Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A uniformidade da linguagem é necessária à comunicação e ao processo de compartilhamento de informações. Na área de segurança e saúde no trabalho, alguns conceitos devem ser incontroversos, como
o de perigo, que de acordo com o glossário da NR-10, deve ser compreendido como a capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos à saúde das pessoas.
o de incidente, que não deve ser confundido com o chamado quase-acidente, pois este não apresenta qualquer tipo de perda, e o incidente, embora não apresente perdas humanas, apresenta perdas materiais.
o de perigo, que é definido na norma britânica BS EN 50 110-1 (2004) como a combinação da probabilidade e da gravidade da possível lesão ou dano para a saúde de uma pessoa exposta a um ou a vários riscos.
aquele de risco (hazard, em inglês), compreendido como fato de perigo ou situação de perigo, como a propriedade intrínseca que um determinado produto químico tem de prejudicar a saúde do homem e do meio ambiente.
o de perigo, que consta na norma OHSAS 18001 como fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Não se pode aplicar tal técnica de análise de riscos em uma planta, em fase de projeto, antes de se dispor dos respectivos diagramas de tubulação e instrumentação. Essa análise deve se dar tão logo esses diagramas estejam disponíveis, pois assim a implementação de eventuais mudanças sugeridas em função da análise teria menor impacto financeiro. A técnica de análise, aqui considerada, é fundamentada em um procedimento que gera perguntas de maneira estruturada e sistemática por meio do uso apropriado de um conjunto de palavras-guias aplicadas a pontos críticos do sistema em estudo. Essa técnica é conhecida como
Análise de Árvore de Falhas AAF.
Hazard and Operability Studies HAZOP.
Análise de Modos de Falhas e Efeitos AMFE.
Análise Preliminar de Perigos APP.
Técnica de Incidentes Críticos TIC.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de doenças ocupacionais, julgue os itens seguintes.
Cianose, manchas na pele e sudorese são sintomas comuns de intoxicação causada por agentes químicos presentes no ambiente de trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O trabalho em instalações elétricas obriga a adoção de medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, identificados em tempestiva análise de riscos, de forma a garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. Nesse contexto, é pertinente afirmar que
o trânsito obrigatório de trabalhadores não familiarizados com os riscos da eletricidade, em espaço adjacente a instalações elétricas com condutores expostos, demanda instalação de sinalização específica para o risco existente ao longo de todo o percurso.
o uso de chaves blindadas como dispositivo de partida e parada de máquinas e equipamentos em instalações provisórias implica cuidados especiais com sua isolação, para que os porta-fusíveis não fiquem sob tensão quando as chaves blindadas estiverem em posição aberta.
sempre que for tecnicamente viável e necessário, devem ser projetados dispositivos de seccionamento que incorporem recursos fixos de equipotencialização e aterramento do circuito seccionado, sendo que todo projeto deve prever condições para adoção de aterramento temporário.
nas instalações elétricas temporárias, como aquelas existentes em canteiros de obras, os quadros gerais de distribuição devem ser mantidos abertos, contando com diagramas unifilares que permitam identificar, mediante uso de instrumentos adequados, quais equipamentos, máquinas ou setores do local de trabalho encontram-se energizados.
entre os procedimentos previstos para a reenergização de uma instalação elétrica liberada para trabalho, a remoção da sinalização de impedimento de reenergização precede a remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e de eventuais proteções adicionais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
De acordo com a Norma Regulamentadora 9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, da Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978,
o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura: planejamento anual com estabelecimento de metas, responsáveis e cronograma, estratégia e recursos, registro e divulgação dos dados e avaliação periódica.
entre as etapas previstas no desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, devem constar a antecipação e o reconhecimento dos riscos, avaliações ambientais preliminares qualitativas, avaliação, controle e monitoramento da exposição dos trabalhadores.
no estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva, realizados no âmbito do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, as medidas de maior hierarquia são aquelas que eliminam ou reduzem a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.
o empregador deverá apontar, no documento-base do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o nome do responsável pela seleção do equipamento de proteção individual adequado à proteção dos trabalhadores contra os riscos existentes no ambiente de trabalho.
sempre que vários empregadores realizem simultaneamente atividades em um mesmo ambiente de trabalho, estarão obrigados a elaborar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais conjunto, que descrimine os responsáveis pelo seu desenvolvimento.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Em relação à organização do trabalho para trabalhadores em Teleatendimento/Telemarketing, conforme o Anexo II da NR 17:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Entre as especialidades de serviços prestados pela área de higiene e saúde ocupacional incluem-se as ações de prevenção primária, secundária e terciária do trabalhador. Com relação a essas ações de prevenção, julgue os itens a seguir.
As ações de reintegração ao trabalho e à sociedade são as mais adequadas para se realizar na fase de prevenção secundária, durante o tratamento imediato de incapacitações relacionadas à ocupação profissional.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 170 da OIT - Segurança na Utilização de Produtos Químicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas convenções da OIT relativas ao meio ambiente de trabalho, à segurança e saúde dos trabalhadores, aos serviços de saúde no trabalho e à segurança na utilização de produtos químicos, julgue os itens subsecutivos.
A expressão produtos químicos designa elementos e compostos químicos, bem como suas mesclas, que sejam exclusivamente naturais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - SGI - Sistema de Gestão Integrado - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Uma determinada técnica é utilizada para identificação de perigos e foi projetada para estudar possíveis desvios (anomalias) de projeto ou na operação de uma instalação. Nessa técnica, o líder da equipe orienta o grupo através de um conjunto de palavras-guias que focalizam os desvios dos parâmetros estabelecidos para o processo ou operação em análise. Tal técnica é denominada
APP
APR
AAF
HAZOP
WHAT-IF
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Do ponto de vista de segurança do trabalho, a capacidade e conforto visual são extremamente importantes, já que muitos acidentes se devem, entre outras razões, à deficiência na iluminação ou a erros cometidos pelo trabalhador devido a dificuldade em identificar objetos ou riscos associados à maquinaria, transporte ou recipientes perigosos. No Brasil, a Norma Regulamentadora que trata esta questão e a Norma Brasileira registrada no INMETRO que estabelece os níveis mínimos de iluminância no campo de trabalho são:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...