

  • D.

    recuperação, por um retorno de feedback, de informações públicas capturadas na rede;

  • E.

    feedback retroativo e seletivo, pelo qual o relações-públicas conhece um ou mais novos públicos.

Entre as funções de um house organ está a de:

  • A.

    permitir economia na produção e veiculação de anúncios publicitários;

  • B.

    manter a fidelidade do público externo, aprimorando a infra-estrutura da organização;

  • C.

    divulgar as atividades da instituição, bem como outros assuntos de interesse interno;

  • D.

    incentivar o espírito de grupo, desvalorizando as ações da concorrência;

  • E.

    reciclar o conhecimento técnico dos funcionários, combatendo a ineficiência.

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