Questões de Secretariado Executivo do ano 2013

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Entender a importância de se planejar o tempo é essencial para organizar as ações, de forma a alcançar os objetivos propostos. No desenvolvimento das atribuições, uma administração do tempo contribui para

  • A.

    diminuir o controle das atividades.

  • B.

    otimizar o trabalho.

  • C.

    postergar prazos.

  • D.

    gerar dúvidas.

  • E.

    desconsiderar prioridades.

Marina, assistente do Departamento de Tecnologia, sabe que é de fundamental importância manter-se uma comunicação gestual eficaz no ambiente de trabalho. Assinale a alternativa que sinaliza uma das maneiras que ela utiliza para evitar ruídos na comunicação não verbal.

  • A.

    Apoiar a cabeça nas mãos.

  • B.

    Desviar o olhar do receptor.

  • C.

    Apontar o dedo indicador.

  • D.

    Deixar os braços soltos.

  • E.

    Disfarçar um sorriso.

Ao se planejar a organização de um arquivo, devem ser observados os elementos constantes de um documento. Quando a data é considerada o elemento principal, o arquivo obedece à ordem

  • A.

    numérica.

  • B.

    alfabética.

  • C.

    cronológica.

  • D.

    por assunto.

  • E.

    geográfica.

Uma das competências exigidas para os profissionais é a habilidade para interagir com as pessoas de maneira empática, mesmo diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes positivas, comportamentos maduros e não combativos. Tal habilidade define o relacionamento

  • A.

    emocional.

  • B.

    atitudinal.

  • C.

    interpessoal.

  • D.

    intrapessoal.

  • E.

    grupal.

Alguns documentos devem ser de conhecimento restrito e, portanto, requerem medidas especiais de salvaguarda para custódia e divulgação. Esses documentos são denominados

  • A.

    sigilosos.

  • B.

    ostensivos.

  • C.

    particulares.

  • D.

    oficiais.

  • E.

    institucionais.

Julgue os itens a seguir, que dizem respeito às atribuições dos órgãos e instituições relacionados à segurança e saúde do trabalhador.

A campanha interna de prevenção da AIDS foi instituída em 1988, estando integrada à Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    controlar, organizar, manusear e agilizar.

  • B.

    classificar, pesquisar, manusear e planejar.

  • C.

    organizar, checar, informar e guardar.

  • D.

    dificultar o acesso às informações confidenciais, pesquisar, organizar e checar.

  • E.

    organizar, classificar, preservar e facilitar a consulta.

O ambiente de trabalho exige, de equipes e gestores, flexibilidade, troca de informações e união para que atinjam os objetivos traçados, favorecendo a aproximação entre as pessoas e a conquista do sucesso como um todo. Entende-se como Trabalho em Equipe:

  • A.

    a junção de conhecimentos, habilidades pessoais e boa vontade de todos para o bem comum.

  • B.

    a soma positiva das experiências e das responsabilidades para obter resultados satisfatórios.

  • C.

    a união dos diferentes tipos de personalidade e habilidades em grupo para atingir parte dos objetivos.

  • D.

    a capacidade de cada membro de fazer valer seus conhecimentos e habilidades profissionais.

  • E.

    as competências profissionais e pessoais somadas à autoridade que cada um possui para trabalhar nos projetos.

Verifica-se por parte do profissional de secretariado que, no âmbito organizacional, ele pode se deparar com três tipos diferentes de atendimento ao cliente, seja cliente interno ou externo. Esses atendimentos podem ser:

  • A.

    presencial, formal e amistoso.

  • B.

    telefônico, institucional e informal.

  • C.

    online, informal e institucional.

  • D.

    presencial, receptivo e formal.

  • E.

    presencial, telefônico e online.

Um processo de comunicação ineficiente ocasiona uma infinidade de problemas no atendimento ao cliente interno e externo. Deve-se, enquanto profissional de secretariado, reconhecer e minimizar alguns ruídos de comunicação com vistas a promover um atendimento de qualidade. O profissional de secretariado necessita então conhecer bem os aspectos mais importantes da comunicação, que são:

  • A.

    clareza, compreensão e calma.

  • B.

    formalidade, objetividade e calma.

  • C.

    compreensão, flexibilidade e imparcialidade.

  • D.

    calma, prolixidade e informalidade.

  • E.

    parcialidade, clareza e objetividade.

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