Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Norma de Higiene Ocupacional 3 (NHO-3) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A ventilação industrial constitui, em relação ao ambiente, importante medida de prevenção e controle na Higiene do Trabalho. Assim,
cabe lembrar que, em ambientes com poeiras e fumos, os ventiladores que apresentam melhor desempenho para pressões baixas a moderadas são os centrífugos de pás curvadas para a frente.
quando o contaminante de baixo limite de tolerância ou alta toxicidade tiver pontos de geração dispersos no ambiente, a ventilação geral exaustora, que movimentará um grande volume de ar, deverá usar ventiladores centrífugos.
para o transporte de gases poluentes, a velocidade nos dutos pode ser de 5 a 10 m/s, pois não há sedimentação que, para ser evitada no transporte de partículas sólidas, exige uma velocidade mínima de transporte, que varia de 10 a 25 m/s.
na escolha dos ventiladores mais adequados para determinado ambiente, deve-se considerar que, pela Lei dos Ventiladores, a vazão é função, entre outros, da rotação do ventilador e a potência é proporcional ao quadrado dessa rotação.
é importante saber, pela repercussão dessa informação no dimensionamento do sistema, se é possível utilizar ventiladores centrífugos axiais, que não são recomendados para grandes cargas de poluentes pegajosos e corrosivos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em conformidade com a legislação vigente para os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho,
a empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado, para atender vários estabelecimentos a ela pertencentes desde que a distância média a ser percorrida entre a sede do Serviço e os demais não ultrapasse a 5 000 (cinco mil) metros.
a manutenção dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho compartilhados, organizados por sindicato, associação ou pelas empresas interessadas, deverá ser feita pelas empresas usuárias, que participarão das despesas em função do grau de risco de suas atividades e do número de empregados.
a equipe de profissionais que o compõem deverá manter diálogo e entrosamento permanente com a CIPA, Comissão de Saúde, Comissão de Fábrica e outras representações formais dos trabalhadores, estudando suas solicitações e propondo soluções corretivas e preventivas para os problemas apontados.
compete aos profissionais que o integram aplicar os conhecimentos da Engenharia de Segurança e da Medicina do Trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.
constitui atribuição dos profissionais integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho preparar, anualmente, os mapas indicativos dos acidentes de trabalho, das doenças ocupacionais e dos agentes de insalubridade existentes na empresa, calculando a Taxa de Frequência e o Índice de Avaliação da Gravidade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, que tratam dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMTs) constantes na NR-4.
Entre as competências dos profissionais integrantes dos SESMTs está a de esclarecer e conscientizar os empregadores acerca das doenças ocupacionais e dos acidentes do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A respeito dos equipamentos utilizados em espaços confinados para o monitoramento e avaliação ambiental de gases e vapores, é correto afirmar que
em áreas classificadas, os equipamentos devem estar certificados ou possuir documento contemplado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
as avaliações atmosféricas iniciais devem ser realizadas com equipamentos calibrados, junto ao trabalhador dentro do espaço confinado, antes de se iniciarem os trabalhos.
os equipamentos devem ser intrinsecamente seguros, isto é, possuir circuito eletrônico no qual nenhuma centelha produzida, nas condições normais de operação e de falha especificadas, seja capaz de causar ignição de uma determinada atmosfera explosiva.
ao se utilizar tubos colorimétricos, específicos para cada substância, as amostras devem ser coletadas em tempos regulares para posteriormente se calcular a média aritmética das concentrações obtidas.
se utilizam equipamentos de leitura direta, intrinsecamente seguros, providos de alarme, calibrados e protegidos contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofrequência.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens que se seguem.
Em indústrias com mais de cinquenta empregados, é obrigatória a existência de sistema contra incêndios dotado de dispositivo para aprisionamento de água sob pressão para extinguir pequenos focos de fogo de classe A.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 12 - Máquinas e Equipamentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação à NR 4, que estabelece os SESMT, assinale a alternativa incorreta:
As empresas que possuam mais de 50% (cinquenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco.
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho das empresas que operem em regime sazonal deverão ser dimensionados, tomandose por base a média aritmética do número de trabalhadores do ano civil anterior.
Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é permitido parcialmente o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
A empresa poderá constituir Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a 5.000 (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, que tratam dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMTs) constantes na NR-4.
Uma das competências dos profissionais integrantes dos SESMTs é a realização do registro mensal dos dados atualizados das doenças ocupacionais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Espaço confinado definido pela NR-33 é
um espaço que apresenta passagens limitadas de entrada e saída, com ventilação natural deficiente e que contém ou produz contaminantes perigosos no ar e que não é destinado para ocupação humana contínua.
qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
qualquer área projetada para ocupação humana temporária, a qual tem acesso limitado e a ventilação é ineficiente para remover substâncias asfixiantes, explosivas ou tóxicas existentes ou que possam se desenvolver.
um espaço restrito e pequeno, não projetado para ocupação humana, que possui meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
um espaço fechado ou parcialmente fechado, não destinado para ocupação humana e que pode representar risco para a segurança e saúde de qualquer pessoa que entrar, devido à possibilidade da presença de atmosferas asfixiantes, explosivas ou tóxicas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Uma vítima de atropelamento por carro está sendo transportada em prancha longa para a ambulância. Observa-se que foi aplicado na vítima colar cervical com o objetivo principal de
evitar o deslocamento da articulação temporomandibular.
facilitar a respiração.
prevenir a formação de úlcera de pressão.
estabilizar a formação de coágulos sanguíneos.
imobilizar a coluna cervical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...