Questões de Saúde Pública

Lista completa de Questões de Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A vigilância epidemiológica tem, como propósito, fornecer orientação técnica permanente para os responsáveis pela decisão e execução de ações de controle de doenças e agravos.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir
Investigação epidemiológica é um trabalho de campo, realizado com base em casos notificados e nos respectivos contatos, que tem como principais objetivos identificar fonte e modo de transmissão; identificar grupos expostos a maior risco; identificar fatores determinantes; confirmar diagnóstico; e determinar as principais características epidemiológicas. O propósito final da investigação epidemiológica é orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos.

De acordo com a Constituição Federal, analise os itens sobre a assistência à saúde, e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A assistência à saúde é livre à iniciativa pública e privada.

    B) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    C) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

    D) É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

    E) A lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.

A doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi é um problema de saúde a ser enfrentado no país. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior o sucesso do tratamento. Ao identificar um paciente com suspeita de infecção aguda, o profissional do Serviço de Saúde deve preencher uma ficha de notificação do Ministério da Saúde. É correto afirmar que a doença em questão é:

    A) Malária.

    B) Febre amarela.

    C) Leptospirose.

    D) Doença de chagas.

    E) Esquistossomose.

A vigilância epidemiológica tem, como propósito, fornecer orientação técnica permanente para os responsáveis pela decisão e execução de ações de controle de doenças e agravos.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir
As orientações técnicas e operacionais, emanadas dos órgãos centrais do sistema, não precisam obrigatoriamente estar adaptadas à realidade de cada área.

Sobre o Controle, Avaliação e Auditoria no SUS, analise os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O cadastro de unidades prestadoras de serviços de saúde (UPS), completo e atualizado, é requisito básico para programar a contratação de serviços assistenciais e para realizar o controle da regularidade dos faturamentos.

    B) Compete ao órgão gestor do SUS responsável pelo relacionamento com cada UPS, seja própria, contratada ou conveniada, a garantia da atualização permanente dos dados cadastrais, no banco de dados nacional.

    C) Os bancos de dados nacionais, cujas normas são definidas pelos órgãos do MS, constituem instrumentos essenciais ao exercício das funções de controle, avaliação e auditoria.

    D) As ações de auditoria analítica e operacional constituem responsabilidades da esfera municipal do SUS, o que exige a estruturação do respectivo órgão de controle, avaliação e auditoria, incluindo a definição dos recursos e da metodologia adequada de trabalho.

    E) As ações de controle devem priorizar os procedimentos técnicos e administrativos prévios à realização de serviços e à ordenação dos respectivos pagamentos, com ênfase na garantia da autorização de internações e procedimentos ambulatoriais - tendo como critério fundamental a necessidade dos usuários - e o rigoroso monitoramento da regularidade e da fidedignidade dos registros de produção e faturamento de serviços.

A respeito da Doença Tuberculose, julgue os itens:


I- É transmitido por via aérea de uma pessoa contaminada que elimina bacilos no ambiente através da tosse, fala ou espirro.

II- A tuberculose pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas.

III- O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado, deve ser realizado de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e compreende duas fases: a intensiva e a de manutenção.

IV- No Brasil, o esquema básico para tratamento da tuberculose em adultos e adolescentes é composto por três fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção.


Assinale a alternativa correta:

    A) Todas as alternativas estão corretas.

    B) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

    C) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

    D) Todas as alternativas estão incorretas.

    E) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

A vigilância epidemiológica tem, como propósito, fornecer orientação técnica permanente para os responsáveis pela decisão e execução de ações de controle de doenças e agravos.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir
Coleta, processamento, análise e interpretação dos dados e recomendações de medidas de controle apropriadas são algumas das funções da vigilância epidemiológica.

Sobre o Sistema de Saúde Municipal, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA

    A) A totalidade das ações e de serviços de atenção à saúde, no âmbito do SUS, deve ser desenvolvida em um conjunto de estabelecimentos, organizados em rede regionalizada e hierarquizada, e disciplinados segundo subsistemas, um para cada município.

    B) O SUS-Municipal é voltado ao atendimento parcial de sua própria população e inserido de forma indissociável no SUS, na abrangência estadual.

    C) Os estabelecimentos desse subsistema municipal, do SUS-Municipal, não precisam ser, obrigatoriamente, de propriedade da prefeitura, nem precisam ter sede no território do município.

    D) Independentemente da gerência dos estabelecimentos prestadores de serviços ser estatal ou privada, a gestão de todo o sistema municipal é, necessariamente, da competência do poder público e exclusiva desta esfera de governo, respeitadas as atribuições do respectivo Conselho e de outras diferentes instâncias de poder.

    E) O caráter diferenciado do modelo de gestão é transitório, vez que todo e qualquer município pode ter uma gestão plenamente desenvolvida, levando em conta que o poder constituído, neste nível, tem uma capacidade de gestão intrinsecamente igual e os seus segmentos populacionais dispõem dos mesmos direitos.

A respeito da doença leishmaniose visceral, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I- Os agentes etiológicos da leishmaniose visceral são protozoários tripanosomatídeos do gênero Leishmania. II- Na área urbana, o gato é a principal fonte de infecção. III- Os vetores da leishmaniose visceral são insetos denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha. IV- É considerada uma doença de notificação compulsória.
Marque a sequência correta:

    A) V, V, F, V.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, F, V

    E) V, F, V, V

A vigilância epidemiológica tem, como propósito, fornecer orientação técnica permanente para os responsáveis pela decisão e execução de ações de controle de doenças e agravos.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir
Notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária somente por profissionais de saúde, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...