Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em sua gênese, o Serviço Social brasileiro teve como pilares:

  • A. A criação das instituições socioassistenciais e a das primeiras escolas de Serviço Social.
  • B. O surgimento da Questão Social e a articulação entre Estado e Igreja Católica.
  • C. A articulação entre Estado e Igreja católica e a criação das primeiras escolas de Serviço Social.
  • D. O surgimento da Questão Social e a expansão das instituições assistenciais e filantrópicas.

A materialização da dimensão técnico-operativa do Serviço Social, se expressa no cotidiano dos/as Assistentes Sociais, nas instituições onde atuam, através de ações profissionais, procedimentos, instrumentos e técnicas, que podem ser assim categorizados.

  • A. De caráter individual; de caráter comunitário, de caráter administrativo/organizacional; e de caráter investigativo.
  • B. De caráter individual, de caráter coletivo; de caráter administrativo/organizacional; e de formação profissional, de capacitação e de pesquisa.
  • C. De caráter individual; de caráter comunitário; de caráter administrativo e de formação profissional.
  • D. De caráter individual; de caráter grupal; de caráter comunitário, e de caráter administrativo / organizacional.
  • E. De caráter individual; de caráter grupal; de caráter organizacional; e de formação, de capacitação e de pesquisa.

Para a escolha adequada de indicadores sociais a serem utilizados na formulação e na avaliação de políticas, de programas e de projetos, torna-se desejável observar a aderência deles a diferentes propriedades. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que

  • A. a factibilidade do indicador é uma propriedade associada às possibilidades de ele ser obtido a custos acessíveis aos responsáveis por sua coleta e cálculo.
  • B. um indicador com aderência à propriedade de comunicabilidade é aquele facilmente compreendido por parte da população, pela imprensa e por agentes públicos.
  • C. um indicador deve, sempre que possível, dispor de boa cobertura territorial e populacional, para que seus resultados sejam representativos da realidade em análise.
  • D. a confiabilidade do indicador corresponde ao grau de proximidade entre o conceito e a medida, isto é, se o indicador é capaz de refletir o fenômeno que ele operacionaliza.
  • E. a especificidade de um indicador é uma propriedade relacionada à sua capacidade de refletir mudanças estritamente associadas a alterações relacionadas à dimensão social de interesse.

A avaliação de programas e de projetos consiste na análise da eficácia, da eficiência e da efetividade de políticas, programas e projetos sociais, por meio de procedimentos técnicos e formais de registro, de investigação e de valoração de informações coletadas sobre tais políticas, programas e projetos. Um dos principais objetivos das avaliações de eficácia, de eficiência e de efetividade de programas e projetos sociais é

  • A. investigar se houve pagamento de propina no âmbito de um programa.
  • B. fiscalizar a folha de ponto dos servidores públicos que trabalham nos programas.
  • C. decidir sobre a necessidade de revisão da estratégia do programa e sobre a sua continuidade.
  • D. levantar insumos para a revisão da missão, da visão e dos valores institucionais do órgão executor do programa.
  • E. identificar os erros da equipe do programa para decidir se devem sofrer alguma sanção administrativa por má conduta.

A dimensão ética do planejamento decorre do fato de este favorecer o desenvolvimento de uma tecnologia que se, por um lado, possibilita soluções científicas para os problemas de uma sociedade em permanente mudança, por outro lado, viabiliza a centralização do poder e o aumento de sua eficácia controladora. Considera-se função essencial do planejamento, como instrumento técnico,

  • A. aumentar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de adoção de decisões, oferecendo dados básicos da situação e necessidades, elementos do juízo para apreciar as situações e os dados para aferição das tendências e projeções futuras.
  • B. empreender um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.
  • C. estabelecer as prioridades da intervenção, identificando e ordenando os projetos, definindo o âmbito institucional e alocando os recursos a serem utilizados.
  • D. procurar objetivos comuns, ordenando os objetivos gerais e desagregando-os em objetivos específicos que constituirão, por sua vez, os objetivos gerais dos programas.
  • E. dispor as ações programáticas em uma sequência temporal de acordo com a racionalidade técnica destas e as prioridades de atendimento.

No que se refere à elaboração de projetos de avaliação de políticas públicas, estudos apoiam-se em um conjunto de decisões, conscientes ou não, tomadas pelo avaliador no início e ao longo do seu trabalho. E o conjunto dessas opções e preferências definirá os objetivos, a natureza e o tipo de avaliação. Constitui-se objetivo da avaliação

  • A. ex ante e ex post.
  • B. diagnóstico e impacto.
  • C. conhecimento e verificação.
  • D. produto e qualidade.
  • E. gerência e decisão.

As fases do planejamento social, enquanto processo racional, são sequencialmente

  • A. reflexão, ação, discussão, revisão.
  • B. avaliação, discussão, decisão, diagnóstico.
  • C. reflexão, decisão, ação, revisão.
  • D. contextualização, intervenção, práxis, decisão.
  • E. debate, discussão, revisão, ação.

Ao se discutir sobre as questões instrumentais no Serviço Social, invariavelmente os debates são vinculados à prática cotidiana sobre a qual se dá a intervenção nas esferas coletivas da vida social. Sendo o cotidiano uma mediação elementar entre o particular e o universal, suas características são

  • A. homogeneidade, admissibilidade, mediaticidade, imprevisibilidade.
  • B. intensidade, particularidade, unicidade, empiricidade.
  • C. heterogeneidade, espontaneidade, imediaticidade, superficialidade extensiva.
  • D. generalidade, superficialidade, imprevisibilidade, pluralidade.

O Brasil, como país capitalista de desenvolvimento monopolista avançado, tem uma estrutura de classe capitalista e um Estado Burguês moderno e eficiente frente aos interesses do capital e está plenamente inserido na ordem capitalista mundial como um de seus polos estratégicos. O Estado tem então o papel fundamental de

  • A. administrar as mazelas que resultam da exploração e da opressão dos trabalhadores.
  • B. incrementar os direitos humanos e sociais de todos os cidadãos.
  • C. implantar a expansão universalizada da democracia.
  • D. intermediar os interesses de classes na posse do fundo público.
  • E. promover e implementar as revoluções passivas.

No mundo capitalista, as desigualdades são um desafio permanente, pela sua própria essencialidade. Nesse sentido, dá-se o processo de constituição das políticas sociais, mediadas pelo Estado e pela ação das classes sociais organizadas, as quais são determinadas pelas relações de

  • A. expoliação/alienação e hegemonia/submissão.
  • B. o empenho da despesa poderá exceder o limite dos créditos concedidos conforme percentual autorizado na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
  • C. apropriação/distribuição e dominação/subalternização.
  • D. riqueza/pobreza e subjugação/subalternização.
  • E. justiça/equidade e dominação/subalternização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...