Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Os seguintes dados estão relacionados às questões de nº 27 e 28.
Para elaboração da Estatística dos Acidentes e Doenças do Trabalho de um determinado período, estão disponíveis os seguintes dados:
1. número de dias perdidos no período anterior;
2. salário médio dos empregados no período anterior;
3. número de acidentes, sem afastamento, ocorridos no período;
4. número de dias perdidos no período;
5. horas homem trabalhadas no período;
6. salário médio dos empregados no período;
7. número de acidentes, com afastamento, ocorridos no período;
8. horas homem trabalhadas no período anterior.
9. número médio de empregados no período.
Foi solicitado ao Técnico de Segurança que informe o Coeficiente de Gravidade CG da empresa, em determinado período. Para atender à solicitação ele deverá buscar, entre os dados disponibilizados somente aqueles necessários para calcular o CG.
Assinale a alternativa correta, apontando os números que correspondem aos dados.
1- 4 -5.
5 -7.
1 -7.
3 -6 -8.
2 -4 -9.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2006
Regulamentam, respectivamente, os "Equipamentos de Proteção Individual" e o "Meio Ambiente de Trabalho nas Indústrias de Construção", as seguintes normas:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 155 da OIT - Segurança e Saúde dos Trabalhadores - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Quanto à segurança e saúde dos trabalhadores (Convenção nº 155) é INCORRETO afirmar que
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A NR-17 trata de ergonomia e possui como objetivo geral:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
NÃO constitui etapa do desenvolvimento de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA):
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 174 da OIT - Prevenção de Acidentes Industriais Ampliados. (Ratificada pelo Decreto nº 4.085/2002) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Leia o texto, analise a tabela apresentada e responda às questões 56 e 57.
Entre 1970-1991, ocorreram 47 acidentes em plataformas de petróleo no mundo. Em relação à gravidade, observou-se um total de 960 óbitos com uma média de 20,4 óbitos por acidente (OIT, 1993). Os riscos de acidentes variaram em função do tipo de instalação e da atividade desenvolvida.Tabela 1 – Óbitos registrados em acidentes em plataformas de petróleo, segundo o tipo de atividade e nível de gravidade.
Os acidentes em plataformas de petróleo se enquadram na seguinte Convenção da Organização Internacional do Trabalho:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base na NR-32, avalie as proposições transcritas a seguir e indique a opção correta.
I. Risco Biológico é a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos, representados por microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.
II. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA – NR-9 deverá contemplar, na fase de reconhecimento dos riscos biológicos, a identificação dos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores.
III. Em toda ocorrência de acidente envolvendo riscos biológicos, com ou sem afastamento do trabalhador, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.
IV. Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha e lixeira com sistema de abertura com ou sem contato manual.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base na NR-32, em relação às vestimentas usadas em serviço, é incorreto afirmar:
A higienização das vestimentas utilizadas, mesmo quando houver contato direto da vestimenta com material orgânico oriundo de paciente, deve ser de responsabilidade do empregado.
Todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem usar vestimentas de trabalho apropriadas e confortáveis.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Convenção nº 161 da OIT - Serviços de Saúde no Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base no Decreto n.127, que promulgou a Convenção 161, relativa aos Serviços de Saúde no Trabalho, é incorreto afirmar:
"Representantes dos trabalhadores na empresa" é a designação dada àquelas pessoas reconhecidas como tais. Esse reconhecimento pode ser tanto decorrente de legislação específica quanto de prática nacional.
Os serviços de saúde do trabalhador têm a responsabilidade de vigiar as cantinas e as áreas de habitação quando essas forem fornecidas pelo empregador.
Cabe aos profissionais dos serviços de saúde no trabalho a organização de serviços de primeiros socorros e de emergência.
Os profissionais do serviço de saúde no trabalho devem participar da avaliação de novos equipamentos que possam ter efeitos nocivos à saúde dos trabalhadores.
Os serviços de saúde no trabalho devem ser organizados exclusivamente pelas empresas, com a participação dos trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir da análise de demanda e considerando a análise da tarefa e das atividades, pode ser elaborado um conjunto de resultados que, depois de interpretados, constituem um modelo operativo da situação de trabalho. Com relação a análise ergonômica de demanda e da tarefa, assinale a opção incorreta.
A tarefa consiste naquilo que efetivamente é realizado pelo trabalhador com os meios disponíveis.
A demanda pode se originar diretamente dos trabalhadores, das organizações sindicais ou mesmo da direção da empresa.
A tarefa pode ser entendida como um princípio que impõe um modo de definição do trabalho em relação ao tempo.
Enquanto a tarefa trata do trabalho potencial, a atividade trata do trabalho real.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...