Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) do ano 2014

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Durante a reunião da CIPA, o enfermeiro esclarece aos demais membros do grupo recém-eleito que

  • A. o mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de dois anos, permitida uma reeleição.
  • B. a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes é vedada, desde o momento em que foi eleito até dois anos após o final do mandato.
  • C. a Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT é emitida em caso de acidente de trabalho, de ocorrência ou agravamento de doenças profissionais.
  • D. a Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT é emitida pela empresa até o quinto dia após o acidente e cabe à CIPA requisitar à empresa, as cópias das CAT emitidas para análise do nexo causal.
  • E. a Comunicação de Acidente de Trabalho − CAT poderá ser emitida pelo acidentado, ou solicitada pelos dependentes, diretamente na FUNDACENTRO, caso a empresa negue a emissão.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no que diz respeito à avaliação das áreas de risco ambiental.

( ) A negligência das normas de segurança e higiene, devido à falta de conhecimento e a baixa instrução da população, eleva o risco de dano ambiental.

( ) Áreas com risco de desmoronamento ou deslizamento de terra e áreas contaminadas por resíduos tóxicos devem ser levadas em consideração no momento da avaliação.

( ) Devem ser propostas medidas de gerenciamento, tanto preventivas quanto ações emergenciais em um eventual acidente, em prol de se diminuir o risco e minimizar as consequências adversas.

( ) Condições ergométricas não são consideradas na avaliação de risco do ambiente de trabalho.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – V
  • B. V – V – V – F
  • C. V – F – V – F
  • D. V – F – F – F
  • E. F – V – V – V

A aceleração no ritmo de trabalho é um fator de risco que pode acarretar no aumento de ocorrências indesejadas, dentre as quais, acidentes do trabalho. Neste sentido, considerando as Normas Regulamentadoras do MTE, a

  • A. NR-17 aponta que a organização do trabalho, que também leva em consideração a exigência de tempo e o ritmo do trabalho, deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
  • B. NR-7 exige que o ritmo e os tempos do processo de produção devem estar adequados às características pessoais e individuais dos trabalhadores, considerando o trabalho que está sendo executado.
  • C. NR-12 indica os parâmetros para determinação do ritmo de trabalho adequado às condições ambientais e à natureza da operação que está sendo realizada, evitando prejuízos à saúde e integridade física dos trabalhadores.
  • D. NR-15 indica atividade em condição de insalubridade em grau médio aquela realizada em ritmo acelerado, mediante apresentação de laudo emitido por profissional especializado da área da segurança e saúde do trabalho, onde conste a quantificação do ritmo de trabalho identificado.
  • E. NR-24 determina, como responsabilidade do empregador, definir o ritmo de trabalho adequado à natureza do trabalho, ao cronograma de execução e às condições de segurança do trabalhador, de modo que as ocorrências sejam reduzidas ou eliminadas.

O acompanhamento de operações relacionadas ao Sistema de Saneamento Ambiental exige, com grande frequência, a presença do profissional em ambientes onde existem agentes físicos, químicos e biológicos, que podem ser nocivos à saúde. Nestes casos faz-se necessário o uso de Equipamento de Proteção Individual para o exercício de suas atividades. Em Norma Regulamentadora específica, o Ministério do Trabalho e Emprego afirma que as empresas são obrigadas a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado aos riscos que se submeterão e em perfeito estado de funcionamento e conservação. Esta Norma refere-se a

  • A. NR-18.
  • B. NR-6.
  • C. NR-8.
  • D. NR-15.
  • E. NR-24.

Um canteiro de obras, exige atenção especial às condições de saneamento, considerando os trabalhadores que convivem no local. Essas condições são fundamentais, pois o abastecimento de água e o esgotamento sanitário devem ser constantemente inspecionados para a garantia de vida saudável aos trabalhadores, evitando doenças e acidentes do trabalho.

O MTE publicou uma NR que dispõe sobre as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, onde está previsto que o lavatório deverá

  • A. conter torneiras plásticas ou de metal, tipo comum, espaçadas 0,50 metros, quando for formado por calhas.
  • B. ser instalado na proporção de um lavatório para cada grupo de 25 trabalhadores.
  • C. conter material para limpeza e secagem das mãos, sendo permitido o uso de toalhas coletivas.
  • D. conter material para limpeza e secagem das mãos, sendo proibido o uso de toalhas coletivas.
  • E. conter torneiras na proporção de uma torneira para cada grupo de 25 trabalhadores.

A participação ativa e o envolvimento dos trabalhadores nas ações preventivas é fator fundamental para garantir a segurança em todos os segmentos das empresas. A Norma Regulamentadora nº 5 do MTE corrobora com esta afirmação porque define como uma das atribuições

  • A. da CIPA, a elaboração dos Mapas de Riscos, com a participação do maior número de trabalhadores.
  • B. do SESMT, a elaboração dos Mapas de Riscos, com a participação do maior número de trabalhadores.
  • C. do PCMAT, a elaboração dos Mapas de Riscos, com a participação do maior número de trabalhadores.
  • D. da Brigada de Incêndios, a execução do Plano de Abandono por meio de treinamento específico, com a participação do maior número de trabalhadores.
  • E. do PPRA, a elaboração do relatório deste programa, com a participação do maior número de trabalhadores.

O relatório anual do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional de uma indústria moveleira apresentou os dados abaixo relacionados.

Com base nos valores apresentados, verifica-se que a porcentagem de

  • A. ácido metil-hipúrico anormal é de 33,3%.
  • B. ácido hipúrico anormal é de 35%.
  • C. audiometrias anormais é de 70%.
  • D. alterações radiográficas é de 10%.
  • E. espirometrias anormais é de 12,5%.

A fim de verificar a conformidade das instalações nas áreas de vivência no canteiro de uma certa obra que tem 45 trabalhadores, constatou-se, dentre outros elementos, que o sanitário era composto por 3 lavatórios e 3 chuveiros. Conferindo esses dados com o mínimo estabelecido na Norma Regulamentadora no 18 do Ministério do Trabalho, verifica-se que a quantidade de lavatórios

  • A. está correta, assim como a quantidade de chuveiros.
  • B. está correta, mas deveria haver 4 chuveiros.
  • C. está correta, mas deveria haver 5 chuveiros.
  • D. deveria ser de 4 unidades, e a quantidade de chuveiros também deveria ser de 4 unidades.
  • E. deveria ser de 5 unidades, e a quantidade de chuveiros também deveria ser de 5 unidades.

São algumas tarefas do Serviço de Higiene e Segurança do Trabalho: I. Identificar e fazer o controle periódico dos riscos ocupacionais. II. Fixar objetivos de proteção do trabalhador e controlar resultados. III. Promover e adaptar os trabalhadores às diferentes tarefas e o trabalho às características anatômicas e fisiológicas do trabalhador. IV. Facilitar o uso de recursos identificando áreas em que podem ser mudados os recursos financeiros e de materiais. V. Facilitar a organização e a atribuição de trabalho. Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. I e V.

Nos termos da NR 5 do Ministério do Trabalho, nas empresas, deve ser constituída a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), cujas reuniões ordinárias devem ocorrer

  • A. mensalmente
  • B. bimestralmente
  • C. semestralmente
  • D. aos sábados
  • E. após o horário de expediente
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