Lista completa de Questões de Relações Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
obre o press release, é correto afirmar:
trata-se da exposição das metas de uma organização durante determinado período;
é a notícia do ponto de vista governamental, o que anula seu valor jornalístico;
trata-se do roteiro entregue pelos jornalistas à fonte, antes de uma entrevista coletiva;
é um tipo de boletim que se presta à propaganda ou ao culto de uma personalidade;
trata-se de texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição.
Na redação de textos e comunicados, por meio dos quais o relações-públicas se desincumbe de suas tarefas profissionais, é necessário recorrer à retórica pelo seguinte motivo:
respeita-se sempre o que vem escrito ou é dito por um uso nada discreto de termos algo incompreensíveis, porque a obscuridade das idéias se serve de uma eloqüência vazia;
trata-se da arte de bem argumentar, fazendo-se uso judicioso de recursos de persuasão ou convencimento por meio de palavras e pela proposição adequada de idéias;
buscar-se-á dar a tal redação contornos de oração comemorativa, recorrendo-se a palavras de difícil entendimento, por parte de quem as ouve ou lê, somente para impressionar;
pretende-se escrever ou falar muito sem, no entanto, dizer algo que seja realmente relevante; para tanto, nada melhor do que procedimentos redacionais enfáticos e pomposos;
todo relações-públicas deve conhecer muito bem técnicas de codificação, tanto jornalísticas, quanto publicitárias, embora jamais necessite fazer qualquer uso delas.
Folder quer dizer:
pequena publicação encadernada, com poucas páginas, maior que o folheto e menor que o livro;
cada uma das extremidades laterais da capa de um livro dobradas para dentro;
peça de madeira com mensagem publicitária ou informativa colocada ao ar livre;
tipo de prospecto cuja única folha impressa é dobrada duas, três ou mais vezes;
livro de pequeno formato, impresso com margem reduzida e em papel de baixa gramatura.
Criado por Th. Adorno e M. Horkheimer, em 1947, o conceito de indústria cultural pode ser assim entendido:
fatos de cultura, sobretudo estrangeira, são desprezados por grandes indústrias transnacionais, transformando-se assim em autênticos "pacotes culturais";
a produção em escala industrial e a promoção publicitária de bens simbólicos conferiram a tais bens um valor de mercado e deles fizeram produtos de amplo consumo;
a arte e a cultura de um povo ou de uma nação apresentam fronteiras tênues no que respeita a sua comercialização internacional, podendo ser artesanalmente produzidas;
bens culturais ou simbólicos não são de propriedade coletiva, competindo a modernas indústrias transnacionais a sua produção em escala planetária;
todo bem de natureza simbólica pode ser artesanalmente produzido e reproduzido industrialmente, ganhando com isso uma extraordinária aura de sucesso.
Linguagem de um meio de comunicação se explica assim:
estrutura autônoma de significação utilizada por tal meio para a comunicação pretendida;
unidade de entrada para a realização de um processo midiático de transferência de sentidos;
fato essencialmente humano que um meio de comunicação adapta somente para suas transmissões;
conjunto de sinais dotado de alta taxa de redundância pelo qual um meio de comunicação atua;
articulação de significantes a seus supostos significados em um meio de comunicação.
Denomina-se evento a(o):
manifestação, em plano institucional, da condição profissional de um relações-públicas na hierarquia de uma empresa;
fato ou fenômeno excepcional e organizado por relações-públicas, com a finalidade de difundir filosofias empresariais;
festa, espetáculo ou comemoração organizados por um relações-públicas para ocultar do público a política da empresa;
reunião de representantes dos vários públicos a serem prontamente mobilizados pela ação de um relações-públicas;
acontecimento previsto e preparado por um relações-públicas, com objetivos promocionais, comunitários e institucionais.
Entre as tarefas de um relações-públicas está a de estabelecer uma eficiente comunicação com os diversos públicos de uma empresa. São características de tais públicos
são compostos por pessoas ou grupos de pessoas com pouca informação, voltados para a defesa de interesses empresariais;
em sua formação, nota-se um aglomerado de indivíduos reunidos por força de contigüidade espacial, sem opinião própria;
compõem-se de pessoas ou grupos organizados, que dispõem de informações e estão à procura de uma atitude comum;
manifestam, quando de sua formação, o claro intento de intensificar sua capacidade de fazer frente a controvérsias;
agem racionalmente, sem fazer concessões e sem compartilhar experiências, comunicando-as a outros grupos.
A atividade de programação visual para veículos impressos destina-se a dar "redação visual" a uma publicação, articulando:
paste-up, diagrama, espelho, computação gráfica, composição quente e fria;
hardware, software, internet, intranet, correio eletrônico, sistemas de busca;
massas de cores ou de preto e branco, fontes tipográficas, disposição de textos, ilustrações;
mancha gráfica, colunas, margens, programas de editoração, fluxogramas;
imagens variadas, aberturas, créditos, vinhetas, expediente, cabeçalhos, cenoplastia, arte final.
Em telejornalismo, a gravação feita pelo repórter no local do acontecimento para ser usada no meio da reportagem chama-se:
cabeça;
mixagem;
quadro parado;
escalada;
passagem.
A foto de imprensa (fotojornalismo) compõe uma mensagem porque reúne:
uma fonte emissora, um signo e um significante;
um código, um canal de transmissão e um contexto;
um significante, um significado e um receptor;
uma fonte emissora, um canal de transmissão e um receptor;
um codificador, um transmissor e uma veiculação.
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