Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Um trabalhador, em atividades periculosa, receberá o adicional de:
20% do salário mínimo regional.
20% do salário base da sua categoria.
30% do salário mínimo regional
30% do salário base da sua categoria
40% do salário mínimo regional.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Trabalhos de corte e solda são realizados com muita freqüência, sendo responsáveis por incêndios em ambientes industriais. Para a realização destes trabalhos, com um nível de segurança aceitável, é necessário conhecer os perigos existentes. Com relação aos riscos que envolvem a realização de serviços à quente, analise as afirmativas abaixo.
I. Para emissão de uma PT – Permissão de Trabalho - à quente, os reservatórios e tubulações de líquidos e gases inflamáveis devem estar vazios e inertizados.
II. Sempre que necessário, deve-se empregar analisadores de gás para comprovar a inexistência de vapores ou gases inflamáveis.
III. O efeito direto da chama ou do arco elétrico contribui para a formalização do triângulo do fogo, através da fonte de calor.
IV. A chama é proveniente da combustão (queima) de um gás combustível com o nitrogênio do ar.
Das proposições acima, está(ão) correta(s), apenas,
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Considerando as características e o meio ambiente de trabalho envolvendo gás natural, é correto afirmar que
o gás natural é mais pesado que o ar, dissipando-se facilmente na camada atmosférica em caso de vazamento.
o gás natural apresenta LT (limite de tolerância) de 10 PPM, sendo considerado não tóxico.
na composição do gás natural, predomina a presença do propano e do butano.
o gás natural comercializado é odorizado com mercaptanas a base de enxofre.
o gás natural é liquefeito na temperatura ambiente e pressão atmosférica.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Quem trabalha com o processamento e o refino de gás natural deve receber adicional de
insalubridade em grau mínimo sobre o salário base do trabalhador.
insalubridade em grau médio, sobre o salário base do trabalhador.
periculosidade de 30 % sobre o salário base do trabalhador.
insalubridade de 40 % sobre o salário mínimo.
periculosidade em grau máximo.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
As atividades consideradas periculosas para recebimento de adicional de periculosidade são aquelas em que se lida com, EXCETO:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 16 - Atividades e Operações Perigosas - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
São consideradas atividades e operações perigosas as atividades e operações relacionadas na Norma Regulamentadora NR16, além das atividades com riscos elétricos, regulamentadas através de Decreto nº 93.412, que regulamentou a Lei nº7.369. O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30%(trinta porcento)incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes das gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. Das situações descritas nas alternativas seguintes, assinale aquela que não caracteriza a condição de periculosidade, por não constar a atividade e/ou área de risco conforme consta na NR.16, e por conseqüência não dá o direito do recebimento do adicional de 30%.
Tanques de inflamáveis líquidos toda a bacia de segurança.
Enchimento de vagões-tanques e caminhões-tanques com inflamáveis líquidos - círculo com raio de 15 metros com centro nas bocas de enchimento dos tanques.
Enchimento de vasilhames com inflamáveis líquidos em recintos fechados - toda a área interna do recinto.
Enchimento de vasilhames com inflamáveis líquidos, em locais abertos - círculo com raio de 15 metros com centro nos bicos de enchimento.
Abastecimento de inflamáveis toda a área de operação, abrangendo, no mínimo, círculo com raio de 7,5 met ros com cent ro no ponto de abastecimento e o círculo com raio de 7,5 metros com centro na bomba de abastecimento da viatura e faixa de 7,5 metros de largura para ambos os lados da máquina.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Considere a seguinte situação: "Em um galpão metalúrgico, há apenas 02 (duas) fontes de ruído – 02 (duas) máquinas, separadas em 30 metros – que, em regime normal de operação, produzem, individualmente, 85 dB". É correto afirmar que o nível total de pressão sonora
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.
I. Uma alteração estatisticamente significativa do estado normal de uma pessoa exposta não é necessariamente um efeito adverso.
II. O risco aceitável é definido em função da probabilidade de um indivíduo, grupo ou sociedade tolerarem a ocorrência de uma doença ou dano, sendo sua aceitação influenciada por fatores sociais, econômicos, políticos e pelos benefícios obtidos pelo uso do agente químico, ou processo envolvido.
III. Gases e vapores são facilmente inaláveis, porém, a inalação de partículas depende de seu tamanho e forma, sendo que as partículas mais perigosas são aquelas que apresentam diâmetro aerodinâmico entre 7 a 20 micrometros, por poderem permanecer no alvéolo e bronquíolos após sua deposição nos pulmões.
IV. Quando a absorção excede a excreção, poderá ocorrer armazenamento da substância química no organismo, principalmente quando essas substâncias apresentarem baixas lipossolubilidade e estabilidade química.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base no anexo n. 6 da NR-15, analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.
I - Os mergulhadores são classificados em duas categorias: a "MR", constituído por mergulhadores devidamente habilitados para operações de mergulho que exijam a utilização de mistura respiratória artificial; e a "MP", caracterizada por mergulhadores habilitados, apenas, para operações de mergulho utilizando "ar comprimido".
II - Entre as responsabilidades dos mergulhadores está a de comunicar ao empregador, dentro do menor prazo possível, a ocorrência de acidente ou qualquer situação de risco ocorrida durante a operação.
III - Os exames médicos dos mergulhadores terão validade quando realizados em território nacional, devendo ser realizados anualmente por todos os trabalhadores em efetiva atividade de mergulho ou em situações específicas, por solicitação do mergulhador ao empregador.
IV - Utilizando a técnica de saturação, o período máximo de permanência sob pressão será de 2 (dois) dias e o intervalo mínimo entre duas saturações será igual ao tempo de saturação, não podendo esse intervalo ser inferior a 24 horas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Com base no anexo 11 da NR-15, analise os dados abaixo e assinale a proposição correta.
Uma avaliação ambiental do ácido clorídrico numa jornada de trabalho de 8 horas, tomada em intervalos de 40 minutos, apresentou as seguintes concentrações: 1ª e 5ª avaliação = 7ppm ; 4ª, 9ª e 8ª avaliação = 4ppm; 2ª e 7ª avaliação = 2ppm; 3ª, 6ª e 10ª avaliação = 3ppm. Informações complementares – ácido clorídrico Limite de tolerância (LT) = 4ppm* Absorção também pela pele = Não Valor Teto = Sim *Partes de vapor ou gás por milhão de partes de ar contaminado.
Quadro de Fator de Desvio (FD)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...