Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
As Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. A Norma Regulamentadora n.º 6 estabelece
a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, cujo objetivo é promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
os requisitos técnicos mínimos que devam ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham.
que Equipamento de Proteção Individual EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA.
que todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 35 - Trabalho em Altura - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Nos trabalhados exercidos em altura, a NR-35 institui que
considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 3,00 m (três metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
é de responsabilidade dos trabalhadores zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho.
considera-se trabalhador capacitado aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de quatro horas.
cabe ao trabalhador assegurar que qualquer trabalho em altura só se inicie depois de adotadas as medidas de proteção definidas por esta norma.
os serviços executados em altura podem ser executados individualmente, sem supervisão, desde que atendam a todos os procedimentos específicos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Conforme definições constantes na NR-20, que trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, é correto afirmar que
líquido combustível é todo aquele que possui ponto de fulgor igual ou inferior a 60 °C.
líquido inflamável é todo aquele que possui ponto de fulgor superior a 60 °C e igual ou inferior a 93 °C.
líquido inflamável é todo aquele que possui ponto de fulgor inferior a 70 °C.
líquido combustível é todo aquele que possui ponto de fulgor igual ou superior a 70 °C e inferior a 93,3 °C.
líquido inflamável é todo aquele que possui ponto de fulgor igual ou inferior a 60 °C.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A respeito dos equipamentos de proteção individual, é correto afirmar que
a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e com certificado de garantia emitido pelo INMETRO.
EPI é todo equipamento de uso pessoal, que tem por finalidade proteger o trabalhador de lesões e prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho.
é dever do trabalhador responsabilizar-se pela guarda e conservação, efetuando a higienização diária e manutenção periódica necessária.
no caso de comercialização de EPI restaurado, o fornecedor deve informar o número de manutenções permitidas até a substituição total do equipamento.
cabe ao empregador orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação e substituir quando danificado ou extraviado.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A respeito das medidas de proteção coletiva citadas na Norma Regulamentadora 10 (NR 10), assinale a alternativa correta.
A tensão de segurança que deve ser empregada na impossibilidade de desenergização da instalação é o aterramento dos pontos energizados, para garantir que seu potencial de toque seja zero.
A tensão de segurança que deve ser empregada na impossibilidade de desenergização da instalação é o aterramento dos pontos energizados, para garantir que seu potencial de toque seja máximo.
Na impossibilidade de desenergização ou estabelecimento de tensão de segurança, a instalação não poderá sofrer manutenção ou qualquer outro serviço.
Na impossibilidade de desenergização ou estabelecimento de tensão de segurança, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação e bloqueio do religamento automático.
As medidas de proteção coletiva devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, mediante procedimentos, após o término das atividades a serem desenvolvidas, para verificação se não houve nenhum dano à segurança ou à saúde dos trabalhadores envolvidos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A NR-10, que regulamenta sobre instalações e serviços em eletricidade, estabelece que
os requisitos e as condições mínimas para segurança dos trabalhos que envolvam instalações elétricas se aplicam para tensões a partir de 110 volt em corrente alternada até alta-tensão de 242 000 volt.
as intervenções em instalações elétricas com média tensão de 1 000 volt até 36 200 volt corrente alternada somente podem ser realizadas por eletricista experiente, mediante ordem de serviço específica para data e local, assinada por superior responsável pela área.
em situação de emergência, os trabalhadores autorizados devem estar aptos a executar o resgate e prestar primeiros- socorros a acidentados, especialmente por meio de reanimação cardiorrespiratória.
as baterias fixas de acumuladores devem ser instaladas em locais isolados do restante das instalações, e que possuam meios que permitam a exaustão dos gases, e o piso deve ser de material resistente a ácidos.
os EPI destinados a trabalhos ou manobras em instalações elétricas sob tensão devem possuir marcação gravada no produto que indique a classe de proteção e a tensão máxima de utilização, o número de série e a data de fabricação.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Nos serviços de instalações elétricas de um canteiro de obras, feiras, exposições ou outras instalações temporárias, as boas práticas de segurança recomendam que
os fusíveis das chaves elétricas podem ser substituídos por outros fusíveis de capacidade superior, desde que provisoriamente.
os quadros gerais de distribuição não podem ser mantidos trancados, e a identificação de seus circuitos deve estar legível.
ao religar chaves blindadas no quadro geral de distribuição, todos os equipamentos devem estar conectados e ligados à rede.
as chaves elétricas do tipo faca devem fechar para cima e de tal forma que os porta-fusíveis não fiquem energizados quando as chaves estiverem abertas.
as chaves elétricas do tipo faca blindadas são recomendadas para ligar diretamente equipamentos, tais como máquinas de solda e bombas.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Normas BS (British Standard - Norma Inglesa) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A respeito da Auditoria de Segurança do Trabalho, é correto afirmar que
de acordo com a norma BS OHSAS 18001: 2007, os programas de auditoria da organização devem ser planejados, estabelecidos, implantados e mantidos pela organização, baseados nos resultados das avaliações de riscos das atividades da organização, e nos resultados de auditorias anteriores.
conforme prescrito nas Normas Regulamentadoras 4 e 5 da Portaria n.º 3.214/78, a auditoria interna em segurança e saúde no trabalho constitui atividade conjunta do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
a exemplo do preceituado nas normas de gestão ambiental, a seleção dos auditores e a condução das auditorias devem assegurar a objetividade e imparcialidade do processo, de forma que não é aceitável que elas sejam executadas por pessoal interno à organização.
a verificação do cumprimento dos requisitos a serem atendidos no processo de certificação pode ser executada por auditores profissionais, externos à organização, mas a auditoria promovida para avaliar o cumprimento das normas regulamentadoras deve ser coordenada diretamente pela alta administração.
os trabalhadores, sejam próprios ou de empresas contratadas, devem ser previamente alertados sobre a realização de auditoria das condições e métodos de trabalho, de maneira que preservem, no desenrolar de suas atividades, postura compatível com a documentação fornecida aos auditores.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Os preceitos da NR-17, que trata de Ergonomia, visam estabelecer
parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
que, para adequar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar o laudo ergonômico do trabalho.
que as empresas são obrigadas a realizar análise ergonômica do trabalho de todas as tarefas executadas por seus empregados.
que condições de trabalho incluem apenas os aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais e ao mobiliário.
elementos que permitam a adaptação das características psicofisiológicas dos trabalhadores às condições de trabalho, a fim de prevenir acidentes e doenças.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A respeito da iluminação no local de trabalho, a NR-17 estabelece que
a iluminância em qualquer ponto do campo de trabalho não deve ser inferior a 70% da média das medições.
as medições dos níveis de iluminamento devem ser feitas no campo de trabalho ou a 0,75 m do piso.
os níveis máximos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR-5413.
para as medições, utiliza-se luxímetro com fotocélula de bolha antirreflexo, equivalente à acuidade visual do olho humano.
o sensor do equipamento deve ser calibrado em campo, comparando com uma fonte conhecida, antes de iniciar as medições.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...