Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação da exposição do trabalhador a temperaturas extremas, em especial ao calor.

Para se calcular o índice de bulbo úmido termômetro de globo (IBUTG), parâmetro de referência para estabelecer limites de tolerância para exposição ao calor, devem-se utilizar os mesmos dados tanto para ambientes internos quanto externos, independentemente da carga solar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) prevê por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados diversas atribuições e parâmetros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Sempre que necessário e pelo menos uma vez a cada três anos, deve-se realizar análise global do PPRA para a avaliação do seu desenvolvimento, a realização dos ajustes necessários e o estabelecimento de novas metas e prioridades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), conforme disposições da NR-9.

O empregador deve se utilizar do PPRA, em consonância com o programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), para controlar os riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho que possam afetar a saúde e a integridade dos trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), conforme disposições da NR-9.

A referida norma obriga a identificação dos riscos ambientais na fase de reconhecimento, com caracterização das atividades e do tipo de exposição, a descrição das medidas de controle já existentes e a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios de funcionamento e da operação de máquinas térmicas, julgue os itens subsequentes.

Embora a norma regulamentadora NR 13 estabeleça que usar artifícios que neutralizem sistemas de controle e segurança de uma caldeira constitui condição de risco grave e iminente, a utilização de jumps transitórios em situações nas quais exista redundância não é considerada como artifício que neutralize o sistema de controle e segurança da caldeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), conforme disposições da NR-9.

As etapas de elaboração do PPRA incluem a avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores, o registro e a divulgação dos dados e o estabelecimento de mecanismos de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas convenções da OIT relativas ao meio ambiente de trabalho, à segurança e saúde dos trabalhadores, aos serviços de saúde no trabalho e à segurança na utilização de produtos químicos, julgue os itens subsecutivos.

A vigilância da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho não deve implicar perda de vencimentos, devendo ser gratuita e realizada, na medida do possível, durante a jornada de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à execução e fiscalização de obras, à elaboração de orçamentos e à responsabilidade técnica profissional, julgue os itens que se seguem.

Nos canteiros de obras das frentes de trabalho onde atuem mais de cinquenta pessoas, deve haver ambulatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

O gerente de manutenção da empresa PLATAFORMA AZUL S/A. após aquisição de uma empilhadeira movida a GNv (Gás Natural veicular) decidiu contratar um profissional para operar o equipamento, porém surgiu uma dúvida quanto a troca dos cilindros de GNv, que deveria ser uma das tarefas do novo funcionário a ser realizada de modo habitual e permanente dentro da empresa. Sendo assim consultou o gerente de Recursos Humanos sobre a implicação de pagar ou não pagar insalubridade a esse profissional, em razão do risco envolvido nessa atividade. O gerente de RH respondeu que:

  • A.

    O trabalhador faz juz ao adicional de 30% (trinta por cento) incidente sobre o salário base sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

  • B.

    O trabalhador não faz juz ao adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário base.

  • C.

    O trabalhador faz juz ao adicional de 30% (trinta por cento) incidente sobre o salário mínimo, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

  • D.

    O trabalhador não faz juz ao adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário mínimo.

Julgue os itens que se seguem, acerca do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), conforme disposições da NR-9.

São exemplos de agentes físicos, químicos e biológicos que produzem riscos ambientais, respectivamente, as temperaturas extremas, as radiações não ionizantes e os bacilos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...