Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando os princípios da Ergonomia, os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender a todos os requisitos mínimos de conforto abaixo enumerados, exceto:
Pedais rígidos.
Altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da atividade exercida.
Borda frontal arredondada.
Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
Características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Norma Regulamentadora NR.17 que trata da Ergonomia estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho.
As orientações da norma, relacionadas ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais são descritas nas alternativas seguintes. Porém entre as alternativas existe uma que não é verdadeira. Assinale-a.
Transporte manual de cargas designa todo o transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e deposição da carga;
Trabalhador jovem designa todo o trabalhador com idade inferior a dezoito anos e superior a quatorze anos;
Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador, cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde e segurança;
Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas não deverão ser usados meios técnicos apropriados;
Quando as mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior aquele admitidos para os homens.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Nos termos da NR 17, com relação ao levantamento, transporte e descarga individual de materiais, é correto afirmar que
o trabalho de levantamento de material feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.
quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser metade daquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.
transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por dois trabalhadores, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua através de equipamento mecanizado de movimentação de cargas.
não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso da carga seja mais da metade do próprio peso do trabalhador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, a partir da análise ergonômica do trabalho, de acordo com a NR 17,
Deve ser observado o número de trabalhadores com LER/DORT submetidos a essa atividade.
os sistemas de avaliação de desempenho devem considerar o interesse e a produtividade do trabalhador.
quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de afastamento, a exigência da produção deverá ser 50 % (cinqüenta por cento) inferior ao nível de produção vigente na época anterior ao afastamento.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A organização do trabalho deve ser adequada às características psico-fisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. A organização do trabalho, para efeito da NR 17, deve levar em consideração
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Nas atividades de processamento eletrônico de dados, devese observar a seguinte regra ergonômica no trabalho:
o número máximo de toques reais não deve ser superior a 8.000 por hora trabalhada;
o tempo efetivo de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de 6 horas;
deve haver pausa de 10 minutos para cada 50 minutos na digitação de dados, dedutíveis da jornada de trabalho;
após retornar ao trabalho, a exigência de número de toques deve ser reduzida em 80% ao nível máximo estabelecido;
o número individual de toques pode ser usado para efeito de remuneração e vantagens na avaliação dos trabalhadores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A ergonomia é uma das áreas mais importantes da Segurança e Saúde ocupacional. Em relação a NR17 assinale a alternativa correta:
Nas atividades que envolvam leituras de documentos para digitação pode-se, em casos especiais, utilizar papéis brilhantes.
Nos equipamentos utilizados no processamento de dados o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo o ajuste pelo trabalhador.
No caso de locais de trabalho que necessitem de atenção constante e solicitação intelectual o índice de temperatura efetiva deve ser superior a 16°.
O equipamento de medição dos níveis de iluminamento é o lumímetro.
Nas atividades de processamento eletrônico de dados o tempo efetivo de trabalho não pode exceder o limite máximo de seis horas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Em Ergonomia, no estudo da adaptação por treinamento, descreve que uma pessoa que realiza uma tarefa pela primeira vez, provavelmente sentirá mais dificuldade que uma outra que já esteja acostumada a esse trabalho. Pesquisas realizadas com a curva de aprendizagem demonstram que o tempo do ciclo se reduz em escala logarítimica em função do número de vezes que uma tarefa é repetida. Diversas transformações ocorrem no organismo do trabalhador durante o treinamento, tornando-o mais apto a executar uma tarefa. Das alternativas seguintes apenas uma não é fase de transformação desenvolvida durante o treinamento. Assinale-a.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
A Norma Regulamentadora NR.17 Ergonomia, visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às caracter ísticas psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes , tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, é recomendada a seguinte condição de conforto
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Com base nas recomendações da NR-17 - Ergonomia, observam-se determinadas regras para os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados, com terminais de vídeo, EXCETO a indicada em uma das alternativas abaixo.
Condições de mobilidade suficientes, para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador.
O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo, de acordo com as tarefas a serem executadas.
A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais.
Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados, com terminais de vídeo, devem ser posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.
Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na BS 8.800, norma brasileira registrada no INMETRO.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...