Lista completa de Questões sobre NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Segundo a NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o prazo máximo para a realização do treinamento da CIPA em primeiro mandato é de:
30 dias a partir da data da posse.
30 dias a partir do final da apuração dos votos.
20 dias a partir da data da posse.
20 dias a partir do final da apuração dos votos.
20 dias a partir do registro na Delegacia Regional do Trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Segundo a NR 05 cabe ao empregador convocar eleições para escolha dos representantes dos empregados na CIPA no prazo mínimo de:
15 dias.
20 dias.
30 dias.
40 dias.
60 dias.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Na aplicação do Método de Árvore de Causas, na investigação de acidentes, a ordenação das variações identificadas é de fundamental importância para a elaboração do diagrama do acidente. A construção do Diagrama do Acidente possui em sua definição e objetivo, princípios decorrentes de sua utilização e forma.
Assinale a alternativa incorreta, com relação à definição e objetivo do diagrama.
O diagrama compõe quadro sinótico da dinâmica do acidente.
O diagrama corresponde à etapa de formalização fundamentada na aplicação de relações lógicas entre eventos antecedentes.
Através do diagrama é possível a reconstituição da rede de relações que explicam a passagem de uma variação para outra.
O diagrama prevê as possibilidades de ocorrência e suas causas.
O diagrama apresenta o encadeamento das variações dos componentes que determinaram o acidente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
As atitudes e iniciativas visando à prevenção de acidentes do trabalho consistem basicamente em pesquisar suas causas ou determinantes promovendo então sua eliminação. Dessa maneira, o estudo sistemático e análise dos dados relacionados aos acidentes constituem um dos fundamentos para a sua prevenção eficaz. A formulação do método de árvore de causas fezse necessária diante da complexidade crescente das situações de trabalho e visou atender a dois objetivos principais:
instrumentar a busca sistemática de dados e propiciar a determinação de fatores de risco comuns a diferentes situações de trabalho.
a perturbação causada pela existência de uma situação anômala e a investigação das alterações da rotina.
a busca de uma forma segura de entender as causas dos acidentes e as maneiras de prevenir novos acidentes com as referidas causas.
determinar as rotinas de trabalho e identificar as possíveis causas de acidentes.
buscar entender os acidentes ocorridos através do conhecimento dos eventos anteriores e as possíveis conseqüências que poderão advir desta relação.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A CIPA tem como objetivo:
prevenir acidentes, tanto os considerados do trabalho ou não, com a finalidade de preservar a vida dos obreiros.
cuidar da saúde dos trabalhadores e, para isso, deve propor a contratação de planos de saúde capazes de dar cobertura contra quaisquer doenças que possam atingir os empregados.
prevenir doenças decorrentes ou não do trabalho, de modo a preservar a saúde do trabalhador.
prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
realizar cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessárias para a melhoria da produtividade da empresa.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A principal causa da morte por eletrocussão de alta voltagem é:
espasmo muscular com asfixia resultante.
traumatismo do crânio em função da queda.
traumatismo do abdômen em função da queda.
aneurisma de aorta.
hemorragia interna.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estabelecida pela Norma Regulamentadora n° 5 e determina dois tipos de membros. Os representantes dos empregados e os representantes do empregador. Como são escolhidos os membros da CIPA que representam os empregados e qual o cargo máximo que exercem na comissão?
Escolhidos aleatoriamente em um tipo de sorteio e chegam a presidência da comissão.
Eleitos em eleição direta e secreta pelos empregados e chegam a vice-presidência da comissão.
Nomeados pelo empregador com estabilidade de emprego por um ano e não têm cargo fixo.
Escolhidos pelos membros da comissão que antecedeu a atual legislatura e podem chegar a presidência.
São indicados pelo sindicato dos trabalhadores e têm cargos definidos na primeira reunião.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), assinale a alternativa incorreta:
O PPRA visa à preservação da saúde dos trabalhadores através do controle dos riscos ambientais.
A CIPA tem com o objetivo a prevenção de doenças e acidentes decorrentes do trabalho.
A CIPA pode requerer a paralisação de um setor considerado de risco grave ao trabalhador
Cabe aos empregados indicar à CIPA as situações de risco e propor alternativas.
Na elaboração do PPRA, há preferência para medidas de proteção individual.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O direito do cidadão brasileiro a um ambiente de trabalho seguro e saudável é resguardado na Constituição da República, na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e ainda nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego que tratam de situações específicas relacionadas à saúde e segurança do trabalhador. Acerca dessas NRs, julgue os itens que se seguem.
Conforme a NR-5, qualquer instituição que contrate trabalhadores como empregados está obrigada a constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que deve ser composta por representantes do empregador, dos empregados e de pelo menos um profissional de saúde como, por exemplo, um auxiliar de enfermagem do trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A investigação de um acidente, incidente ocupacional ou de um quase-acidente deve preocupar-se com a identificação dos fatores que conduziram ao mesmo (comumente mencionada como "árvore de falhas"). Para as ações em Investigação de Acidentes, deve-se considerar que:
os planos de ação corretivos devem ser baseados nos efeitos (conseqüências) do acidente ou incidente e nunca nas causas identificadas.
é relevante, tendo em vista o resguardo da Responsabilidade Civil e Criminal do empregador, atribuir preferencialmente ao acidentado as responsabilidades pela ocorrência do acidente.
as ações corretivas envolvem controles de engenharia, tais como: mudanças de processo, colocação de anteparos ou proteção nos equipamentos, ou aplicação de medidas punitivas severas em funcionários com alta incidência de comportamentos inseguros.
para a investigação do acidente ou incidente, devem ser formadas comissões com os profissionais especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, evitando-se incluir os níveis operacionais e de manutenção, pois tendem a suprimir informações necessárias.
os esforços investigatórios devem ser documentados, utilizando-se fotos ou declarações de testemunhas, e os resultados das investigações dos incidentes ou acidentes comunicados através de um relatório de abrangência a todos os funcionários ou contratados potencialmente afetados, treinando-os de forma a evidenciar o alerta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...