Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Júlio foi contratado como porteiro para trabalhar na portaria de um prédio comercial identificando os passantes e liberando o seu acesso, mediante a apresentação de documento de identidade. Após alguns meses da contratação de Júlio, o sistema de acesso de pessoas foi informatizado, câmeras de monitoramento foram instaladas e duas portas de acesso ao prédio foram construídas. Com essas mudanças, o serviço realizado pelo porteiro também foi alterado, passando ele a controlar eletronicamente uma das portas instaladas e a realizar a identificação dos passantes de forma mais detalhada, solicitando dados sobre endereço e profissão. Além disso, Júlio passou a tirar fotografia digital dos passantes, mediante um sistema de webcam, e a observar a permanência de indivíduos suspeitos na entrada principal do prédio.
Considerando a ergonomia no ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir, relativos à situação hipotética acima descrita.
É recomendável para Júlio um posto de trabalho que lhe permita alternar entre a posição sentada e em pé, tal como o ilustrado na figura abaixo.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Assinale a alternativa que está em DESACORDO com as responsabilidades do empregado quanto ao Equipamento de Proteção Individual − EPI.
Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.
Respeitar as determinações sobre seu uso adequado.
Utilizar o equipamento apenas para a finalidade a que se destina.
Responsável pela sua guarda e conservação.
Dar ciência ao empregador sobre alterações que o torne impróprio para o uso.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Norma de Higiene Ocupacional 3 (NHO-3) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em relação à exposição ocupacional aos agentes químicos, conforme estudado na Higiene do Trabalho, é correto afirmar que
no caso do calor, os valores máximos admissíveis para trabalhadores não aclimatados são inferiores àqueles para trabalhadores com um ciclo de exposição a situações térmicas bem definido, que não se ausentaram do trabalho, por mais de dois dias consecutivos, nos últimos dois meses.
para os gases e vapores, considera-se como padrão ambiental aquelas reconhecidas como condições normais de temperatura e pressão, de maneira que, para misturas, importa a concentração e não a pressão parcial de cada componente da atmosfera ambiente.
para o trabalho sob ar comprimido com presença de contaminantes, exige-se do trabalhador a aprovação em exames clínicos específicos, conduzidos e analisados por médico habilitado, aptidão essa cujo atestado terá validade de um ano.
para os gases classificados como asfixiantes simples, a avaliação ambiental deverá atentar para a concentração mínima de oxigênio, que deverá ser, no mínimo, de 18% (dezoito por cento) em volume para não caracterizar risco grave e iminente.
o álcool isopropílico é considerado uma substância química muito perigosa por estar associada, mesmo para exposições curtas a baixas concentrações, a distúrbios no sistema nervoso central e apresentar efeitos narcóticos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Segundo a NR 33, Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados, considera-se uma medida administrativa de prevenção a(o)
proibição da ventilação com oxigênio puro.
antecipação e o conhecimento dos riscos nos espaços confinados.
implantação de travas, bloqueios, alívios, lacre e etiquetagem.
sinalização permanente junto à entrada do espaço confinado.
teste dos equipamentos de medição antes de cada utilização.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Quanto à fonte de alimentação das luminárias de emergência, deve atender às seguintes características:
o grupo motogerador deve ser instalado em compartimento resistente ao fogo por duas horas.
os blocos autônomos podem ser alimentados por baterias do tipo chumbo-ácido selada ou níquelcádmio, que dependem de manutenção mensal.
no sistema centralizado, as baterias podem ser instaladas em qualquer local da edificação, independente das condições de ventilação.
o grupo motogerador somente pode ser instalado em área externa das edificações.
o grupo motogerador deve ser instalado em compartimento com acesso restrito por meio de porta resistente ao fogo (P30).
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas normas regulamentadoras aprovadas pelo MTE, julgue os itens seguintes.
Ainda que haja a obrigatoriedade de que nenhuma saída de emergência seja fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho, as saídas poderão ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O uso do capacete protege
a cabeça contra choques elétricos.
contra agentes abrasivos e escoriantes.
o crânio, face e pescoço contra riscos de origem térmica.
o crânio contra respingos de produtos químicos.
a cabeça e deve sempre ser usado de forma simultânea com o capuz.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Norma de Higiene Ocupacional 3 (NHO-3) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O fato de ocorrerem de forma associada às condições de trabalho, faz com que alguns fenômenos físicos sejam objeto de estudo da Higiene do Trabalho por serem capazes de prejudicar a saúde dos trabalhadores. Assim,
a exposição ao calor deve ser avaliada por meio do Índice de Bulbo Úmido Temperatura de Globo IBUTG, que é composto por uma combinação da temperatura de bulbo úmido natural (tbn) com a temperatura de globo (tg).
recomenda-se que, na ausência de informações específicas do fabricante sobre interferência magnética, a exposição de usuários de marca-passos e dispositivos eletrônicos seja mantida igual ou abaixo de 0,1 mT na faixa de frequências da rede de potência.
os limites de tolerância disponíveis para a radiação ultravioleta referem-se à classe coerente, com comprimento de onda entre 100 e 400 nm e são adequados para proteger a maioria dos trabalhadores.
não é possível contar com limites de tolerância para ultrassom em todas as frequências, visto que as tabelas disponíveis para avaliar a salubridade do ambiente quanto ao ultrassom foram elaboradas apenas para as frequências de 100 e 200 KHz.
os controles da vibração de corpo inteiro incluem, para os trabalhadores que operam veículos, a realização, após a exposição, de movimentos variados, como carregar algum peso, curvar-se e girar o quadril em ambos os sentidos de rotação.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 26 - Sinalização de Segurança - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Os pontos de iluminação de emergência devem
distar de qualquer parede, no máximo 5 (cinco) metros.
garantir aclaramento mínimo de 10 (dez) lux em locais planos.
distar entre si, no máximo 15 (quinze) metros.
ser distribuídos no ambiente, conforme a necessidade, não importando a distância entre as luminárias.
ser dispostos apenas nas saídas de emergência.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Analise as assertivas que tratam do emprego dos Equipamentos de Proteção Individual − EPI:
I. O uso do EPI tem como único objetivo a proteção do trabalhador contra ameaças à sua segurança. II. Um trabalhador ao fazer uma adaptação no capacete para poder acoplar uma viseira estará criando um EPI Conjugado. III. O uso de EPI Conjugado é exigido quando existir a possibilidade de ocorrência simultânea de um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Está correto o que se afirma APENAS emI.
II.
III.
I e III.
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...