Lista completa de Questões sobre NR 17 - Ergonomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Com relação à aplicação das normas constantes na NR 17, Ergonomia, deve-se levar em consideração que o(a)
trabalhador considerado jovem é aquele que possui idade superior a 18 anos e inferior a 24 anos.
peso máximo para as mulheres, no transporte manual de cargas, é de, no mínimo, 20% inferior ao que é transportado pelos homens.
número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 10.000 toques por hora trabalhada.
teclado deve ser, no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as suas tarefas.
organização do trabalho deve levar em consideração a idade do trabalhador e sua forma física.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Em relação à Ergonomia é INCORRETO afirmar que:
Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.
Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas correspondente àquele admitido para os homens, desde que a estrutura física destes seja compatível ao exercício da função.
Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança. Salvo concordância documentada do trabalhador.
Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente estão relacionados com:
Ergonomia.
Medicina do Trabalho.
Administração Cientifica do Trabalho.
Normas de Segurança do Trabalho.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, pode-se afirmar que:
A norma regulamentadora que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, é a NR17, Ergonomia.
A eliminação ou neutralização da insalubridade, tal como especificado na NR15, deverá ocorrer com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerâncias e com implantação do programa nacional de uso de EPI.
Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, utilizado individualmente pelo trabalhador, destinado a proteger este de riscos que possam ameaçar a sua segurança e a saúde no trabalho. Compete à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e trabalhadores usuários recomendar o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.
O engenheiro do trabalho deve elaborar e implementar somente o plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecidas na NR32.
Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais de mil empregados deverão contratar um engenheiro de segurança do trabalho em tempo integral.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O aspecto cognitivo incide na questão da segurança de uma pessoa, quando, por exemplo, características exigidas pela tarefa a ser executada não são de conhecimento da pessoa que a realizará, já que
os riscos de acidentes no ambiente de trabalho podem interferir na qualidade de vida das pessoas, através de campanhas e ações ocupacionais envolvendo o trabalhador e seus familiares.
ela não terá todas as informações dos perigos, riscos, procedimentos, controles a adotar para realizar a atividade de forma produtiva e segura para si e para os colegas.
trabalhar estes aspectos é melhorar o ambiente físico, social e organizacional, pois o objetivo é a satisfação pessoal e profissional do trabalhador e sua melhor saúde laboral.
está sendo avaliada a organização dinâmica de seus aspectos biológicos, físicos, psíquicos, sociais, mentais e de sua interação com o meio externo.
todas as pessoas são dotadas de características permanentes que as tornam menos suscetíveis a sofrerem acidentes de trabalho.
Segundo a NR 17 os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto, EXCETO:
Altura ajustável à estrutura do trabalhador e à natureza da função exercida.
Características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento.
Borda frontal arredondada.
Borda frontal inclinada com altura ajustável à idade do trabalhador.
Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Pedro, que trabalha numa empresa onde sua atividade exige sobrecarga muscular dinâmica dos membros superiores, precisou afastar-se por um período de 15 dias. Quanto à organização do trabalho de acordo com a NR-17,
as pausas previstas de 10 minutos para descanso a cada 50 minutos trabalhados podem ser deduzidas da sua jornada de trabalho.
a exigência de produção deverá ser a mesma dos níveis vigentes antes do afastamento, quando este for igual ou superior a 15 dias.
Pedro deve adequar-se às características do processo de trabalho, já que ergonomia é adaptação do homem ao trabalho.
o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 9.000 por hora trabalhada.
devem ser incluídas pausas para descanso.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Os mobiliários devem evitar que os trabalhadores se exponham a fatores de risco que possam afetar sua saúde ou que causem acidentes. Segundo a NR-17, os assentos utilizados nos postos de trabalho
devem ter altura fixa.
devem ter borda frontal arredondada.
devem ser revestidos de plástico.
não necessitam ter encosto ajustável para a proteção lombar.
não necessitam ser adequados às medidas antropométricas do usuário.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em conformidade com a NR17-Ergonomia, cujo Anexo II estabelece parâmetros para a execução das atividades de teleatendimento/telemarketing, é correto afirmar:
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A ergonomia aplicada ao trabalho é utilizada para encontrar soluções que proporcionam conforto e segurança para indivíduos que exercem suas atividades em diversas áreas produtivas. Assim, é correto afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...