Lista completa de Questões de Relações Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As características de um release para divulgação de um evento são:
o mais importante num release é o título. Ele deve ser longo (pelo menos 15 palavras) e com destaque gráfico. O título se apresenta sempre em itálico e centralizado para rapidamente chamar a atenção do jornalista;
a característica mais importante do release é a criatividade do texto. Mesmo subestimando a informação, sua função prioritária é chamar a atenção, garantindo a presença do jornalista no evento;
os releases devem ter um autor responsável, claramente expresso, bem como todas as fontes de informação, com nome, função ou cargo na instituição, para que o jornalista possa contactá-las a fim de obter mais informações;
no release devemos encontrar diversas fontes de informação, podendo usar tanto o discurso direto quanto indireto. Isso elimina a necessidade do repórter entrevistar diretamente a fonte durante o evento.
Segundo JB Pinho, as atividades de comunicação usadas como instrumentos de Relações Públicas se dividem em três grupos: editoração, divulgação e propaganda institucional. Sobre esse assunto podemos afirmar que:
a editoração compreende apenas a publicação de livros, visto que as demais publicações possíveis são privativas da área de jornalismo;
a propaganda institucional, por ser paga deve, além de reforçar a imagem da empresa, gerar aumento imediato do lucro;
o objetivo principal da divulgação é persuadir, daí o uso preponderante dos teasers que aliam texto à foto no esforço de convencer a opinião pública;
teaser, press-kit e press-release podem ser usados como instrumentos de divulgação;
todos os materiais, impressos ou audiovisuais, que apresentam conteúdo imutável e de interesse permanente pertencem à área de propaganda institucional.
Os propósitos da atuação da propaganda em RP foram agrupados por J.B. Pinho em cinco funções básicas: protetora, de identidade, institucional, de serviço público e de estímulo à ação. Sobre a propaganda de estímulo à ação é correto afirmar:
é dedicada unicamente às causas sociais, forçando a mobilização popular;
surge da necessidade de legitimação da empresa, que através de patrocínios estimula setores específicos da sociedade;
tem como meta conferir personalidade organizacional a uma instituição;
se dá sob a forma de eventos culturais, esportivos ou comunitários;
busca a mobilização popular no sentido de forçar mudanças em práticas comerciais, industriais ou ainda apressar ou se opor à aprovação de leis.
Entre as características básicas do texto de Relações Públicas, para que a comunicação se torne eficaz, não se inclui:
simplicidade - escrever bem consiste em colocar pensamentos complexos m linguagem simples;
motivação – combinar informação e coerção, para que o leitor seja obrigado a agir como a empresa determina;
concisão – o tamanho de texto depende do seu objetivo e do público;
credibilidade – o texto não deve conter exageros nem apelos infundados;
precisão – a seleção do vocabulário deve indicar o exato significado das palavras.
Os eventos são uma boa estratégia de Relações Públicas, pois atraem a atenção do público e da imprensa para a empresa. A opção que não indica aspectos da organização de um evento com objetivos de comunicação é:
o planejamento antecipado para que a cobertura se torne viável;
a existência de um "gancho" jornalístico, obrigatoriamente baseado em datas comemorativas;
o planejamento da parte "mecânica" da cobertura, disponibilizando condições físicas e materiais que facilitem o trabalho dos jornalistas;
a divulgação do evento para os veículos de comunicação seguida, de preferência, pela confirmação da presença dos jornalistas;
a preparação de material de apoio: cópias de discursos, relatórios, programação e fotos.
Os meios de comunicação de massa são utilizados freqüentemente como meios de Relações Públicas. Ao optar pelo cinema como mídia de divulgação, o profissional de RP busca:
a mídia mais eficiente em termos de formação de opinião;
a mídia que permite o uso do gênero documentário;
a mídia mais segmentada;
a mídia mais popular;
a mídia de maior cobertura em termos geográficos.
Quanto aos tipos de entrevistas usadas em pesquisas, identifique a afirmação incorreta:
as entrevistas pessoais são geralmente consideradas as mais confiáveis, permitindo uma maior quantidade de entrevistas em profundidade;
os painéis são muito usados em pesquisas de marketing e permitem que o pesquisador meça as mudanças em atitude por parte dos entrevistados;
embora as entrevistas por telefone sejam mais baratas que as presenciais, elas apresentam uma alta taxa de recusa;
os questionários entregues pessoalmente e preenchidos na presença do pesquisador tendem a inibir o entrevistado e falsear suas respostas;
nos painéis uma mesma pessoa é entrevistada em diversas ocasiões.
A propaganda é usada em diversos setores das Relações Públicas. O item que não pertence aos usos da propaganda como instrumento de RP é:
servir os consumidores mediante informações úteis;
aumentar de forma imediata os níveis de consumo;
prestar serviço público;
dissipar falsas impressões e corrigir concepções errôneas;
informar os empregados e obter sua cooperação.
O house organ, ao contrário dos meios massivos, é produzido a partir das informações do assessorado e desempenha funções específicas na estratégia de comunicação de uma empresa. Com relação às características do house organ, é correto afirmar:
o house organ deve informar sobre o contexto da organização, abordando seu funcionamento interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;
o house organ deve evitar a postura orientadora, abstendose de fornecer dicas de segurança, higiene ou orientação profissional. Esse tipo de postura tem alto índice de rejeição entre os funcionários;
o house organ deve evitar matérias sobre determinado departamento ou funcionário em especial. Essa política gera descontentamento e competitividade entre os funcionários;
o house organ deve privilegiar os aspectos institucionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;
o house organ, sendo financiado pelo assessorado, deve registrar apenas fatos importantes para empresa.
O planejamento constitui uma das funções das Relações Públicas e segue um conjunto de etapas que vai do diagnóstico (pesquisa) até o controle e avaliação dos resultados de uma ação de comunicação. Para J.B. Pinho, o tipo de pesquisa que não está incluído na fase de diagnóstico é:
a pesquisa bibliográfica;
o survey;
a pesquisa administrativa ou institucional;
a pesquisa de opinião pública;
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