Lista completa de Questões de Secretariado Executivo do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Secretariado Executivo - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A agenda eletrônica ou física demanda por parte do profissional de secretariado competência, organização e responsabilidade quanto ao manuseio e uso. O secretário deve organizar e gerenciar os compromissos de sua chefia com extrema cautela e atenção. Nesse sentido, a agenda deve
ser elaborada em parceria com a agenda do secretário para que não hajam riscos de esquecimento.
ser elaborada de maneira que deixe sua chefia livre para optar pelos compromissos mais urgentes.
ser elaborada com a finalidade de lembrar sua chefia de compromissos profissionais e atividades organizacionais.
ser elaborada para lembrar de eventos institucionais junto a fornecedores e clientes.
ser elaborada mensalmente, levando-se em conta os compromissos particulares, sociais e familiares.
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mencionar os presentes, o expediente e o coordenador da reunião.
mencionar o local, a data e o horário da reunião para ciência de todos.
citar a pauta, elencando os assuntos tratados e as deliberações.
mencionar os assuntos tratados na reunião anterior.
citar os nomes dos presentes, do(a) secretário(a), a data, o local e o horário da reunião.
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Nas organizações, a divisão física dos espaços contribui com a produtiva disposição de máquinas e equipamentos, promovendo um bom funcionamento dos trabalhos. Pode-se afirmar que a representação gráfica da distribuição de móveis e/ou equipamentos de uma determinada sala ou local de trabalho recebe o nome de
flow chart.
desenho geométrico.
lay-out.
planta administrativa.
flip chart setorial.
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O profissional de secretariado deve estar atento para que o objetivo da correspondência seja alcançado quando da elaboração de sua redação. Uma das partes que formam a correspondência comercial é o Vocativo. Entende-se por Vocativo como
o coração de toda correspondência pública.
a saudação inicial dirigida ao destinatário.
informações que seguem no envelope da correspondência.
o gênero do texto comercial.
a estrutura padrão de correspondências públicas.
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O profissional de secretariado gerencia uma infinidade de documentos empresariais em sua rotina profissional. Deve ter domínio e conhecer a tipologia e a finalidade desses documentos em seu departamento ou organização com a finalidade de facilitar o trâmite de documentos. É correto afirmar que
ofício é o documento mais utilizado no processo de comunicação das empresas privadas.
ofício e requerimento têm a mesma função nas repartições públicas.
oficio e procuração têm a mesma função nas empresas privadas em função do seu caráter público.
ofício exige da repartição pública que seja redigido em papel timbrado e não utilizado para assuntos alheios ao departamento.
ofício e memorando são processos de comunicação das empresas privadas e de caráter público.
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Com o desenvolvimento da tecnologia e a disseminação rápida das informações entre empresas e departamentos, os profissionais de secretariado passaram a compreender melhor o valor das informações e da guarda de documentos de forma a proporcionar rapidez na sua localização quando solicitado. Considera-se também uma forma de guarda de documentos o GED, que significa
gerenciamento eletrônico de documentos.
gestão executiva de documentos.
gestão específica de documentos.
gerenciamento executivo de documentos.
gestão eletrônica de documentos.
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Considera-se no perfil do profissional de secretariado a habilidade de gerenciar seu comportamento profissional no tocante à execução de suas tarefas diárias, que exige além das habilidades técnicas, que seja proativo com os inúmeros serviços de secretaria. Na execução das rotinas administrativas e com o objetivo de facilitar as atividades gerenciais, deve o secretário
organizar, executar, atribuir e isentar-se.
atribuir, planejar, isentar-se e controlar.
omitir-se, organizar, estabelecer metas e planejar.
vistoriar, delegar, omitir-se e checar.
planejar, organizar, executar e controlar.
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A parceria entre o executivo ou chefia e o profissional de secretariado está pautada na confidencialidade, na discrição e no trabalho em equipe. Nessa realidade, o secretário deve observar a importância de facilitar as relações entre os colaboradores e a chefia. Quando um colaborador deixa a desejar com relação à sua conduta profissional no departamento, atrapalhando o andamento dos trabalhos e prejudicando os resultados do departamento, você, enquanto profissional de secretariado,
avisa imediatamente o departamento de recursos humanos e solicita uma advertência verbal.
faz chegar ao conhecimento dos demais colegas do setor esse fato e sugere que eles tomem as providências.
deixa o problema chegar a chefia por outros meios, afinal você não tem a responsabilidade direta dessa pessoa.
chama o colaborador de lado, alerta para o que está ocorrendo e se prontifica ao ouvi-lo para poder ajudar.
comunica a sua chefia quem está causando o problema no departamento, para que ele sim tome as providências.
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O atendimento telefônico de qualidade é uma das ferramentas essenciais para a sobrevivência das empresas. Nas empresas públicas ou privadas, o profissional de secretariado deve atentar-se para contribuir com a fidelização do cliente. Para que um bom atendimento telefônico ocorra, o secretário deve
identificar a empresa, seu departamento e dizer seu nome.
cumprimentar o interlocutor e perguntar quem fala e o que deseja.
identificar a empresa, dizer seu nome e cumprimentar o interlocutor.
quando possível evitar o alô, identificando apenas o seu departamento.
após o quarto toque atender e perguntar ao interlocutor com quem ele quer falar.
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O profissional de secretariado tem sob sua responsabilidade a logística da organização de reuniões em seu departamento. As reuniões são mais produtivas quando os aspectos básicos são levados em conta quando da sua organização. Considera(m)-se aspecto(s) básico(s) na organização de uma reunião:
utilizar-se da intranet para encaminhar um e-mail informando o motivo da reunião com a pauta.
encaminhar o protocolo da convocação, bem como a pauta para os participantes.
informar a data, e confirmar uma hora antes se todos os participantes poderão ou não comparecer à reunião.
encaminhar a apresentação do conteúdo antecipado por e-mail para que todos tenham ciência do que será apresentado.
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