Questões de Relações Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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obre o press release, é correto afirmar:

  • A.

    trata-se da exposição das metas de uma organização durante determinado período;

  • B.

    é a notícia do ponto de vista governamental, o que anula seu valor jornalístico;

  • C.

    trata-se do roteiro entregue pelos jornalistas à fonte, antes de uma entrevista coletiva;

  • D.

    é um tipo de boletim que se presta à propaganda ou ao culto de uma personalidade;

  • E.

    trata-se de texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição.

Na redação de textos e comunicados, por meio dos quais o relações-públicas se desincumbe de suas tarefas profissionais, é necessário recorrer à retórica pelo seguinte motivo:

  • A.

    respeita-se sempre o que vem escrito ou é dito por um uso nada discreto de termos algo incompreensíveis, porque a obscuridade das idéias se serve de uma eloqüência vazia;

  • B.

    trata-se da arte de bem argumentar, fazendo-se uso judicioso de recursos de persuasão ou convencimento por meio de palavras e pela proposição adequada de idéias;

  • C.

    buscar-se-á dar a tal redação contornos de oração comemorativa, recorrendo-se a palavras de difícil entendimento, por parte de quem as ouve ou lê, somente para impressionar;

  • D.

    pretende-se escrever ou falar muito sem, no entanto, dizer algo que seja realmente relevante; para tanto, nada melhor do que procedimentos redacionais enfáticos e pomposos;

  • E.

    todo relações-públicas deve conhecer muito bem técnicas de codificação, tanto jornalísticas, quanto publicitárias, embora jamais necessite fazer qualquer uso delas.

Folder quer dizer:

  • A.

    pequena publicação encadernada, com poucas páginas, maior que o folheto e menor que o livro;

  • B.

    cada uma das extremidades laterais da capa de um livro dobradas para dentro;

  • C.

    peça de madeira com mensagem publicitária ou informativa colocada ao ar livre;

  • D.

    tipo de prospecto cuja única folha impressa é dobrada duas, três ou mais vezes;

  • E.

    livro de pequeno formato, impresso com margem reduzida e em papel de baixa gramatura.

Criado por Th. Adorno e M. Horkheimer, em 1947, o conceito de indústria cultural pode ser assim entendido:

  • A.

    fatos de cultura, sobretudo estrangeira, são desprezados por grandes indústrias transnacionais, transformando-se assim em autênticos "pacotes culturais";

  • B.

    a produção em escala industrial e a promoção publicitária de bens simbólicos conferiram a tais bens um valor de mercado e deles fizeram produtos de amplo consumo;

  • C.

    a arte e a cultura de um povo ou de uma nação apresentam fronteiras tênues no que respeita a sua comercialização internacional, podendo ser artesanalmente produzidas;

  • D.

    bens culturais ou simbólicos não são de propriedade coletiva, competindo a modernas indústrias transnacionais a sua produção em escala planetária;

  • E.

    todo bem de natureza simbólica pode ser artesanalmente produzido e reproduzido industrialmente, ganhando com isso uma extraordinária aura de sucesso.

Linguagem de um meio de comunicação se explica assim:

  • A.

    estrutura autônoma de significação utilizada por tal meio para a comunicação pretendida;

  • B.

    unidade de entrada para a realização de um processo midiático de transferência de sentidos;

  • C.

    fato essencialmente humano que um meio de comunicação adapta somente para suas transmissões;

  • D.

    conjunto de sinais dotado de alta taxa de redundância pelo qual um meio de comunicação atua;

  • E.

    articulação de significantes a seus supostos significados em um meio de comunicação.

Denomina-se evento a(o):

  • A.

    manifestação, em plano institucional, da condição profissional de um relações-públicas na hierarquia de uma empresa;

  • B.

    fato ou fenômeno excepcional e organizado por relações-públicas, com a finalidade de difundir filosofias empresariais;

  • C.

    festa, espetáculo ou comemoração organizados por um relações-públicas para ocultar do público a política da empresa;

  • D.

    reunião de representantes dos vários públicos a serem prontamente mobilizados pela ação de um relações-públicas;

  • E.

    acontecimento previsto e preparado por um relações-públicas, com objetivos promocionais, comunitários e institucionais.

Entre as tarefas de um relações-públicas está a de estabelecer uma eficiente comunicação com os diversos públicos de uma empresa. São características de tais públicos

  • A.

    são compostos por pessoas ou grupos de pessoas com pouca informação, voltados para a defesa de interesses empresariais;

  • B.

    em sua formação, nota-se um aglomerado de indivíduos reunidos por força de contigüidade espacial, sem opinião própria;

  • C.

    compõem-se de pessoas ou grupos organizados, que dispõem de informações e estão à procura de uma atitude comum;

  • D.

    manifestam, quando de sua formação, o claro intento de intensificar sua capacidade de fazer frente a controvérsias;

  • E.

    agem racionalmente, sem fazer concessões e sem compartilhar experiências, comunicando-as a outros grupos.

A atividade de programação visual para veículos impressos destina-se a dar "redação visual" a uma publicação, articulando:

  • A.

    paste-up, diagrama, espelho, computação gráfica, composição quente e fria;

  • B.

    hardware, software, internet, intranet, correio eletrônico, sistemas de busca;

  • C.

    massas de cores ou de preto e branco, fontes tipográficas, disposição de textos, ilustrações;

  • D.

    mancha gráfica, colunas, margens, programas de editoração, fluxogramas;

  • E.

    imagens variadas, aberturas, créditos, vinhetas, expediente, cabeçalhos, cenoplastia, arte final.

Em telejornalismo, a gravação feita pelo repórter no local do acontecimento para ser usada no meio da reportagem chama-se:

  • A.

    cabeça;

  • B.

    mixagem;

  • C.

    quadro parado;

  • D.

    escalada;

  • E.

    passagem.

A foto de imprensa (fotojornalismo) compõe uma mensagem porque reúne:

  • A.

    uma fonte emissora, um signo e um significante;

  • B.

    um código, um canal de transmissão e um contexto;

  • C.

    um significante, um significado e um receptor;

  • D.

    uma fonte emissora, um canal de transmissão e um receptor;

  • E.

    um codificador, um transmissor e uma veiculação.

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