Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O respirador purificador de ar motorizado é utilizado para proteção das vias respiratórias contra:
pós, vírus e helmintos.
poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos.
agentes cortantes e perfurantes.
poeiras de origem vegetal.
neblinas e luminosidade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao método árvore de causas (ADC), uma técnica muito utilizada para a investigação dos acidentes de trabalho, assinale a opção correta.
O ADC é uma metodologia desenvolvida na França e se baseia na teoria dos sistemas.
O ADC utiliza a lógica matemática para avaliar, a partir das características do ambiente onde ocorreu o acidente, os principais fatores envolvidos em sua gênese.
A investigação por intermédio do ADC busca identificar situações eventuais semelhantes a acidentes anteriores, para definir variáveis causais estatisticamente plausíveis.
Essa metodologia prevê três diferentes componentes da atividade: tarefa, material e meio de trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre a conceituação básica de Perigo e Risco, é correto afirmar que
risco é um evento catastrófico que resulta em dano efetivo.
perigo é toda condição em que o empregado recebe adicional de insalubridade.
risco equivale ao prejuízo sofrido por uma empresa sem garantia de ressarcimento pelo seguro.
perigo expressa a exposição relativa a um risco e quanto maior a salva-guarda, menor é o perigo.
perigo é a severidade da lesão ou perda física funcional de um trabalhador, resultante da perda de controle sobre um determinado risco.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Uma empresa não observa a proibição do processo de emprego de agrotóxicos organofosforados, sem proteção respiratória adequada de seus trabalhadores. Nesta situação, a doença profissional que os trabalhadores podem adquirir é a(s):
Tuberculose.
Neoplasia maligna do pâncreas
Silicose.
Arritmias cardíacas
Sinusite crônica.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com relação às medidas de controle estabelecidas no PPRA, deverão ser adotadas as medidas necessárias e suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais, quando
for identificado, na fase de antecipação, o risco potencial à saúde.
através do controle médico da saúde, ficar constatado risco evidente à saúde.
se evidenciar a exposição ocupacional acima dos níveis de ação, que para agentes químicos, é metade dos limites de exposição estabelecidos na NR 15.
o resultado das avaliações qualitativas excederem os limites da ACGIH – American Conference of Governmental Industrial Hygienists –, desde que menos rigorosos do que os critérios técnico-legais estabelecidos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Na representação gráfica do Mapa de Riscos, o risco de esforço físico intenso, deverá ser identificado pela cor:
Marrom
Amarelo
Vermelho
Verde
Azul
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Quanto ao PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é correto afirmar que
é obrigatório para qualquer empregador que admita trabalhadores como empregados.
a responsabilidade técnica pela elaboração do PPRA é exclusividade do Técnico de Segurança do Trabalho.
a avaliação qualitativa deverá ser realizada sempre que necessária para dimensionar as medidas de controle.
é um documento sigiloso e deverá estar disponível somente para os Agentes da Fiscalização do Trabalho do Ministério do Trabalho.
o PPRA deverá conter um planejamento anual com estabelecimento da política de meio ambiente indicando claramente as prioridades e os prazos para cumprimento do cronograma.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
O PCMSO Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, normatizada pela Norma Regulamentadora NR.07, estabelece os parâmetros mínimos para execução deste programa. Considerando o PCMSO, podemos afirmar que
para cada exame médico realizado o profissional emitirá dois ASOs em uma via.
para cada exame médico realizado o profissional emitirá um ASO, em duas vias.
para cada exame médico realizado o profissional deverá aguardar um próximo exame para então emitir o ASO, correspondente.
para cada exame médico realizado, o trabalhador terá um dia de folga, registrado no ASO.
para cada exame médico realizado há de se registar os riscos ocupacionais no ASO
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a atividades de trabalho consideradas perigosas, assinale a opção correta.
O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 45% incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.
São consideradas atividades ou operações perigosas aquelas executadas com explosivos sujeitos a degradação química e a ação de agentes exteriores, como calor e umidade, entre outros.
O trabalhador que manusear ou transportar recipientes de mais de 3 litros com líquidos inflamáveis fará jus ao adicional de periculosidade, independentemente de os vasilhames terem sido lacrados no momento da fabricação.
Não é facultado aos sindicatos requerer a realização de perícia em empresas, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Um estudo de análise de risco divide-se em quatro grandes etapas, que são:
Caracterização da empresa / Procedimentos gerais de ação e avaliação / Resposta a acidentes químicos / Desenvolvimento das metodologias apropriadas.
Caracterização da empresa / Integração entre a área da saúde e do ambiente / Responsabilidade dos organismos de governo / Conhecimentos teóricos e práticos.
Caracterização da empresa / Aprovação e supervisão dos trabalhos de campo / Monitoração do ar, da água e do solo / Aplicação das punições cabíveis.
Caracterização da empresa / Identificação dos riscos / Análise de conseqüências e de vulnerabilidade / Avaliação e gerenciamento de riscos.
Caracterização da empresa / Remoção dos produtos envolvidos / Ações de combate do risco / Medidas posteriores à emergência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...