Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
De acordo com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), são considerados obrigação do empregado, EXCETO:
Usá-los apenas para a finalidade que se destina.
Comunicar qualquer alteração que os torne impróprios para o uso.
Responsabilizar-se por sua guarda e conservação.
Treinar sobre seu uso adequado.
Usá-los somente se estiver correndo risco de vida.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Com relação à Análise Preliminar de Risco, analise.
I. Trata-se de uma técnica de análise prévia de riscos.
II. Análise Preliminar de Risco é uma visão do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda propicia condição para evitá-los ou conviver com eles em segurança.
III. Por se tratar de uma técnica aplicável a todas as atividades, a técnica de Análise Preliminar de Risco é o fato de promover e estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade solidária.
São corretas apenas as afirmativas
I, II
I, III
II, III
II
I, II, III
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
O item 9.3.1.1 da NR 09 estabelece que a elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser realizados:
Pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR 09.
Pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT ou pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR 09.
Somente pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho SESMT.
Somente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Constitui risco grave e iminente a falta dos seguintes itens, EXCETO:
Válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou superior a PMTA.
Instrumento que indique a pressão do vapor acumulado.
Injetor ou outro meio de alimentação de água, independente do sistema principal, em caldeiras de combustível sólido.
Sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis.
Sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Trabalhos sob ar comprimido são os efetuados em ambientes onde o trabalhador é obrigado a suportar pressões maiores que a atmosférica e onde se exige cuidadosa descompressão. Assinale a alternativa que define corretamente o termo campânula:
É o espaço ou compartimento sob ar comprimido, no interior do qual o trabalho está sendo realizado.
É uma câmara que, independentemente da câmara de trabalho, é usada para tratamento de indivíduos que adquirem doença descompressiva ou embolia e é diretamente supervisionada por médico qualificado.
É uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do tubulão e vice-versa.
É uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do túnel e vice-versa.
É uma estrutura vertical que se estende abaixo da superfície da água ou solo, através da qual os trabalhadores devem descer, entrando pela campânula, para uma pressão maior que atmosférica. A atmosfera pressurizada opõese à pressão da água e permite que os homens trabalhem em seu interior.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 15 - Atividades e Operações Insalubres - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Analise as afirmativas:
I. Entende-se por Limite de Tolerância, a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.
II. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 120 dB (Linear), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 110 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (Fast), oferecerão riscos grave e iminente.
III. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação B e circuito de resposta lenta (Slow). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.
IV. Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II
II, III
III, IV
I, IV
I, III
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Geral - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
De acordo com o mapa de risco de algumas empresas, são considerados com risco físico, EXCETO:
Ruídos, vibrações.
Temperaturas extremas: calor e frio.
Radiações ionizantes e não ionizantes.
Poeiras, fumos, gases.
Pressões anormais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
São considerações do Nexo Técnico Epidemiológico NTEP, EXCETO:
A inexistência de nexo técnico epidemiológico elide o nexo causal entre o trabalho e o agravo, cabendo à perícia médica a caracterização técnica do acidente do trabalho fundamentadamente, sendo obrigatório o registro e a análise do relatório do médico assistente, além dos exames complementares que eventualmente o acompanhem.
A adoção de parâmetros epidemiológicos como um dos critérios para o estabelecimento do nexo de causalidade entre o agravo à saúde do segurado e o trabalho por ele exercido.
A notificação dos agravos à saúde do trabalhador, por parte das empregadoras, vem se mostrando um instrumento ineficaz no registro das doenças do trabalho.
A subnotificação dos agravos à saúde do trabalhador compromete o estabelecimento de políticas públicas de controle de riscos laborais.
A necessidade de estabelecer critérios e uniformizar procedimentos na aplicação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário NTEP, na concessão dos benefícios por incapacidade.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Com relação aos Certificados de Aprovação, é correto afirmar que
todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.
o fabricante nacional ou, o importador deverá solicitar a renovação do CA quando vencido o prazo de validade estipulado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalho.
o equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
o fabricante nacional ou o importador deverá fornecer as informações referentes aos processos de limpeza e higienização de seus EPI, indicando quando for o caso, o número de higienizações acima do qual é necessário proceder à revisão ou à substituição do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as características de proteção original.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:
I. Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.
II. Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas.
III. Para atender a situações de emergência.
Nos termos da NR 6, devem ser consideradas apenas a(s) alternativa(s):
I, II
I, III
II, III
I
I, II, III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...