Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Segundo a NR 33 (Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados), o supervisor de entrada deve ser responsável por todas as medidas relacionadas a seguir, EXCETO
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Um espaço confinado pode ser submetido a um processo de deslocamento de sua atmosfera, por um gás inerte, tornando-a não combustível e com deficiência de oxigênio. Pode ser submetido, também, a um processo de limpeza por meio de ventilação ou lavagem com água ou vapor, que torna sua atmosfera isenta de gases, vapores e outros contaminantes.
De acordo com a NR 33, esses processos são denominados, respectivamente,ventilação diluidora e inertização
inertização e ventilação diluidora
inertização e purga
purga e inertização
purga e ventilação diluidora
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Uma empresa ferroviária possui um ambulatório onde realiza parte dos exames medicos ocupacionais, realiza curativos provenientes de pequenos cortes, etc. Em conformidade com as determinações da NR 32 (Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde), em relação ao tratamento dos resíduos gerados por esse ambulatório é correto afirmar que:
a segregação dos resíduos deve ser realizada fora do local de geração para minimizar a quantidade de material infectante no reservatório temporário;
a segregação dos resíduos deve ser realizada no local separado do local de geração, ser acondicionada em recipiente constituídos de material lavável, resistente à punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e que sejam resistentes ao tombamento com o intuito de reduzir o risco de contaminação dos pacientes;
os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem atender as determinações da NBR 9191;
os sacos plásticos utilizados no acondicionamento dos resíduos de saúde devem ser preenchidos até 2/3 de sua capacidade e somente podem ser acondicionados com a abertura para cima, como forma de reduzir a possibilidade de vazamento, é proibido o acondicionamento dos sacos plásticos virados com a abertura para baixo;
os estabelecimentos de saúde que geram menos de 400 litros de resíduos por semana estão dispensados quanto ao fornecimento de local apropriado para o armazenamento externo dos resíduos, até que sejam recolhidos pelo sistema de coleta pública.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A respeito do uso do gás óxido de etileno como agente esterilizante de materiais médico-hospitalares, é correto afirmar que
por conta da possibilidade de reação química com materiais plásticos ou cerâmicos, o óxido de etileno deve ser envasado exclusivamente em ampolas de vidro.
as gestantes ou mulheres em idade fértil não devem exercer atividades nas salas de esterilização, quarentena e depósitos de recipientes de óxido de etileno.
trata-se de gás que, do ponto de vista da higiene do trabalho, é classificado como asfixiante simples, com baixa toxicidade, que exige cuidados por possuir limites inferior e superior de explosividade distantes entre si.
em face da elevada toxicidade, larga faixa de inflamabilidade, comprovada carcinogenicidade, teratogenicidade, além da ação neurotóxica, o óxido de etileno foi proibido por meio de Portaria Interministerial da Saúde e do Trabalho.
o óxido de etileno utilizado na esterilização de instrumentos cirúrgicos não deve ser tratado por meio de processo catalítico ou borbulhamento em solução ácida por causa do risco de formar peróxidos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em conformidade com as melhores práticas para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho em serviços de saúde, é correto afirmar que
os colchões, colchonetes e demais almofadados utilizados na acomodação dos pacientes devem ser dotados de capa permeável, confeccionada em material lavável que permita a adequada higienização e desinfecção.
os cilindros contendo gases inflamáveis como acetileno e óxido nitroso devem ser armazenados juntos com aqueles de sua classe e distantes ou fortemente separados de gases oxidantes, como o oxigênio e o hidrogênio.
os equipamentos de fluoroscopia devem possuir cortina ou saiote plumbífero inferior e lateral para proteção do operador contra radiação espalhada e sistema de alarme indicador de um determinado nível de dose ou exposição.
a higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos, em serviços de primeiro atendimento ou unidades de pacientes com doenças infectocontagiosas deve ser realizada pelo próprio usuário, mediante orientação do empregador.
na radiologia intraoral, o trabalhador que irá segurar o filme durante a exposição deverá estar adequadamente protegido, e os demais trabalhadores devem manter-se afastados do cabeçote e do paciente a uma distância mínima de um metro.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com a Norma Regulamentadora 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde,
a reavaliação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais se faz necessária em duas situações distintas: sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho que possa alterar a exposição aos agentes biológicos e quando da reavaliação anual preparatória para a auditoria.
o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deve considerar na identificação e controle dos riscos biológicos as fontes de exposição, as vias de transmissão e de entrada, persistência do agente, estudos epidemiológicos, localização das áreas de risco, vigilância médica dos trabalhadores potencialmente expostos e o programa de vacinação.
os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em dependência contígua, sendo que o uso de luvas não substitui o processo de lavagem, que deve ser frequente.
o empregador deve assegurar a capacitação dos trabalhadores sempre que ocorra uma mudança nas condições de exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos, devendo ser ministrada durante a jornada de trabalho por profissionais da saúde familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biológicos.
o empregador deve comprovar, para a inspeção do trabalho, a realização da capacitação por meio de documentos que informem a data, horário, carga horária, ementa, nome e capacitação do instrutor e registro do treinamento no Livro de Atas da CIPA do estabelecimento.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
De acordo com a NR.32, que trata sobre a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, é INCORRETO afirmar que:
Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.
Os trabalhadores devem comunicar imediatamente todo acidente ou incidente, com possível exposição a agentes biológicos, ao responsável pelo local de trabalho e, quando houver, ao serviço de segurança e saúde do trabalho e à CIPA.
O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos.
Todos trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
De acordo com a NR 32, num serviço de radiologia médica, as salas nas quais estiverem instalados equipamentos de abreugrafia ou de mamografia, e as salas de Raios-X poderão ter áreas mínimas, respectivamente de:
6,00 m² e 15,00 m².
7,00 m² e 16,00 m².
8,00 m² e 16,00 m².
9,00 m² e 15,00 m².
10,00 m² e 15,00 m².
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Para que ocorra uma boa comunicação, evitando confusões que possam gerar demandas judiciais, faz-se necessário o conhecimento dos conceitos contidos nas normas e na literatura.
De acordo com a NR-32, Risco Biológico é o(a)
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Em ambientes de trabalho com radiações ionizantes, de acordo com a NR 32, caso haja suspeita de exposição acidental, em que prazo os dosímetros devem ser encaminhados para leitura?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...