Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

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Segundo a NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o prazo máximo para a realização do treinamento da CIPA em primeiro mandato é de:

  • A.

    30 dias a partir da data da posse.

  • B.

    30 dias a partir do final da apuração dos votos.

  • C.

    20 dias a partir da data da posse.

  • D.

    20 dias a partir do final da apuração dos votos.

  • E.

    20 dias a partir do registro na Delegacia Regional do Trabalho.

Segundo a NR 05 cabe ao empregador convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA no prazo mínimo de:

  • A.

    15 dias.

  • B.

    20 dias.

  • C.

    30 dias.

  • D.

    40 dias.

  • E.

    60 dias.

Na aplicação do Método de Árvore de Causas, na investigação de acidentes, a ordenação das variações identificadas é de fundamental importância para a elaboração do diagrama do acidente. A construção do Diagrama do Acidente possui em sua definição e objetivo, princípios decorrentes de sua utilização e forma.

Assinale a alternativa incorreta, com relação à definição e objetivo do diagrama.

  • A.

    O diagrama compõe quadro sinótico da dinâmica do acidente.

  • B.

    O diagrama corresponde à etapa de formalização fundamentada na aplicação de relações lógicas entre eventos antecedentes.

  • C.

    Através do diagrama é possível a reconstituição da rede de relações que explicam a passagem de uma variação para outra.

  • D.

    O diagrama prevê as possibilidades de ocorrência e suas causas.

  • E.

    O diagrama apresenta o encadeamento das variações dos componentes que determinaram o acidente.

As atitudes e iniciativas visando à prevenção de acidentes do trabalho consistem basicamente em pesquisar suas causas ou determinantes promovendo então sua eliminação. Dessa maneira, o estudo sistemático e análise dos dados relacionados aos acidentes constituem um dos fundamentos para a sua prevenção eficaz. A formulação do método de árvore de causas fezse necessária diante da complexidade crescente das situações de trabalho e visou atender a dois objetivos principais:

  • A.

    instrumentar a busca sistemática de dados e propiciar a determinação de fatores de risco comuns a diferentes situações de trabalho.

  • B.

    a perturbação causada pela existência de uma situação anômala e a investigação das alterações da rotina.

  • C.

    a busca de uma forma segura de entender as causas dos acidentes e as maneiras de prevenir novos acidentes com as referidas causas.

  • D.

    determinar as rotinas de trabalho e identificar as possíveis causas de acidentes.

  • E.

    buscar entender os acidentes ocorridos através do conhecimento dos eventos anteriores e as possíveis conseqüências que poderão advir desta relação.

A CIPA tem como objetivo:

  • A.

    prevenir acidentes, tanto os considerados do trabalho ou não, com a finalidade de preservar a vida dos obreiros.

  • B.

    cuidar da saúde dos trabalhadores e, para isso, deve propor a contratação de planos de saúde capazes de dar cobertura contra quaisquer doenças que possam atingir os empregados.

  • C.

    prevenir doenças decorrentes ou não do trabalho, de modo a preservar a saúde do trabalhador.

  • D.

    prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

  • E.

    realizar cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessárias para a melhoria da produtividade da empresa.

A principal causa da morte por eletrocussão de alta voltagem é:

  • A.

    espasmo muscular com asfixia resultante.

  • B.

    traumatismo do crânio em função da queda.

  • C.

    traumatismo do abdômen em função da queda.

  • D.

    aneurisma de aorta.

  • E.

    hemorragia interna.

A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estabelecida pela Norma Regulamentadora n° 5 e determina dois tipos de membros. Os representantes dos empregados e os representantes do empregador. Como são escolhidos os membros da CIPA que representam os empregados e qual o cargo máximo que exercem na comissão?

  • A.

    Escolhidos aleatoriamente em um tipo de sorteio e chegam a presidência da comissão.

  • B.

    Eleitos em eleição direta e secreta pelos empregados e chegam a vice-presidência da comissão.

  • C.

    Nomeados pelo empregador com estabilidade de emprego por um ano e não têm cargo fixo.

  • D.

    Escolhidos pelos membros da comissão que antecedeu a atual legislatura e podem chegar a presidência.

  • E.

    São indicados pelo sindicato dos trabalhadores e têm cargos definidos na primeira reunião.

Em relação ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    O PPRA visa à preservação da saúde dos trabalhadores através do controle dos riscos ambientais.

  • B.

    A CIPA tem com o objetivo a prevenção de doenças e acidentes decorrentes do trabalho.

  • C.

    A CIPA pode requerer a paralisação de um setor considerado de risco grave ao trabalhador

  • D.

    Cabe aos empregados indicar à CIPA as situações de risco e propor alternativas.

  • E.

    Na elaboração do PPRA, há preferência para medidas de proteção individual.

O direito do cidadão brasileiro a um ambiente de trabalho seguro e saudável é resguardado na Constituição da República, na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e ainda nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego que tratam de situações específicas relacionadas à saúde e segurança do trabalhador. Acerca dessas NRs, julgue os itens que se seguem.

Conforme a NR-5, qualquer instituição que contrate trabalhadores como empregados está obrigada a constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que deve ser composta por representantes do empregador, dos empregados e de pelo menos um profissional de saúde como, por exemplo, um auxiliar de enfermagem do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A investigação de um acidente, incidente ocupacional ou de um quase-acidente deve preocupar-se com a identificação dos fatores que conduziram ao mesmo (comumente mencionada como "árvore de falhas"). Para as ações em Investigação de Acidentes, deve-se considerar que:

  • A.

    os planos de ação corretivos devem ser baseados nos efeitos (conseqüências) do acidente ou incidente e nunca nas causas identificadas.

  • B.

    é relevante, tendo em vista o resguardo da Responsabilidade Civil e Criminal do empregador, atribuir preferencialmente ao acidentado as responsabilidades pela ocorrência do acidente.

  • C.

    as ações corretivas envolvem controles de engenharia, tais como: mudanças de processo, colocação de anteparos ou proteção nos equipamentos, ou aplicação de medidas punitivas severas em funcionários com alta incidência de comportamentos inseguros.

  • D.

    para a investigação do acidente ou incidente, devem ser formadas comissões com os profissionais especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, evitando-se incluir os níveis operacionais e de manutenção, pois tendem a suprimir informações necessárias.

  • E.

    os esforços investigatórios devem ser documentados, utilizando-se fotos ou declarações de testemunhas, e os resultados das investigações dos incidentes ou acidentes comunicados através de um relatório de abrangência a todos os funcionários ou contratados potencialmente afetados, treinando-os de forma a evidenciar o alerta.

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